Você está aqui:
UFSM > CCNE > Prof. Érico Flores, do Departamento de Química da UFSM, é agraciado com Medalha Adilson José Curtius, como persona destaque na área de espectometria atômica
Prof. Érico Flores, do Departamento de Química da UFSM, é agraciado com Medalha Adilson José Curtius, como persona destaque na área de espectometria atômica
Esta é uma homenagem anual da Diretoria da Divisão de Química Analítica da Sociedade Brasileira de Química (DQA-SBQ)
Publicado em
A Medalha foi instituída em 2016, no 18° Encontro Nacional de Química Analítica (18° ENQA), em Florianópolis, em homenagem à carreira do Prof. Adilson Curtius e em reconhecimento a pesquisadores(as) de destaque na área de espectrometria atômica. Desde aquela ocasião, é entregue a cada nova edição do evento.
Um pouco da trajetória do professor universitário:
O Prof. Dr. Érico M. M. Flores é professor titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atualmente lotado no Departamento de Química, que constroi sua história desde 1992. O docente, graduado Química Industrial, Mestre em Química pela UFSM e Doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordena o Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) e o Centro de Estudos em Petróleo (CEPETRO). Possui graduação em Química Industrial e mestrado em Química pela UFSM e doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É pesquisador 1A do CNPq, tendo publicado mais de 400 artigos científicos em periódicos internacionais, com índice “h” (fator de impacto) 52. Formou mais de 200 alunos de Iniciação Científica e 53 mestres e 33 doutores, em trabalhos na área de química analítica, explorando a espectrometria atômica, preparo de amostras, análise direta de sólidos e suas sub-áreas.
Possui diversas patentes de inovação nacionais e internacionais e a primeira patente da UFSM com produto comercializado em mais de 50 países. Ministrou palestras sobre temas variados em mais de 25 países. Compôs o Comitê Organizador de inúmeros congressos nacionais e internacionais, com destaque na área de espectrometria atômica para o XXXVII Colloquium Spectroscopicum Internationale (CSI, Búzios, RJ, 2011) e a Coordenação do 16th Rio Symposium on Atomic Spectrometry, tendo participado de quase todas as edições desse evento desde a segunda, em 1992. Foi Coordenador do 20th Brazilian Meeting on Analytical Chemistry (20º ENQA, Bento Gonçalves, RS, 2022).
É membro do comitê editorial de periódicos internacionais com destaque, na área de espectrometria atômica, para Journal of Analytical Atomic Spectrometry (RSC, ao longo de 6 anos) e Atomic Spectroscopy (Atomic Spectroscopy Press Limited, atual membro). É membro associado da SBQ, onde já foi Tesoureiro, Vice-diretor e Diretor da DQA-SBQ e atualmente compõe o Conselho Consultivo. É Membro titular da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia e atual Coordenador do Comitê Técnico Temático de Insumos Farmacêuticos-Farmacopeia Brasileira.
O docente foi o primeiro pesquisador brasileiro a assumir o cargo de Vice-presidente da Analytical Chemistry Division (ACD) da IUPAC em 2018, sendo atualmente o único brasileiro a ocupar o cargo de Membro Associado da ACD. Foi membro de comitês de assessoramento de órgãos de fomento como CNPq e CAPES e Diretor Técnico -Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Recebeu diversos prêmios, medalhas e distinções ao longo de sua carreira, com destaque especial para os diretamente relacionados com a área de espectrometria atômica, a seguir:
Prêmio Young Analytical Scientists (JAAS – Journal of Analytical Atomic Spectrometry, 2002);
Medalha Ioannes Marcus Marci – da Slovak Spectroscopic Society e Ioannes Marcus Marci Spectroscopic Society (2022) – 1º pesquisador latino-americano a receber tal distinção
“Guest of Honor” pelo National Institute of Technology Warangal (NIT, Índia, Asia-Oceania Sonochemical Society, 2023);
“Golden Jubilee Visiting Fellowship Endowment” (Institute of Chemical Technology, Mumbai, Índia, 2022);
Medalha Carol Collins (2028, DQA-SBQ);
Prêmio Pesquisador Gaúcho (FAPERGS – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, 2018).
Convidamos a todos(as) para prestigiarem a entrega da Medalha Adilson Curtius, durante a solenidade de abertura do 21º Encontro Nacional de Química Analítica, no dia 15/09/2024, na cidade Belém, PA.
A equipe do CCNE parabeniza o Prof. Érico pela medalha recebida e agradece pelas contribuições à nossa sociedade, à Química Analítica Brasileira e, sobretudo, à espectrometria atômica.
Texto baseado em informações de Érico M. M. Flores.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.