Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Ciência em ação: Atrações e experiências no Descubra UFSM 2024

O Descubra UFSM 2024 mais uma vez mostrou a ciência de maneira dinâmica e acessível para o público. O evento realizado no Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (PICT), reuniu estudantes e docentes do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), que trouxeram uma diversidade de materiais interativos e apresentações criativas. Equipamentos, experimentos e explicações práticas marcaram presença nos estandes, oferecendo aos visitantes a oportunidade de se aproximar das diferentes áreas do conhecimento científico de forma curiosa e envolvente.

Estudantes do CCNE representando seus cursos no Descubra 2024. Foto: Subdivisão de Comunicação do CCNE.

No estande de Geografia, os visitantes puderam explorar mapas e conferir amostras de solo e rochas, demonstrando a aplicação prática dessas ferramentas no estudo do ambiente. Os estudantes de Biologia impressionaram com exemplares de animais taxidermizados e lâminas de plantas para observação ao microscópio, oferecendo uma perspectiva detalhada sobre a vida e a biodiversidade. No estande de Meteorologia, mapas meteorológicos, instrumentos de medição e previsões do tempo foram exibidos, com uma abordagem inovadora que utilizou personagens do filme Divertidamente para explicar conceitos do curso de forma didática. A Física encantou o público com experimentos que ilustravam os princípios de eletricidade e eletromagnetismo, enquanto o estande de Química atraiu olhares com demonstrações de reações químicas ao vivo. No espaço dedicado à Matemática, jogos de raciocínio lógico desafiaram os visitantes, e os estudantes de Estatística surpreenderam com uma mesa de poker, mostrando como as ferramentas estatísticas podem ser aplicadas na vida real, incluindo a análise de probabilidades e estratégias.

Explorando o Navio Beagle:

Além disso, entre as atrações do evento, destacou-se a réplica do lendário navio HMS Beagle, construída pelo professor de biologia, Jair Putzke. Com 27,5 metros de comprimento, a embarcação contou com detalhes históricos e educativos: imagens nos camarotes e cartazes afixados nas paredes de madeira contam a história da famosa viagem de Darwin e o desenvolvimento da teoria da evolução. A visita à réplica despertou o interesse dos visitantes pelo mundo da ciência, além de conscientizar sobre a importância da preservação ambiental, um dos principais objetivos do projeto.

Réplica produzida pelo Prof. Jair Putzke. Foto: Ciências Biológicas da UFSM, 2024.

Comentário dos visitantes nos estandes do CCNE:

Estudantes visitando o estande de Processos Químicos. Foto: Subdivisão de Comunicação do CCNE.

Eu achei o Descubra incrível! Passei por vários estandes, e confesso que fiquei interessada em Biologia. Quando vi os animais taxidermizados e as lâminas de plantas no microscópio, me despertou uma curiosidade enorme. Sempre gostei da natureza, e foi interessante ver como eles – os graduandos – trabalham com o estudo da vida de forma tão prática,” comentou Isadora Machado (18).

Lucas Ferreira (20), visitou o estande de Física e ficou impressionado com o quanto essa área é mais ampla do que imaginava. “Os estudantes apresentaram alguns experimentos simples que ilustram conceitos complexos, como o eletromagnetismo, e foi interessante ver como a física pode ser compreendida através dos materiais que utilizaram” finaliza.

O estande de Estatística foi uma verdadeira revelação para Gustavo Almeida (22), ao ver a mesa de Poker, ficou curioso sobre como a Estatística se relacionava com o jogo. “O estudante que estava lá me contou que a Estatística é essencial para o jogo, ajudando a calcular probabilidades e tomar decisões”, contou o jovem. Essa conexão prática fez com que ele percebesse a importância da estatística não apenas no contexto dos jogos, mas também em várias situações cotidianas.

——————-

Para saber mais sobre os materiais apresentados pelos estudantes do CCNE, clique aqui.

Texto: Maria Eduarda Silva da Silva, acadêmica de jornalismo e bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

Revisão e edição: Hans Rogerio Zimmermann, vice-diretor do CCNE.