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Apoio e acolhimento no ensino das exatas: como a Central de Tutoria do CCNE atua no REDE



No dia 17 de março de 2020, a UFSM suspendeu as atividades presenciais e adotou o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE), perante a pandemia causada pela Covid-19. Desde então as rotinas, e as relações interpessoais e de trabalho de diversos setores da Universidade se viram diante da necessidade de se reinventar. Um deles foi o projeto da Central de Tutoria, implementado em abril de 2019 pela Unidade de Apoio Pedagógico (UAP) do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE). 

Ao ingressar em um dos 131 cursos da UFSM, os(as) estudantes identificam que alguns conhecimentos das disciplinas de exatas exigidos no ensino superior, não foram trabalhados ou bem aprofundados no ensino médio. Essa problemática, que impacta diretamente nos índices de evasão e reprovação, mobilizou a Direção da Unidade em implantar medidas que melhorem o ensino-aprendizagem, e também reflitam na qualidade de vida dos(as) estudantes e nos indicadores de excelência exigidos pela sociedade. Dessa forma, a Central de Tutoria surgiu, em 2019, como um espaço destinado a auxiliar os alunos de toda a Universidade, tanto em dúvidas específicas como também no planejamento para sanar dificuldades nas áreas de matemática, química, física, estatística, geografia e biologia. O auxílio é prestado por estudantes tutores(as) com orientação de docentes e coordenação da UAP do CCNE. 

Tutoria de Química pelo telegram, print de tela de Larissa Mota.

Localizada na sala 1110, do prédio 13, a Central de Tutoria,  diariamente, se encontrava ocupada por diversos alunos(as) e tutores(as), e em menos de um ano de atuação, reuniu um número expressivo de atendimentos. Com o afastamento e as dificuldades que surgiram no ensino à distância, a Central não pôde parar, e logo foram criadas as redes sociais, com o objetivo de manter o contato com estudantes. “Mais do que nunca, percebemos a necessidade de nos mantermos unidos, atentos uns aos outros, estendendo a mão e dizendo: nós estamos aqui e podemos ajudar. Esse é um dos valores do projeto, que vai além da pandemia”, enfatiza a coordenadora da UAP e da Central de Tutoria, Rozieli Bovolini. 

A tutora e estudante de Química Bacharelado, Larissa Mota, conta que o projeto é muito mais do que apenas uma aula tira-dúvidas: “É uma troca de experiências e vivências entre os próprios alunos e tutores, que também são estudantes. Traz um acolhimento e sentimento de que estamos todos no mesmo barco e vamos vencer o desafio juntos.” Para ela, o interesse de tutoria surgiu antes do ingresso na universidade: “Percebo que, quanto mais eu compartilho conhecimento, mais eu aprendo e mais faz sentido para mim.” 

 

As sessões de tutoria de forma remota apresentam a possibilidade de maior uso de recursos digitais e flexibilidade do atendimento, mas também trazem alguns desafios para os alunos. Enxergar a expressão facial do tutorado, e utilizar recursos como lápis e papel para resolver cálculos em conjunto são alguns dos aspectos do ensino presencial que fazem falta para muitos estudantes. Dentre estes, os tutores Erick Karnopp, graduando de Engenharia Química e tutor de área de Estatística, e Moisés Rutkoski, estudante do programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMAT) da UFSM, que compartilha: “Adquiri uma mesa digitalizadora para poder escrever as contas. No início foi muito complicado, pois escrevia utilizando o touchpad (mouse) do computador”.  

Apesar de todas as dificuldades encontradas, os estudantes sentem que estão no caminho certo. De acordo com Rozieli, esse é um trabalho colaborativo, que demonstra, a cada dia mais, a necessidade de fortalecer os laços de apoio mútuo no ambiente acadêmico, entre docentes, discentes e técnicos administrativos em educação.

Na foto, o pós-graduando Moisés Rutkoski, auxilia a resolução de um cálculo, durante uma tutoria no Google Meet.

 

Somente no primeiro semestre de 2021 a Central contabilizou 442 tutorias. Agora no início do segundo semestre de 2021, com 22 tutores(as) dos cursos de Matemática, Química, Física, Estatística, Geografia e Biologia, foram retomados os atendimentos do “plantão tira-dúvidas” via Google Meet e está em funcionamento de segunda a sexta, das 8h às 22h, com agendamento prévio com os(as) tutores(as) através do formulário. Neste ano, também foram criados canais no Telegram™, onde os(as) tutores(as) orientam sobre as dúvidas dos alunos em relação ao conteúdo da área, do grupo e também do funcionamento da central. 

Além disso, ao longo desse semestre a Central de Tutoria pretende ofertar um conjunto de minicursos e oficinas desenvolvidas pelos próprios tutores, com certificação. Os primeiros minicursos,  “Introdução ao R”; “Pré-Cálculo e pré-Física” e “Introdução ao Latex”, já foram realizados no final de outubro. Nos dias 08 e 09 de novembro, acontecem os cursos “Tópicos de Cálculo A no Geogebra online” e “Introdução às unidades de medida, padrões internacionais e análise dimensional”. E para os dias 22 e 24 de novembro, está marcado o curso “A química da vida – Interações intermoleculares nas proteínas”. 


Todas as informações sobre as atividades serão divulgadas no Instagram™ da Central de Tutoria.

 


Texto: Jéssica Medeiros

Edição: Natália Huber da Silva

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