Nesta quinta-feira, dia 19, o professor do Departamento de Química da UFSM, Érico Flores, recebeu a Medalha da 56ª Legislatura, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A medalha é uma honraria que celebra indivíduos que contribuem de maneira significativa para o desenvolvimento social no estado. Estiveram presentes na solenidade docentes de diversos centros da Universidade, o reitor da UFSM, Luciano Schuch, e o deputado estadual, Valdeci Oliveira, que propôs o reconhecimento ao professor Érico.
A medalha é uma homenagem da Assembleia Legislativa ao trabalho desempenhado por Érico Flores, considerado um dos pesquisadores mais influentes da área. Para o professor, trata-se do reconhecimento de um longo percurso de produção científica: “receber essa medalha, como líder de um grupo de pesquisa, torna essa homenagem coletiva. É dos alunos, colegas, servidores, e todos que nos ajudam a fortalecer os princípios da boa ciência, desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação”. O professor também enfatiza o papel da internacionalização no reconhecimento de suas ações: “o nosso grupo de pesquisa é um dos mais internacionalizados na área, com parcerias com pesquisadores de todos os continentes. São contatos que nos permitiram grande visibilidade”, conta. Érico é coordenador do Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) e do Centro de Estudos em Petróleo (Cepetro).
Para o deputado Valdeci Oliveira, a medalha é uma oportunidade da comunidade valorizar a produção do professor Érico, e também homenagear a UFSM: “a medalha é para o Érico, mas também para a Universidade, nos seus 64 anos de história e de luta, de valorização da pesquisa e da ciência”. O reitor da UFSM, Luciano Schuch, destacou: “A medalha é um grande reconhecimento do papel do professor Érico para a sociedade, e também do papel da Universidade na formação de grandes pesquisadores”.
Érico Flores foi o primeiro pesquisador brasileiro a assumir o cargo de vice-presidente da Analytical Chemistry Division (ACD) da União Internacional de Química Pura e Aplicada, em 2018. Foi membro de comitês de assessoramento de órgãos de fomento como CNPq e CAPES e Diretor Técnico -Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Atualmente, é membro titular do Conselho Superior da FAPERGS e do Conselho Consultivo da SBQ, também é Fellow da Royal Society of Chemistry/UK e de outras instituições internacionais, além de editor e membro de conselhos editoriais de importantes periódicos no exterior, como a Ultrasonics Sonochemistry (Elsevier, fator de impacto 8,4). Ao longo da carreira, recebeu diversos prêmios, medalhas e distinções, com destaque especial para os diretamente relacionados com a área de espectrometria atômica.
Texto e fotos: Milene Eichelberger, estudante de jornalismo e voluntária da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista
Original: https://ufsm.br/r-1-67992