No dia 01 de Novembro, os alunos da Disciplina “Geografia, memória e patrimônio cultural” ministrada pelo Prof. Dr. Cesar de David, realizaram atividade de saída de campo, com visita técnica ao Museu Gama D’Eça, onde puderam observar a importância dos espaços de memória para a salvaguarda do patrimônio cultural, com atividades de preservação, catalogação, ampliação e recuperação de acervos. Além disso, analisou-se a importância de exposições permanentes, temporárias e itinerantes, que mantêm viva a história de Santa Maria e do Rio Grande do Sul.
A visita finalizou com uma atividade de educação patrimonial, com a participação na oficina de arco e flecha, desenvolvido em conjunto com o Laboratório de Arqueologia, Sociedades e Culturas das Américas (LASCA). Nessa oficina é possível vivenciar o modo de vida dos povos tradicionais (caça), que ocuparam o território do estado desde 12 mil anos atrás e desapareceram após a conquista europeia.
Após a visita ao museu, realizou-se um trajeto urbano com o objetivo de visualizar os diferentes tempos e fases da estrutura arquitetônica de Santa Maria, e a importância da preservação do patrimônio histórico. Essa atividade foi conduzida pelo Doutorando em Geografia Daniel Pereyron.
Essas atividades complementam as aulas teóricas e os seminários realizados em sala de aula, onde estudou-se sobre temáticas como paisagem, memória, identidade, patrimônio, políticas públicas de preservação e educação patrimonial, a exemplo do seminário apresentado sobre o patrimônio ferroviário de Santa Maria.
Texto por: Vanessa Oliveira, docente orientada e Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFSM.