O evento, que se traduz como “III Simpósio de Intercâmbio Acadêmico”, organizado pelo Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação (LabLeR) e pelo projeto Línguas no Campus (LINC) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi um evento satélite da 38ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM. Este teve o intuito de desafiar os participantes a apresentarem seus trabalhos acadêmicos em linguagem simples e em apenas cinco minutos, em língua inglesa.
O III SAE objetivou “fortalecer e encorajar espaços multilíngues de divulgação e trocas acadêmicas e de impulsionar a visibilidade local e internacional da ciência produzida na UFSM”. Para isso, contou com incentivos acadêmicos, como a premiação de diversas áreas do saber, nos níveis de Ensino Médio e Superior, elegidas pela banca, bem como contou com prêmios de votação popular e sorteios de bolsas de estudos de idiomas na KNN idiomas.
O trabalho, de autoria de Samuel Mahatma Lopes Bispo, acadêmico do curso noturno de licenciatura em Matemática na UFSM e orientado pela Profa. Dra. Fabiane Hopner Nogutti, do Departamento de Matemática do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), visou trazer o ensino de matemática através de um jogo de tabuleiro em inglês e ganhou duas premiações. Este, intitulado “Teaching Mathematics in English using ‘Math in English board game’, traduzido como “Ensinando Matemática em inglês usando o jogo de tabuleiro ‘Math in English’”, foi eleito pela banca como o melhor na categoria Social Impact (Exact and Earth Sciences), traduzida como Impacto Social (Ciências Exatas e da Terra). Com isso, o estudante ganhou:
- O Certificado de 1º Lugar no III SAE;
- Bolsa integral em curso de extensão do LINC;
- Uma tradução/revisão de resumo de até 300 palavras pelo NITRA/SAI; e
- Um “vale combo” no restaurante Morita Sushi em Camobi.
Além disso, na categoria People’s Choice Award para trabalhos do ensino superior, Samuel foi o mais votado pelo público, com o trabalho supracitado. Nesta, foi avaliada pelos participantes dos dois dias de evento: a qualidade da apresentação, a relevância da pesquisa e a capacidade de interação com o público. Assim, Samuel foi eleito o apresentador mais convincente e envolvente dos participantes de nível superior.
Sobre o jogo Math in English
O jogo foi aplicado, em 2023, para a turma de estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Walter Jobim, localizada em Santa Maria, RS. Organizado na forma de um tabuleiro na língua inglesa, este possui questões matemáticas e busca aprimorar os conhecimentos no idioma inglês a partir do uso da linguagem universal da Matemática. O objetivo da atividade é possibilitar que os alunos aprendam matemática em inglês, somando e identificando números em inglês por meio da fala, escrita, leitura e audição, visto a importância da internacionalização do conhecimento. Para tanto deve-se considerar que a língua inglesa é a mais usada mundialmente e seu conhecimento proporciona maior acesso a conteúdos como livros, vídeos, websites e entre outros meios de aprendizagem.
Ademais, o intuito da inserção foi mostrar para os alunos que o idioma inglês e a matemática são importantes para a vida, motivando-os a se aprimorem cada vez mais. Para entender como os alunos perceberam a atividade e seu interesse na mesma, foi desenvolvido um questionário para ser respondido por eles antes e após o jogo Math in English. Com a análise das respostas obtidas, e pelo desenvolvimento da atividade proposta, observou-se que este obteve bons resultados e que todos os alunos responderam de forma correta sobre os questionamentos relativos ao objeto matemático adição na língua inglesa.
A representatividade preta nas ciências exatas: Depoimento de Samuel Mahatma
“Fiquei muito feliz e honrado com os prêmios. Ganhar um prêmio internacional é um reconhecimento de todo o meu esforço e dedicação. É de grande alegria saber que posso inspirar mais pessoas a se inscreverem nas próximas edições do evento e a se desenvolverem mais no idioma inglês. Além disso, meu lugar de representatividade é de suma importância.
Dessa forma, eu, Samuel Mahatma, um homem preto e gay, ganhando prêmios internacionais e importantes para sociedade também é considerado uma luta antirracista. Pois devemos lembrar que as pessoas pretas merecem lugares de destaque positivos, serem reconhecidas e serem valorizadas cada vez mais.
Agradeço ao III Symposium of Academic Exchange por promover o evento, pelo reconhecimento da minha pesquisa e em me dar o prêmio de Social Impact (Exact and Earth Sciences). Assim me motiva mais a continuar me aprimorando e melhorando o meu trabalho da Matemática em Inglês. Deste modo, tenho chances de inspirar mais estudantes brasileiros a se interessarem pela matemática e pelo inglês, ao mesmo tempo.
Agradeço as orientações da Profa. Dra. Fabiane Cristina Höpner Noguti por sempre apoiar e me ajudar nas minhas ideias e textos sobre Matemática Bilíngue e à professora Elenice Biassi Parizzi por ceder o espaço da escola para aplicação da atividade. Ademais, agradeço a todos os votos que recebi para a categoria People’s Choice Award. Assim o curso de Matemática da UFSM também se faz reconhecido, a cada dia mais. “
É nítido o impacto que trabalhos acadêmicos e eventos, como este, podem trazer à comunidade. Através de incentivos, mais pesquisas inovadoras e criativas são desenvolvidas, seja nas áreas do ensino, tecnologias, linguística, engenharias, naturais, artísticas, sociais, dentre todas as outras premiadas e apresentadas no III SIE.
Deste modo, a equipe do CCNE parabeniza a Profa. Fabiane e o estudante Samuel, pela criatividade e coragem em executar este trabalho e se expor em um idioma diferente neste evento. Além disso, congratulamos a equipe organizadora do III SAE, pelo seu empenho e valorização dos acadêmicos participantes do evento.
Texto: Natália Huber da Silva¹ e Samuel Mahatma Lopes Bispo².
¹ Chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE/UFSM.
² Acadêmico do curso de Matemática Licenciatura Noturno da UFSM.