Na tarde desta sexta-feira, dia 04 de abril, ocorre no Centro de Convenções da UFSM, a Cerimônia Regional de Premiação da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP). A agraciação é dedicada a alunos das escolas públicas municipais, estaduais e federais ou em escolas privadas brasileiras (do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio). A organização do evento é da coordenação regional da OBMEP, região RS02, sediada junto ao Departamento de Matemática do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da UFSM, coordenada pela professora Taísa Junges Miotto.
Neste ano, serão entregues medalhas de prata e bronze nacionais, além de medalhas de ouro, prata e bronze estaduais a mais de 300 estudantes de escolas públicas e privadas da região. Professores, escolas e secretarias de educação também serão homenageados com kits didáticos e diplomas. As medalhas de ouro nacionais serão entregues em evento no Rio de Janeiro, em junho.
A Coordenação Regional (RS02), sediada no Departamento de Matemática da UFSM, abrange 127 municípios do Rio Grande do Sul, com cerca de 900 escolas participantes. Criada em 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio do MEC e MCTI, a OBMEP é a maior olimpíada científica do país, incentivando o estudo da matemática e a descoberta de talentos. Alunos medalhistas podem ingressar no Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.), promovendo seu desenvolvimento acadêmico.
A lista completa dos premiados podem ser conferidos aqui: https://premiacao.obmep.org.br/19obmep/verMenuAlunosPremiados-RS.htm
Texto: Tatiane Paumam, acadêmica do curso de Jornalismo da UFSM e bolsista na Subdivisão de Comunicação do CCNE.
Revisão e edição: Daíse dos Santos Vargas, Chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE.