Já imaginaram um mundo onde a Estatística e a Ciência de Dados são descomplicadas, acessíveis e interessantes? Não é preciso pensar muito ou ir muito longe, pois, na UFSM, isto já é realidade. Em 2021, o projeto StatUFSM realizado no Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), vem modernizando a maneira como encaramos a Estatística, fazendo com que ela se torne uma aliada em nosso cotidiano. A seguir, apresentamos o projeto e como as suas ações estão impactando a sociedade de maneira positiva através das redes sociais.
Coordenado por Laís Helen Loose e Renata Rojas Guerra, o StatUFSM possui uma equipe composta por bolsistas e professores colaboradores do Departamento de Estatística, todos unidos por um objetivo comum: popularizar a Estatística na sociedade. Para alcançar esse propósito, o projeto busca disseminar informações de interesse público por meio de gráficos, tabelas e ilustrações explicativas.
Diversidade de conteúdos: Desvendando a estatística com simplicidade
A simplicidade desempenha um papel importante no projeto, o que torna a Estatística mais acessível sem comprometer a qualidade do ensino. “Nossa abordagem permite que conceitos complexos sejam comunicados de maneira precisa e compreensível’’, destaca a coordenadora do projeto, Profª. Laís.
O Projeto StatUFSM se destaca por sua extensa variedade de conteúdos, que incluem a criação de ilustrações informativas para as plataformas Instagram, Facebook e LinkedIn. Essas, têm como foco temas como probabilidade, inferência estatística, e valiosas dicas relacionadas às linguagens de programação R, Python e SQL.
Esta diversidade de recursos não apenas beneficia os estudantes de Estatística da Universidade, mas também contribui para a preparação dos profissionais da área de dados para o mercado de trabalho. Isso contribui de maneira significativa para tornar a Estatística um curso de graduação mais atraente. Como modo de demonstrar isso, apresentamos exemplos de publicações do StatUFSM para ilustrar de maneira prática e abrangente.
Divulgação de Dados de Interesse Público: tornando a informação acessível:
Publicações de interesse público, como os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) – Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), sobre pessoas com deficiência. Essa iniciativa não apenas informa, mas também dá autonomia às pessoas, capacitando-as a compreender e debater questões relevantes e atuais, que podem contribuir para uma sociedade mais informada, consciente e inclusiva.
Publicação direcionada a estudantes de Estatística: Explorando ferramentas para bancos de dados relacionais:
O foco dessa postagem está na popularização das ferramentas usadas para lidar com bancos de dados relacionais. Essa iniciativa visa capacitar futuros profissionais da Estatística a dominar essas ferramentas essenciais, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades e conhecimento na área de dados.
Publicação de conteúdos, fazendo o uso de memes:
Dedicado a tornar a matemática elementar mais acessível, a publicação procura desmistificar conceitos matemáticos, tornando-os menos intimidantes e mais amigáveis, especialmente para aqueles que podem sentir dificuldades ou inseguranças nessa área. A ideia é que a matemática seja uma aliada, não um obstáculo, para que todos os interessados possam aprender e aplicar esses fundamentos em seus estudos.
Divulgação de Eventos: Apresentações de Trabalhos de Conclusão:
O projeto desempenha um papel fundamental na divulgação de eventos e defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos acadêmicos de Estatística – Bacharelado. Essa iniciativa visa aumentar a visibilidade do curso e dos eventos relacionados, atraindo a atenção de estudantes em potencial e, ao mesmo tempo, engajando alunos atuais e egressos desta e de outras áreas do saber.
O Impacto nas vidas dos estudantes:
O Projeto StatUFSM recebe, constantemente, retorno positivo de estudantes de Estatística e outros seguidores das suas redes sociais. Bruna Freitas dos Santos, graduada em Estatística, destaca a importância do projeto em tornar a Estatística acessível em um mundo cada vez mais orientado pela tecnologia. ‘’Acredito que um projeto como o StatUFSM, principalmente hoje em que as pessoas estão usando as redes sociais para muitos fins, é de grande valia, não somente para o curso da UFSM em si, mas para toda a comunidade que necessite de alguma ajuda ou auxílio com ferramentas e conteúdos envolvendo a Estatística.’’
Vitor Bernardo Silveira Pereira enfatiza como o projeto preenche uma lacuna de conhecimento sobre a Estatística no Brasil, tornando-a mais compreensível e valorizada. ‘’Mesmo após ingressar no curso, minha compreensão sobre o valor e o potencial da Estatística era muito limitada.[…] O StatUFSM, junto de outros esforços de divulgação, estreita a relação entre a comunidade externa, curso e universidade, ao oferecer exemplos concretos do impacto das boas práticas estatísticas. É nítido que o projeto desempenha um papel fundamental ao superar a falta de compreensão e desconhecimento generalizado sobre a Estatística no Brasil.”
Beatriz Woos Buffon, bolsista do projeto, compartilhou suas experiência de atuação no projeto: “O StatUFSM me proporciona a oportunidade de cooperar para alcançar a acessibilidade da estatística para as pessoas, além de aprender a buscar conteúdos relacionados à estatística e ciência de dados.” A estudante ressalta que estes temas são importantes para a divulgação estatística nas redes sociais e, igualmente, salienta a importância da oportunidade de participação em eventos universitários, por meio da apresentação de trabalhos de autoria do projeto.
Além das Fronteiras:
O impacto do StatUFSM não se limita às fronteiras de Santa Maria, alcançando cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, exemplificando sua capacidade de tornar conteúdos acessíveis a pessoas de todo o Brasil. As coordenadoras contam que uma das estratégias de internacionalização é levar o StatUFSM a eventos no Paraguai e na Colômbia. Além disso, as vídeo-aulas que contribuem como material de apoio do curso de Estatística na UFSM, foram acessadas por discentes de outras instituições de ensino superior brasileiras. “Em 2022, durante o 24º Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística, a equipe do projeto recebeu feedbacks de estudantes da região norte do país que utilizaram nossos conteúdos como apoio às disciplinas de probabilidade e inferência estatística.’’
Parcerias e colaborações também impulsionam o projeto
A visibilidade do Projeto StatUFSM não é construída apenas por seu compromisso com a divulgação da Estatística, mas também pela sua rede de colaborações e parcerias. Essas colaborações abrangem instituições de ensino e empresas, com impactos diretos na comunidade envolvida.
No meio acadêmico, o projeto estabeleceu parcerias com Instituições de Ensino Superior (IES) e escolas da Educação Básica. Para as IES, o foco recai na divulgação de programas de pós-graduação e palestras, promovendo oportunidades educacionais de um nível de complexidade mais alto. Já nas Educação Básica, como na Escola Estadual Augusto Ruschi (localizada na periferia de Santa Maria, RS), o StatUFSM realiza visitas para popularizar a Estatística por meio de palestras de divulgação, alcançando estudantes de diferentes experiências escolares e de diversas vivências sociais.
‘’Essa ação de extensão com abordagem prática de ensino na escola, não apenas beneficia os alunos, mas também contribui para a divulgação do curso, da universidade e da estatística entre professores e alunos.’’ diz Beatriz, bolsista do projeto.
Do lado das empresas, o projeto colabora na divulgação de estágios e oportunidades de trabalho na área de dados, estabelecendo parcerias com empresas inovadoras, como Delivery Much, Cowmed e Zipline. Essas parcerias proporcionam oportunidades práticas para os estudantes e já os inserem no mundo do trabalho.
O Futuro do StatUFSM:
No futuro, o projeto define planos direcionados para uma expansão contínua. A curto prazo, almeja estabelecer parcerias com escolas, oferecendo oficinas que promovam a popularização da Estatística e reforcem a importância da Educação, também como uma possibilidade de mudança de vida. Despertando assim o interesse dos estudantes pelo curso de graduação em Estatística da UFSM. A longo prazo, o projeto pretende estender sua colaboração com empresas incubadas na Universidade, fortalecendo a ponte entre o ambiente acadêmico e o setor empresarial. Além disso, planeja a realização de um evento conjunto com a Sigma Jr. em 2024, uma Empresa Júnior da UFSM vinculada ao curso de Estatística.
Essas iniciativas futuras refletem o compromisso do StatUFSM em aprimorar a qualidade de seus conteúdos digitais e presenciais, expandir ações presenciais em escolas e empresas, bem como fortalecer parcerias, tanto em âmbito nacional quanto internacional. O projeto é um exemplo de como a educação e divulgação científica podem auxiliar os docentes e discentes, impulsionando a conscientização e o entendimento do mundo por meio da Estatística, com o auxílio das redes sociais.
Para mais informações sobre o projeto, acesse o instagram @statufsm.
Texto: Maria Eduarda Silva da Silva, acadêmica de jornalismo e bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCNE.
Edição: Natália Huber, chefe da Subdivisão de Comunicação do CCNE.