Acontece sábado, dia 03 de junho a apresentação do espetáculo Zero à Esquerda, montagem teatral criada pelos alunos e professores do Curso de Licenciatura em Teatro da UFSM. A peça foi contemplada pelo edital Treze: Palco da Cultura e se apresentou no Teatro Treze de Maio no último mês. Dessa vez, o grupo sobe ao palco do Espaço Cultural Victorio Faccin, por incentivo do projeto EM CARTAZ, e também promove um workshop gratuito sobre Criação Teatral no domingo, às 14h.
O espetáculo é uma livre adaptação do romance Jakob Von Gunten – Um Diário, do escritor suíço Robert Walser. O romance, publicado em 1909, traz a trajetória do jovem Jakob no Instituto Benjamenta, local dedicado a ensinar a obediência e a servidão. Trata-se de uma escola onde os alunos, sem honra nenhuma, dedicam-se a se tornar um zero à esquerda, bem redondo e encantador. Centrado no ideal de que a boa conduta é um jardim em flor os alunos devem labutar sem questionar em busca de uma boa formação, que decorrente, obviamente, da obediência cega às regras e das autoridades daquele lugar – ainda que não haja professores e não se aprenda coisa alguma. A primeira e principal regra é obedecer sem questionar.
“Muito melhor que pensar é submeter-se. Pensar é resistir, o que é muito desagradável e desagregador.”
Parece até ficção. Contudo, Zero à Esquerda, pelo desejo e empenho dos alunos, é um espetáculo que tensiona camadas entre realidade e ficção. Talvez, Jakob não seja tão distante de nós como parece.
Onde: Espaço Cultural Victório Faccin
Quando: 03/06 às 20:30
Elenco: Aline Laurmann, Cândice Lorenzoni, Echelen Vaz, Fernanda Abegg, Laédio Martins, Jade Sanches, Natália Dolwitsch e Régis D’Ávila.
Direção: Ina Neckel e Mirian Benigna.
luminação: Thiago Brenner.
Figurino e cenografia: Raul Dotto.
Cabelo e maquiagem: Maurício Sinski.
Produção Gráfica: Andreas Roos.
Produção executiva: Fernanda Abegg, Natália Dolwitcsh e Régis D’Ávila.
Fotografia: Dartanhan Baldez Figueredo.
Texto e Foto: Divulgação