A Universidade Federal de Santa Maria realizou no sábado (26) a Formatura Institucional Integrada de 54 alunos do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE). A solenidade ocorreu no Centro de Convenções da UFSM, um dos maiores anfiteatros do estado, iniciando-se às 17h com cerca de mil pessoas, ocupando toda a plateia principal e parte do mezanino.
A Formatura Institucional Integrada é realizada pela Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) que desde o ano passado mobiliza as unidades de ensino para adaptarem-se à Resolução Nº 11/2018, que prevê, a partir do primeiro semestre de 2020, centralizar 100% das solenidades de formatura nos espaços da Universidade.
Em sua segunda formatura integrada realizada no Centro de Convenções, o CCNE realizou a colação de grau dos cursos de estatística, geografia, matemática, física, química, química industrial e de tecnologia em processos químicos.
A direção do CCNE preza pela integração e diálogo entre os cursos, assim como acredita que a formatura integrada seja um modelo inclusivo. “Muitos alunos formavam-se de gabinete em razão dos custos envolvidos em uma cerimônia. Na formatura integrada a Universidade oferece as vestes talares e a estrutura do Centro de Convenções sem custo para os formandos, proporcionando a todas e todos a possibilidade de uma experiência memorável na fase final da graduação”, explica a diretora do CCNE, professora Sonia Cechin, que comemorou a participação de 80% dos cursos do centro.
Luiza Santos Morin, formada no curso de Licenciatura em Matemática durante a cerimônia, é natural de São Sepé, interior do Rio Grande do Sul. Ela comenta que trazer a sua família e amigos para realizar a sua colação de grau no espaço físico da Universidade foi emocionante: “A UFSM foi maravilhosa na minha vida e significou muito para mim trazer a minha família aqui dentro, no lugar onde aprendi tanta coisa”.
Natural de Cerro Largo, Lia Mallmann Mattiazzi, formada na solenidade no curso de Licenciatura em Química, complementa: “É um misto de emoções. A graduação foi sem dúvidas uma das etapas mais importantes da minha vida, e poder ter realizado ela em uma instituição como a UFSM, com o apoio dos meus amigos, professores e familiares, tornou tudo ainda mais especial”.
Para a portoalegrense recém-formada no curso de Bacharelado em Estatística Mariana Motta Dias da Silva, a formatura integrada permitiu a concretização de um momento importante. “Sou eternamente grata pela oportunidade de participar dessa solenidade tão especial. Eu e minha família não teríamos condições de arcar com uma formatura desse porte, até porque a minha turma é muito pequena e o custo seria ainda maior”.
A cerimônia de colação de grau ainda contou com o discurso do professor Mauro Kumpfer Werlang do curso de geografia em nome de todos os paraninfos, com o discurso da formada em Tecnologia em Processos Químicos, Juliana Kuntz, oradora das turmas e com o emocionante discurso de homenagem a quem amamos da licenciada em Matemática, Maisa Iora.
Com a presença da direção do centro, autoridades e homenageados, a solenidade foi presidida pelo magnifico reitor, professor Paulo Afonso Burmann, que encerrou a solenidade ovacionado pelos presentes em seu discurso em defesa do ensino superior gratuito: “Peço senhoras e senhores, ajudem a fortalecer esta Universidade. É muito importante que vocês se apropriem desse espaço, este é um espaço público, um espaço que pertence a todos nós, que é construído e sustentado pelos impostos de cada uma das senhoras e dos senhores. É assim que vamos seguir em frente, com este espirito de Universidade pública e democrática, sempre comprometida com o futuro do país”.
Texto por: Wellington Gonçalves, relações públicas do Núcleo de Divulgação Institucional do CCNE