Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

4º Café com Estágio do CCNE orienta estudantes da UFSM sobre estágios e saúde mental

O Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizou, na tarde de terça-feira, no anfiteatro Sérgio Pires, a quarta edição do Café com Estágio, promovido pela Subdivisão de Gestão de Estágios do Setor de Apoio Pedagógico. O evento teve como objetivo orientar os estudantes que se preparam para ingressar no mercado de trabalho, abordando temas como preparação para entrevistas de estágio, redação de relatórios e saúde mental.

Cecília Desconzi, integrante da assessoria de comunicação do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) dando inicio a cerimônia do Café com Estágio. Foto: Arquivo CCNE, 2024.

A abertura foi realizada pelo Professor José Neri Gottfried Paniz, que ressaltou a importância do estágio na formação acadêmica e profissional dos estudantes, seguido pela fala da chefe da Subdivisão de Gestão de Estágios, Adriane Marques, sobre a importância da formalização do estágio, destacando o trabalho da equipe no apoio aos estagiários. Na sequência teve a palestra  conduzida por Eliane Cristina Amoretti, chefe do Setor de Apoio Pedagógico do CCNE, que compartilhou dicas sobre como se preparar para entrevistas de estágio, postura no ambiente de trabalho e sobre estágio internacional, abordando aspectos práticos que podem fazer a diferença na hora de conquistar uma vaga. Logo após, a professora Cristiane Florek, do Departamento de Letras Vernáculas da UFSM, apresentou orientações sobre a redação de relatórios de estágio e trabalhos de conclusão de curso (TCC), com foco na produção textual e na importância da clareza e objetividade.

O evento também contou com uma palestra sobre saúde mental, ministrada por Renato Favarin dos Santos, psicólogo da Coordenadoria de Ações Educacionais da UFSM. O psicólogo destacou a importância de cuidar da saúde mental durante o período de estágio, enfatizando estratégias de enfrentamento do estresse e ansiedade, convidando os participantes a importantes reflexões. Para encerrar, Andrei Lucas, egresso do Curso de Tecnologia em Processos Químicos, e Patrícia Moura, egressa do Curso de Biologia, compartilharam suas experiências no mercado de trabalho, oferecendo conselhos para os futuros estagiários.

Sendo assim, o Café com Estágio proporcionou uma tarde agradável, marcada pela troca de conhecimentos e pela prática de networking entre os participantes. Durante o coffee break, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com professores, palestrantes e colegas, fortalecendo suas redes de contato e trocando experiências que poderão ser úteis em suas trajetórias profissionais.

Texto: Maria Eduarda Silva da Silva, acadêmica de jornalismo e bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

Revisão e edição: Hans Rogerio Zimmermann, vice-diretor do CCNE.