Ir para o conteúdo CCNE Ir para o menu CCNE Ir para a busca no site CCNE Ir para o rodapé CCNE

Estudantes de Química da UFSM produzem sabão líquido para ajudar comunidades atingidas pelas enchentes

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio do Departamento de Química (DQ) e do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), está desempenhando um papel importante para o enfrentamento das enchentes no estado do Rio Grande do Sul. Coordenada pela Professora Rochele Picoloto, do Departamento de Química do CCNE, uma ação solidária está produzindo e doando sabão líquido para as comunidades que foram afetadas. Até agora, já foram confeccionados 260 litros de sabão, distribuídos em Santa Maria, Nova Palma e Dona Francisca

A mobilização da comunidade acadêmica:

Estudantes produzem sabão líquido que tem como um dos ingredientes óleo de fritura reutilizado.

Quando a UFSM cancelou as atividades didáticas nas últimas semanas de abril, a Professora Rochele reuniu graduandos, pós-graduandos e bolsistas do projeto de extensão: Educação ambiental nas escolas como instrumento na formação de pessoas conscientes com o futuro do meio ambiente. O objetivo era discutir como utilizar o conhecimento de Química para ajudar os afetados pelas enchentes em Santa Maria e região. Após várias discussões, o grupo decidiu produzir sabão líquido para a limpeza das áreas atingidas.

Inicialmente, a equipe começou a realizar pesquisas de protocolos que garantissem que o sabão produzido nas dependências do CCNE tivesse bom rendimento. “Nós entendemos que o sabão, dentro do esperado, deveria ter espuma, consistência, um odor agradável, e que de fato pudesse contribuir, sendo um produto de boa qualidade”, explica Rochele.

Na primeira semana, a produção foi levada ao CTG Sentinela da Querência, que estava arrecadando e distribuindo kits de limpeza. De acordo com a coordenadora, a aceitação foi positiva, com uma demanda significativa para o sabão líquido. Com o apoio da comunidade local, o grupo conseguiu arrecadar garrafas de água mineral para embalar o sabão. Na última quinta-feira (16/05), foram distribuídos 100 litros do produto para as cidades de Dona Francisca e Nova Palma.

Processo de produção de sabão. Foto: Rochele Picoloto, 2024.

Insumos Sustentáveis:

Um dos ingredientes principais para a confecção do sabão é o óleo de fritura usado, o que não só contribui para a produção de um recurso útil, mas também reduz os resíduos gerados pelo descarte inadequado do óleo. Reutilizando esse resíduo, o grupo diminui a poluição ambiental e promove a sustentabilidade. Os demais insumos, como NaOH (soda cáustica) e etanol (álcool etílico), foram inicialmente adquiridos com recursos próprios, mas posteriormente, o grupo contou com campanhas de arrecadação de valores.

O produto final é colocado em garrafas plásticas de 500 ml, em sua maior parte, e doado à comunidade.

Para a mestranda em Química Analítica na UFSM, Bruna Padoin, participar deste projeto tem sido gratificante, pois ela consegue aplicar conhecimentos adquiridos durante o curso em um contexto real e comunitário. Ela complementa: “Durante esse período, senti uma forte sensação de impotência, algo que acredito que muitos de nós sentimos. Às vezes, não temos recursos para doar, mas este projeto mostrou que o conhecimento é algo que ninguém pode nos tirar e que podemos compartilhar para transformar vidas.”

————————–

Pensando no futuro, a professora Rochele planeja estender a ação para escolas públicas e comunidades carentes, envolvendo ainda mais os bolsistas de extensão na produção. O grupo que enfrentava desafios, como a manutenção do suprimento de insumos – NaOH (soda cáustica) e etanol (álcool etílico)-, terá este suprimento através de recursos da Pró-reitoria de Extensão da UFSM.

A coordenadora se coloca à disposição e conta com a colaboração de leitores para que, se souberem de alguma comunidade ou pessoa que esteja necessitando, que entre em contato com o projeto através do e-mail: rochele.picoloto@ufsm.br e/ou telefone/whatsapp (55) 99199-9199.

Texto: Maria Eduarda Silva da Silva, acadêmica de jornalismo e bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE da UFSM; Natália Huber da Silva, Chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE.

Revisão e edição: Hans Rogerio Zimermann, vice-diretor do CCNE da UFSM.