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Curso de Física – Bacharelado da UFSM recebe nota máxima na avaliação do MEC

A avaliação serve como indicativo de excelência no ensino superior.



O Curso de Física – Bacharelado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) recebeu conceito máximo (nota 5) na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A visita da comissão avaliadora ocorreu entre os dias 19 e 21 de março, e envolveu uma análise criteriosa conduzida por professores designados pelo INEP.

A avaliação tem como objetivo verificar a qualidade dos cursos de graduação em instituições de ensino superior do país. O conceito obtido serve como um importante indicativo de excelência.

O processo avaliativo é dividido em três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura. Ao todo, 57 indicadores compõem a avaliação do MEC, abrangendo itens como: objetivos do curso e perfil do egresso; estrutura e conteúdos curriculares; metodologia; atividades complementares; apoio ao discente; corpo docente e sua experiência e produção científica; atuação da coordenação, do colegiado e do Núcleo Docente Estruturante (NDE); espaço de trabalho para docentes e para o coordenador; salas de aula; acessos às bibliografias; laboratórios de informática; e laboratórios didáticos de formação básica e específica.

Para o coordenador do Curso de Física da UFSM, professor Muryel Pyetro Vidmar, a nota máxima é resultado do esforço coletivo de toda a comunidade do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE).

“O conceito cinco é importante tanto para a UFSM quanto para o curso de Física e o CCNE. Demonstra o alinhamento do trabalho da coordenação com a direção do CCNE, pró-reitorias e reitoria da UFSM. Ainda, essa conquista explicita a seriedade e qualidade desse trabalho coletivo que é desenvolvido diariamente com os docentes e técnicos administrativos, bem como demonstra o empenho e dedicação dos nossos estudantes.”

Após a divulgação do resultado, a coordenação do curso, o colegiado e os membros do NDE se reúnem para analisar o relatório final do MEC e discutir os pareceres com sugestões de melhorias. O momento é dedicado à troca de ideias, identificação de pontos positivos e desafios, além da busca por estratégias que garantam a continuidade da excelência nos próximos anos.

Texto: Tatiane Paumam, acadêmica do curso de Jornalismo da UFSM e bolsista na Subdivisão de Comunicação do CCNE.
Revisão e edição: Daíse dos Santos Vargas, Chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

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