Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto do CCNE visa aproximar estudantes do Ensino Médio ao universo acadêmico e científico



O projeto “Conecta: Construindo Pontes do Presente para o Futuro“, é  uma iniciativa criada no Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) que tem como objetivo aproximar estudantes do Ensino Médio do mundo acadêmico e da ciência. Com uma abordagem integrada, o programa pretende desmistificar a ciência, incentivar carreiras científicas e preparar os alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e os desafios que  o circundam.

Segundo a professora do Departamento de Química e coordenadora do projeto, Dr. Caroline Bender, o “Conecta” oferece diversas ações de extensão que incluem oficinas teórico-experimentais, como a fabricação de sabões e perfumes, demonstrando a ciência por trás de produtos cotidianos. “Nosso objetivo é mostrar aos estudantes que a ciência está presente em suas vidas diárias e que a UFSM pode ser um caminho para explorar esse conhecimento”, explica.

As atividades do programa são projetadas para inspirar jovens a seguir carreiras científicas. Estudantes de graduação, mestrado e doutorado compartilham suas experiências e trajetórias acadêmicas como eles, permitindo que os estudantes do Ensino Médio se identifiquem com as histórias ouvidas e vejam a ciência como uma carreira viável e emocionante.

Preparação Personalizada para o ENEM: aprendizado prático e significativo

Algumas das ações personalizadas oferecidas pelo “Conecta” envolvem também rodas de conversa com profissionais de diversas áreas e mentorias específicas para o ENEM. . Essas atividades não só fornecem suporte técnico sobre os conteúdos do exame, mas também abordam questões como técnicas de estudo e gestão do tempo, preparando os alunos de forma integral.

Atividades práticas relacionadas à produção de perfumes e igualmente, ao tratamento e destinação dos resíduos deste processo, não apenas despertam o interesse pela ciência, mas também destacam sua relevância no cotidiano. “Quando os alunos veem como a ciência se aplica diretamente em suas vidas, o aprendizado se torna mais significativo e envolvente”, comenta Caroline.

Participação em Eventos Científicos:

O programa “Conecta” incentiva fortemente a participação dos estudantes em eventos científicos, como a Jornada Acadêmica Integrada (JAI). A participação nesses eventos é fundamental para ampliar a compreensão sobre questões científicas e ambientais, promovendo discussões profundas baseadas em evidências científicas. 

Alinhamento com diretrizes educacionais e Plano de Desenvolvimento Individual

Além de seu enfoque prático, o “Conecta” está em plena conformidade com as diretrizes de extensão universitária estabelecidas pelo Ministério da Educação e pela UFSM. O projeto também se alinha com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade, estabelecido para os anos de 2016 a 2026, e promove ações que incentivam o desenvolvimento sustentável, considerando os pilares econômico, social e ambiental. Segundo Caroline, quatro objetivos estratégicos do PDI-UFSM estão em evidência: Gestão ambiental; Desenvolvimento local, regional e nacional; Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica e Inclusão social. Além disso, o projeto contempla diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A professora Caroline espera que o projeto possa conscientizar a comunidade sobre a importância da pesquisa e da ciência desenvolvida nas instituições de ensino superior. Espera-se que, ao participar do programa, os estudantes e suas famílias passem a ver a ciência como uma aliada e compreendam os benefícios dos investimentos em pesquisa e educação para a sociedade.

——————-

Texto: Maria Eduarda Silva da Silva, acadêmica de jornalismo e bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE da UFSM.

Revisão e edição: Natália Huber da Silva, Chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-369-5064

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes