UFSM e URI Santo Ângelo desenvolvem Projeto de Extensão na área de Estatística
Publicado em
Desde 2003, a UFSM e URI de Santo Ângelo, desenvolvem projeto de extensão, cujo objetivo, é popularizar o conceito de Estatística e suas aplicações. As atividades acontecem com alunos do Curso Técnico em Informática da Escola da URI e de graduação da universidade, nos quais a professora Gilvete Lírio ministra a disciplina de Estatística.
Durante o projeto, a parte contextual é trabalhada em sala de aula, onde é delineada a pesquisa de campo, o local da aplicação da mesma, bem como a escolha do assunto e a elaboração de um questionário estruturado, o qual será aplicado em uma comunidade da escolha do aluno, sendo realizada extraclasse.
Após os conceitos básicos, os alunos participam de uma palestra ministrada pelo professor do Departamento de Estatística, Adriano Mendonça Souza, cujos temas abordados são: Usos e aplicações da estatística; As principais utilizações e interpretações dos gráficos e medidas descritivas; Formas de dimensionar uma amostra; Como fazer uma coleta de dados de forma que ela seja representativa; Meios e formas de elaborar um relatório estatístico; Formas de realizar uma apresentação estatística; Ética da pesquisa estatística.
Para a análise dos resultados e da estatística descritiva dos dados, os alunos utilizam softwares em estatística para construção de planilhas eletrônicas e de gráficos Os resultados obtidos junto à comunidade da região Noroeste do estado, são retornados para as Instituições de Ensino e para o local no qual foi realizada a pesquisa, sendo esta a contribuição das universidades para a população envolvida.
O projeto, é registrado no GAP da UFSM sob o número 039522, sendo que nesse ano o projeto é intitulado “Atividades de extensão para o aprimoramento do conhecimento: uma visão da realidade”.
O mesmo conta com recursos financeiros do FIEX/CCNE/UFSM e é apoiado pela professora Gilvete Lírio na URI Santo Ângelo, como coordenadora local, e pelo professor Adriano Mendonça, como coordenador da UFSM, tendo como bolsista responsável pelo projeto na UFSM, a acadêmica Bianca Reichert. No decorrer do período, o projeto é apresentado, a cada ano, na Jornada Acadêmica Integrada da Universidade Federal de Santa Maria, que neste ano ocorreu no período de 19 a 23 de outubro.
Nas fotos, grupo de estudantes que participam do projeto e apresentação de pôster na Jornada Acadêmica Integrada, em Santa Maria.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.