Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

3º Arraial do CCNE é celebrado pela comunidade universitária

Na tarde de terça-feira (25), aqueles que passavam pelo prédio 17 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foram recebidos por bandeirinhas coloridas e um clima de festa que deixou todo mundo animado! Ao som de “Pula Fogueira”, os acadêmicos, coordenadores e docentes do Centro de Ciências Naturais e Exatas se reuniram para comemorar o tão esperado “Arraial do CCNE”.  terceira edição desta festa junina começou às 14h30 e só terminou somente quando o sol se despediu, às 18h.

A venda de lanches ficou encarregada aos estudantes, formandos, PETs e DAs dos seus respectivos cursos do CCNE. Fonte: Arquivo do CCNE, 2024.

Organizado pela Subdivisão de Comunicação do CCNE, foram enviados convites a formandos e formandas dos cursos do CCNE, Programas de Educação Tutorial (PETs) e Diretórios Acadêmicos (D.A.s), que se uniram com o intuito de arrecadar fundos para eventos acadêmicos e sociais, como suas formaturas. Neste ano, o espaço de do evento foi ampliado para abrigar os dez grupos que participaram do Arraial do CCNE, sendo eles: Formandos da Geografia e Biologia; D.A.s da Biologia, Estatística, Meteorologia, e Química; e PETs da Biologia, Física e Matemática e Projeto Zelo.

Assim, o Arraial contou com barraquinhas  cheias de delícias, como bolos de milho, de tapioca, paçocas, docinhos,pipoca, cachorro-quente, quentão, além dos participantes se divertirem com as brincadeiras da pescaria e o famoso – e muito engraçado – correio elegante. Um dos momentos mais inusitados foi a presença especial do Homem-Aranha junino, trazido pelos formandos do curso de Geografia, que foi o primeiro a receber uma mensagem no correio elegante.

Homem-Aranha junino, o formando Bruno Sioqueta, com seus colegas, igualmente formandos do curso de Geografia da UFSM. Fonte: Arquivo do CCNE, 2024.

A organização do Arraial do CCNE faz questão de convidar todos os centros e colégios da UFSM, sendo aberto a toda a comunidade. A estudante Maria Fernanda, acadêmica de Jornalismo da UFSM, esteve presente na festa e comenta: “entrei em 2022 na universidade e, desde que me lembro, essa festinha sempre acontece aqui no mesmo lugar. Hoje eu vim à universidade para resolver algumas coisas, mas acabei ouvindo a música e pensei: ‘Vou pelo menos tomar um quentão’. É sempre divertido, e as pessoas são muito gentis. Até tirei foto com o Homem-Aranha (risos). Foi muito bom!”

Coordenadora do Projeto Zelo da UFSM, Fabiana Stecca, organizadora do evento, Natália Huber e bolsista do projeto Zelo no 3º Arraial do CCNE.

O evento também realizou uma ação solidária através do Projeto Zelo, que tem o propósito de conscientizar a comunidade acadêmica e local sobre a importância de cuidar dos animais domésticos, garantindo-lhes os cuidados necessários e realizando a divulgação para que consigam um lar. O projeto atua na educação para o bem-estar animal, além de ajudar os animais que já vivem no campus da UFSM com alimentação e tratamentos médicos. Por ser uma iniciativa institucional da Pró-Reitoria de Extensão que recebe recursos insuficientes para a manutenção de todos os animais abandonados na universidade, o Projeto Zelo enfrenta limitações financeiras e de pessoal, mas continua a fazer a diferença na vida dos animais abandonados, através de doações, vendas e voluntariado. Para o 3º Arraial do CCNE, as representantes trouxeram o  brechó do Zelo com roupas de inverno humanas e caninas, mantas, buttons, adesivos, ímãs e fotos de alguns animais que estão para adoção. O projeto arrecadou duzentos reais durante o evento e todo este dinheiro será destinado aos cuidados dos animais que o projeto  ampara. O brechó do Zelo aceita doações de roupas, durante todo o ano, na portaria do colégio Politécnico e, para marcar uma visita, pode-se entrar em contato por mensagem pelo instagram do Projeto Zelo. O projeto, igualmente, necessita constantemente de doações de ração, medicamentos e recursos financeiros que podem ser doados através da chave Pix “fabiana@ufsm.br”.

——

Nem o frio de 14°C com ventos que traziam a sensação de 11ºC foram capazes de esfriar a animação do 3º Arraial do CCNE. Por todos os cantos, estudantes e visitantes aproveitavam a festa com copos de quentão (sem álcool) e cachorros-quentes nas mãos, trazendo calor e alegria à comunidade universitária que por ali passava.

As fotos do evento estão disponíveis clicando aqui.

Texto: Maria Eduarda Silva da Silva, acadêmica de jornalismo e bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE da UFSM e Natália Huber da Silva, Chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE.