Arte.Topologia.Tecnologia consiste na mostra anual do Laboratório Interdisciplinar Interativo – LabInter e traz nesta edição um conjunto de obras que exploram topologias em diversas linguagens ligadas ao campo da Arte e Tecnologia, resultantes das pesquisas em processo ao longo de 2016.
A mostra contempla três momentos distintos: exposição da produção recente do laboratório, que acontece na Sala Cláudio Carriconde com os trabalhos:
Dialografias Sonoras, de Andréia Oliveira, Alexandre Montibeller, Bárbara Pereira,
Cristiano Figueiró e Evaristo do Nascimento;
Transhabitat, de Matheus Moreno e Fabio de Almeida;
#Rede_em_Rede, de Tatiana Guerche;
Compartilhar, de Kalinka Mallmann;
Luminescências, de Muriel Paraboni e Evaristo do Nascimento;
#CoTch1Di4nO, de Alexandre Montibeller, Eduardo Custodio, Evaristo do Nascimento,
Indira Zuhaira e Tideh Azevedo;
Abandonados, de Bárbara Pereira e Matheus Moreno;
e as obras convidadas
Batucada Genial Vol. 02, de Marcelo Birck;
Precursor Sombrio, de Alberto Semeler;
LOCKEY, de Cássio Machado, Eduardo Custodio, Giana Bonilla, João Krum, Julio Pinto,
Matheus Zanini e Matheus Pacheco.
A partir da participação do LabInter ao longo de 2015-16 no projeto Taller Fulldome – UVM – Undestanding Visual Music, realizado pelo CEIArtE/UNTREF e Planetário Galileo Galilei, de Buenos Aires, com coordenação do Prof. Dr. Ricardo Dal Farra, será apresentada a Mostra Topologia Fulldome que reúne as obras selecionadas, por Jurados na Argentina, em exibição no Planetário da UFSM.
A mostra do LabInter traz a palestra do Prof. Dr. Alberto Semeler/UFRGS, falando sobre As descobertas científicas sobre o cérebro, a invenção de dispositivos tecnológicos e suas possibilidades nas artes, e conta ainda com os laboratórios de criação Produção de Áudio para Fulldome e Videoarte e Edição em Premier, ministrado pelo Prof. Dr. Cristiano Figueiró/UFBA e pelo mestrando Muriel Paraboni/UFSM, respectivamente; encerrando com encontro e bate-papo com os artistas-pesquisadores do LabInter, com mediação da Profa. Dra. Andreia Machado Oliveira, coordenadora do laboratório. Todos os eventos são abertos ao público.