O processo contará com os membros internacionais Zoltan Mester (NRC, Canadá) e Frank Vanhaecke (Ghent University, Bélgica) na banca avaliadora, e será o primeiro completamente conduzido em Inglês pelo PPGQ.
O Programa de Pós-Graduação em Química da UFSM (PPGQ-UFSM), com conceito 7 (padrão internacional) pela CAPES, abriu seu primeiro processo de defesa de doutorado conduzido completamente em língua estrangeira. A defesa da tese, intitulada “Development of Methods for Mg, Sr and Pb Isotopic Analysis of Crude Oil by MC-ICP-MS”, pela aluna Alessandra Schneider Henn, será realizada em Inglês e ocorrerá de forma semipresencial pela plataforma Google Meet, no dia 17 de setembro, às 9h da manhã. A tese foi desenvolvida sob a orientação do professor Dr. Érico Marlon de Moraes Flores, em parceria com a Ghent University, Bélgica. Este trabalho é resultado de um período sanduíche do doutorado de Alessandra, financiado pela CAPES no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização CAPES-PRINT.
A banca examinadora será composta pelos professores Dr. Zoltan Mester (National Research Institute, NRC), Dr. Frank Vanhaecke (Ghent University), Dr. Cezar Augusto Bizzi (coordenador do PPGQ, UFSM) e Dr. Edson I. Müller (UFSM). Cabe destacar que os integrantes internacionais da banca são cientistas renomados na área de química analítica. O Prof. Dr. Zoltan Mester é o atual presidente da divisão de química analítica da International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC), e também membro do NRC Canadá, e o Prof. Dr. Frank Vanhaecke é membro do comitê editorial do periódico Journal of Analytical Atomic Spectrometry (Royal Society of Chemistry).
Apesar deste processo ser o primeiro completamente em língua estrangeira, o programa já possui um histórico de defesas realizadas em outros idiomas. A primeira, em especial, ocorreu em 28 de março de 2008. Neste processo, o aluno Júlio Cezar Paz de Mattos, também orientado pelo Prof. Dr. Érico M. M. Flores, realizou a apresentação e arguição de sua tese de doutorado em Inglês, tendo como membro da banca o Dr. Viliam Krivan (Ulm University, Alemanha), um dos maiores especialistas na área de análise direta de amostras sólidas por técnicas de espectrometria atômica.