Érico Flores destacou os principais avanços e a contribuição das pesquisas desenvolvidas na UFSM
No dia 02 de dezembro o professor do Departamento de Química da UFSM, Érico Flores, ministrou a Conferência Magistral do 5º Congresso Internacional de Química organizado pela Universidad Juárez Autônoma de Tabasco, Villahermosa, México. O congresso ocorreu nas modalidades presencial e virtual de 02 a 06 de dezembro e contou com a participação de diversos pesquisadores da América Latina e mais de 400 participantes. Érico, que é docente do dos Programas de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ), foi o único pesquisador brasileiro convidado para ministrar palestra nesse evento.
Érico fez a conferência de abertura intitulada “Recent Advances and Trends for Sample Preparation for Analytical Spectrometry” (Avanços Recentes e Tendências no Preparo de Amostras para Espectrometria Analítica). A conferência, ministrada on line, abordou uma das linhas de atuação do grupo de pesquisa coordenado pelo docente junto ao Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) e do Centro de Estudos em Petróleo (CEPETRO) da UFSM.
Ambos, LAQIA e CEPETRO, são importantes laboratórios com grande reconhecimento internacional e que se destaca pelas suas pesquisas nas áreas de controle de qualidade de alimentos, produtos farmacêuticos, nanomateriais, petróleo e derivados e de amostras biológicas e ambientais, entre outras. Segundo Érico “foi uma honra muito grande ter sido o primeiro brasileiro a receber o convite para apresentar a conferência magistral nesse evento, o que resulta em muita visibilidade internacional para os trabalhos de pesquisa desenvolvidos na UFSM”.