Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Réplica do Navio Beagle será atração do Descubra 2024 na UFSM

Entre as atrações da 11a edição do Descubra UFSM, evento voltado à apresentação dos cursos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), estará a réplica do lendário navio HMS Beagle, que levou Charles Darwin em sua histórica viagem pela América do Sul. O navio  estará em exposição no Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (PICT), antigo Centro de Eventos da UFSM, durante os dias 26, 27 e 28 de setembro.

A réplica, que foi construída em 2021 pelo professor Jair Putzke, doutor em Biologia, segue fielmente as dimensões do navio original. Com 27,5 metros de comprimento, 7,5 metros de largura e 4 metros de altura, o barco é uma impressionante reprodução do HMS Beagle, mas foi projetado exclusivamente como uma exposição de formato realista, sem estrutura para navegar.

Além de ser uma réplica minuciosa, o interior da embarcação conta com detalhes históricos e educativos: imagens nos camarotes e cartazes afixados nas paredes de madeira contam a história da famosa viagem de Darwin e o desenvolvimento da teoria da evolução. A visita à réplica promete despertar o interesse dos visitantes pelo mundo da ciência, além de conscientizar sobre a importância da preservação ambiental, um dos principais objetivos do projeto.

A iniciativa de trazer o barco para o Descubra 2024 partiu do curso de Ciências Biológicas e do Grupo PET Biologia da UFSM.

A exposição será uma oportunidade única para estudantes, pesquisadores e o público em geral conhecerem de perto essa representação histórica e se aprofundarem no legado científico de Darwin.

Prepare-se para embarcar em uma viagem no tempo e na ciência com a incrível réplica do HMS Beagle!