Desde o dia 18 de março, a Universidade Federal de Santa Maria abriu um canal de atendimento à comunidade no combate ao novo coronavírus. O “Disque Covid UFSM” é uma central voltada à comunidade interna e externa e funciona das 7h às 19h pelos telefones (55) 3220-8500 e 3213-1800.
A Central está disponível para esclarecer a comunidade acerca dos procedimentos a serem adotados individualmente ou em relação a pessoas próximas em caso de qualquer suspeita.O principal objetivo é impedir o pânico generalizado, evitando a superlotação do sistema de saúde.
Todas as orientações serão repassadas por uma equipe de estudantes, colaboradores e profissionais de saúde treinados no Centro de Ciências da Saúde (CCS). A central do “Disque Covid UFSM” está instalada em sala no térreo do Hospital Universitário (HUSM).
Chat Covid também uma alternativa de atendimento
Com a intenção de orientar a população e evitar a superlotação de pronto-atendimentos, uma parceria entre o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) e a empresa AVMB – soluções em TI, resultou em um novo canal com orientações para os casos suspeitos do novo coronavírus (COVID-19).
O Chat do Disque Covid UFSM é uma ferramenta de atendimento virtual (bit.ly/covidufsm), que pode ser usada por quem apresentar algum sintoma ou tenha alguma dúvida sobre o COVID-19. Com base nas respostas selecionadas, o aplicativo fornecerá uma pontuação enquadrando o paciente em um quadro clínico, leve, moderado e exacerbado. Com base no diagnóstico, serão informados os procedimentos que o usuário deverá adotar.