Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Prof. Érico Flores, do Departamento de Química da UFSM, é agraciado com Medalha Adilson José Curtius, como persona destaque na área de espectometria atômica

Esta é uma homenagem anual da Diretoria da Divisão de Química Analítica da Sociedade Brasileira de Química (DQA-SBQ)

A Medalha foi instituída em 2016, no 18° Encontro Nacional de Química Analítica (18° ENQA), em Florianópolis, em homenagem à carreira do Prof. Adilson Curtius e em reconhecimento a pesquisadores(as) de destaque na área de espectrometria atômica. Desde aquela ocasião, é entregue a cada nova edição do evento.

Um pouco da trajetória do professor universitário:

O Prof. Dr. Érico M. M. Flores é professor titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atualmente lotado no Departamento de Química, que constroi sua história desde 1992. O docente, graduado Química Industrial, Mestre em Química pela UFSM e Doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordena o Laboratório de Análises Químicas Industriais e Ambientais (LAQIA) e o Centro de Estudos em Petróleo (CEPETRO). Possui graduação em Química Industrial e mestrado em Química pela UFSM e doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É pesquisador 1A do CNPq, tendo publicado mais de 400 artigos científicos em periódicos internacionais, com índice “h” (fator de impacto) 52. Formou mais de 200 alunos de Iniciação Científica e 53 mestres e 33 doutores, em trabalhos na área de química analítica, explorando a espectrometria atômica, preparo de amostras, análise direta de sólidos e suas sub-áreas.

Possui diversas patentes de inovação nacionais e internacionais e a primeira patente da UFSM com produto comercializado em mais de 50 países. Ministrou palestras sobre temas variados em mais de 25 países. Compôs o Comitê Organizador de inúmeros congressos nacionais e internacionais, com destaque na área de espectrometria atômica para o XXXVII Colloquium Spectroscopicum Internationale (CSI, Búzios, RJ, 2011) e a Coordenação do 16th Rio Symposium on Atomic Spectrometry, tendo participado de quase todas as edições desse evento desde a segunda, em 1992. Foi Coordenador do 20th Brazilian Meeting on Analytical Chemistry (20º ENQA, Bento Gonçalves, RS, 2022).

É membro do comitê editorial de periódicos internacionais com destaque, na área de espectrometria atômica, para Journal of Analytical Atomic Spectrometry (RSC, ao longo de 6 anos) e Atomic Spectroscopy (Atomic Spectroscopy Press Limited, atual membro). É membro associado da SBQ, onde já foi Tesoureiro, Vice-diretor e Diretor da DQA-SBQ e atualmente compõe o Conselho Consultivo. É Membro titular da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia e atual Coordenador do Comitê Técnico Temático de Insumos Farmacêuticos-Farmacopeia Brasileira.

O docente foi o primeiro pesquisador brasileiro a assumir o cargo de Vice-presidente da Analytical Chemistry Division (ACD) da IUPAC em 2018, sendo atualmente o único brasileiro a ocupar o cargo de Membro Associado da ACD. Foi membro de comitês de assessoramento de órgãos de fomento como CNPq e CAPES e Diretor Técnico -Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Recebeu diversos prêmios, medalhas e distinções ao longo de sua carreira, com destaque especial para os diretamente relacionados com a área de espectrometria atômica, a seguir:
  • Prêmio Young Analytical Scientists (JAAS – Journal of Analytical Atomic Spectrometry, 2002);
  • Medalha Ioannes Marcus Marci – da Slovak Spectroscopic Society e Ioannes Marcus Marci Spectroscopic Society (2022) – 1º pesquisador latino-americano a receber tal distinção
  • “Guest of Honor” pelo National Institute of Technology Warangal (NIT, Índia, Asia-Oceania Sonochemical Society, 2023);
  • “Golden Jubilee Visiting Fellowship Endowment” (Institute of Chemical Technology, Mumbai, Índia, 2022);
  • Medalha Carol Collins (2028, DQA-SBQ);
  • Prêmio Pesquisador Gaúcho (FAPERGS – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, 2018).
Convidamos a todos(as) para prestigiarem a entrega da Medalha Adilson Curtius, durante a solenidade de abertura do 21º Encontro Nacional de Química Analítica, no dia 15/09/2024, na cidade Belém, PA.

A equipe do CCNE parabeniza o Prof. Érico pela medalha recebida e agradece pelas contribuições à nossa sociedade, à Química Analítica Brasileira e, sobretudo, à espectrometria atômica.
Texto baseado em informações de Érico M. M. Flores.