Na última sexta-feira (10), Karine Gehrke Graffunder, estudante de Mestrado do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFSM (PPGECQVS-UFSM), recebeu o prêmio de melhor apresentação oral do III Karyokinesis Symposium, na categoria de “Scientific dissemination: Science is pop”. O evento internacional é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e a terceira edição teve como principal objetivo a divulgação científica.
O trabalho, com co-autoria de Cíntia Moralles Camillo e orientação da Profª. Drª. Lenira Maria Sepel, é intitulado: “Influences of technologies on science: is there a vaccine against disinformation?” (PT: Influências da tecnologia na ciência: existe uma vacina contra a desinformação?). Nele, foi elaborado um resumo de divulgação científica sobre desinformação envolvendo a área de Imunologia, assunto abordado na dissertação de mestrado de Karine.
O objetivo deste foi explorar um método para combater e evitar a desinformação, por meio de processo que se dá em duas etapas: 1) despertar o interesse das pessoas pelos problemas do cotidiano; 2) orientar as pessoas a buscarem informações sobre como a Ciência responde a esses problemas, através de sites oficiais dos países relacionados à saúde pública, institutos de pesquisa, universidades, periódicos e sites de sociedades científicas.
De acordo com Karine, associar os saberes de alfabetização midiática, alfabetização informacional e alfabetização científica proporcionam aos indivíduos condições de entender o processo pelo qual os conhecimentos científicos são formulados e validados, considerando que a Ciência também precisa ser lida e interpretada. Para ela, o processo exemplificado no trabalho funciona como uma vacina: “acreditamos que leituras em fontes confiáveis permitem que o público em geral entenda o que é uma vacina, como ela funciona e como nós, ou nossos animais de estimação, somos protegidos de doenças graves através da vacinação”, completa a pesquisadora.
Em breve, o resumo da divulgação científica estará disponível à comunidade para leitura nos anais do evento, através do link do evento. Apesar de o evento possuir o nome e as publicações em inglês, foi realizado e apresentado na língua portuguesa e espanhola.
Link de acesso à apresentação do trabalho (início em 2h19min): <https://www.youtube.com/watch?v=eiaK295-P8k>
Link de acesso à Cerimônia de Premiação e de Encerramento do III Karyokinesis Symposium (início em 4h23min): <https://www.youtube.com/watch?v=QAOzrJoOeY8>
Texto: Jéssica Missias Medeiros
Edição: Natália Huber da Silva