A meteorologia tem um papel fundamental na compreensão e previsão dos fenômenos climáticos, sendo indispensável para minimizar os danos causados por eventos extremos. Nas últimas semanas, o estado do Rio Grande do Sul tem sido testemunha de desafios cada vez mais intensos relacionados às mudanças climáticas. Chuvas torrenciais têm assolado regiões inteiras, desafiando os esforços de resposta e resgate, o que demonstra a urgência de informações meteorológicas precisas e adequadas.
Em resposta a essas crises, os especialistas do curso de Meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria e profissionais da Defesa Civil do Rio Grande do Sul trabalham em conjunto para lidar com eventos extremos. A equipe composta por docentes e estudantes fornece boletins meteorológicos precisos para, por exemplo, aprimorar as operações de resgate em áreas afetadas por chuvas intensas.
A colaboração entre os pesquisadores e a Defesa Civil atingiu um marco significativo. Na última quinta-feira (16), a Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou uma nota oficial destinada à coordenadora do Curso de Meteorologia da UFSM, Simone Ferraz; afirmando a importância e a eficácia do trabalho conjunto entre instituições acadêmicas e órgãos governamentais na gestão de crises climáticas.
Leia a nota na íntegra, abaixo:
No Instagram do curso de Meteorologia da UFSM também é possível, acompanhar boletins semanais, disponíveis no link a seguir: instagram.com/meteorologiaufsm.
Texto: Maria Eduarda Silva da Silva, acadêmica de jornalismo e bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE da UFSM.
Revisão e edição: Natália Huber da Silva, Chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE