Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Segunda edição do Arraial do CCNE confirma sucesso do evento

Na última terça-feira (27), ocorreu a segunda edição do “Arraial do CCNE”. A festividade junina, que aconteceu no estacionamento do prédio 17, recebeu um grande público. A organização do evento estima que passaram pelo Arraial pessoas da comunidade de todos os centros de ensino durante as quatro horas de comemoração.

Foto: Comunicação CCNE

Assim como no ano passado, as barraquinhas de comida, bebida e brincadeiras típicas, foram a sensação entre os visitantes. Neste ano, houve um maior preparo para o evento, devido à experiência adquirida com a primeira edição. Porém, alguns itens vendidos fizeram tanto sucesso, que precisaram ser repostos, como conta a acadêmica de biologia do 8º semestre e representante da barraca do Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Biológicas (PETBIO), Rafaela: “está superando muito as expectativas. Já vendemos todos os cachorros quentes e estamos tendo que fazer mais. Está sendo muito bom”.

Rafaela também conta que, quando o grupo recebeu o convite do CCNE para expor no Arraial, não pôde deixar de aproveitar a oportunidade de participar novamente: “é sempre muito divertido participar e levar o nome do PET para esse tipo de evento. É uma boa maneira de divulgar que estamos aqui, fazendo nosso trabalho, além de ser muito divertido para os alunos também”, completa ela.

Além de promover a integração entre estudantes e servidores, um dos principais objetivos do Arraial também é oportunizar a arrecadação de fundos para fins acadêmicos, desde formaturas até recursos para os grupos investirem em eventos dos cursos. A acadêmica do primeiro semestre e integrante do Diretório Acadêmico da Física (DAF), Stefani, fala sobre a motivação do grupo em expor: “nós nos inspiramos pelo diretório ter feito parte no ano passado e também vimos uma oportunidade de arrecadar dinheiro para podermos investir em eventos e atividades que o curso proporciona”.

A estudante do 3º semestre de geografia licenciatura e integrante do Diretório Acadêmico da Geografia (DAGEO), Vitória, também destaca a importância da realização do evento para colaborar com os projetos dos grupos: “acho que é uma oportunidade legal para arrecadarmos fundos para as atividades do DAGEO, além de um momento bem importante para nos integrarmos nas atividades do CCNE, para estarmos com os outros cursos e nos divertirmos também”. Outro ponto ressaltado por ela é a visibilidade que o evento traz, principalmente, para a geografia: “é um evento que ocorre aqui no espaço do nosso prédio, para nós é muito legal as pessoas conhecerem a geografia e verem a nossa estrutura”, afirma.

Como toda festividade, a diversão é essencial para demonstrar o êxito do evento, e ela já se tornou característica do “Arraial do CCNE”. As amigas Ana Cleide, Ana Lia e Ana Cláudia, estudantes do 5º semestre de produção editorial da UFSM, contam que estavam esperando o anúncio da segunda edição da festa, depois de comparecerem em 2022. Para elas, a comemoração é um escape das preocupações acadêmicas: “estamos na reta final do semestre, então é bom para dar uma relaxada, espairecer um pouco, é bem legal”, declara Ana Cláudia. Elas ainda reforçaram que pretendem estar presentes nas próximas edições da comemoração.

Os expositores do evento também aproveitam a oportunidade de confraternizar e se distrair das atividades acadêmicas. O aluno do último semestre e membro do Diretório Acadêmico da Meteorologia (DAMET), Gabriel, ressalta a importância do contato com outros cursos, já que, muitas vezes, os estudantes acabam se sentindo isolados em sua própria especialização. “Acho que integra bastante os cursos. Esses eventos são muito bons para os estudantes não ficarem muito focados. Já ficamos muito ocupados com o próprio curso e isso acaba sendo um escape e um alívio, além de ajudar com a parte financeira”, destaca Gabriel.

A iniciativa é realizada pelo Subdivisão de Comunicação do CCNE, em parceria com o Setor de Apoio Pedagógico, representantes de PETs, Diretórios Acadêmicos e formandos dos cursos de matemática, física, geografia, biologia, química industrial, meteorologia e processos químicos, além da Central de Tutoria. Segundo Thaiani Cardoso, integrante da equipe de comunicação do CCNE, o envolvimento dos grupos é primordial para que o evento aconteça: “nós da comunicação estamos na organização, mas quem faz a festa é os alunos, os PETs, os DAs, principalmente os formandos, que precisam desses recursos”.

Natália Huber, chefe da Subdivisão de Comunicação, destaca a importância da relação destes grupos com os servidores que trabalham para a realização da festa: “durante a organização, os PETs e DAs acabam se aproximando dos servidores envolvidos e conseguimos estabelecer um contato maior, o que nos une mais”. De acordo com Natália, é essa integração entre servidores e estudantes, não só do CCNE, mas de toda a UFSM, que faz com que os planos sejam que o “Arraial do CCNE” tenha continuidade nos próximos anos.

Para ver mais fotos e vídeos do evento, clique neste link.

Texto: Júlia Weber, acadêmica de jornalismo e bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

Edição: Natália Huber da Silva, chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE.