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Professores do 39º Festival Internacional de Inverno da UFSM

Felipe Avellar (Violoncelo)

O violoncelista paraibano Felipe Avellar de Aquino obteve sua formação musical no Brasil, como também nos Estados Unidos, país no qual residiu por seis anos. É formado em música pela Universidade Federal da Paraíba e tem Mestrado (violoncelo/performance) na Louisiana State University. Estudou na renomada Eastman School of Music (University of Rochester – Nova York), onde obteve o título de Doutor em Artes Musicais (DMA – violoncelo/performance). Dentre seus professores incluem-se Alan Harris, Marcy Rosen (de quem foi assistente), Dennis Parker e Nelson Campos. Além disso, tocou nas Master-Classes dos violoncelistas Janos Starker, Aldo Parisot, Antônio Meneses e Ronald Leonard. Vem desenvolvendo intensa atividade como solista e recitalista, tendo tocado concertos sob a regência de Paul Chou, Thiago Santos, Osvaldo D’Amore, Elena Herrera, Akira Mori, Eugene Egan, J. Alberto Kaplan, Carlos Veiga e Wolfgang Groth. Como camerista, foi membro do Quarteto Cord’Art, no Brasil, e do Artesan String Quartet, nos EUA


Milton Masciadri (Contrabaixo)

Milton Masciadri é Professor Universitário de Contrabaixo na Universidade da Geórgia desde 1984 e primeiro contrabaixo da Augusta Symphony desde 1985. Masciadri atuou como recitalista e solista em grandes orquestras sinfônicas na Europa, Ásia, América do Norte, América Central e América do Sul. Apresentou masterclasses em instituições musicais importantes como The Juilliard School, Manhattan School of Music, Conservatório de Paris, Guildhall School of Music em Londres, Conservatório de Moscou, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conservatório Nacional de Buenos Aires e Conservatório de Milão, entre muitos outros. Entre 2020/2021 apresentou-se em vários países Itália, Espanha, França, Uruguai, Argentina, Brasil, Costa Rica, Colômbia, Japão, Canadá, Austrália, Croácia e Estados Unidos. Já se apresentou no Carnegie Hall, La Scala, Ópera do Rio de Janeiro e Teatro Argentino de Buenos Aires. Detém o título de “Accademico” da Accademia Filarmonica em Bolonha, Itália – a mais antiga instituição de ensino musical da Europa. Recebeu a Medalha de Honra Brasileira por Realizações Acadêmicas por seus serviços musicais e educacionais ao povo brasileiro. Em 2015, Masciadri foi premiado com o Leonardo da Vinci World Award for the Arts pelo World Cultura Council, primeiro músico a receber o prêmio desde a sua criação e em 2016 a Universidade da Geórgia concedeu-lhe o SEC Academic Achiemvement Award. Masciadri se apresenta em um contrabaixo Testore de 320 anos, aparece no International Who’s Who in Music e tem gravações solo em DMR, ACA, Fondazione & Sinfônica Rótulos.


Luis Carlos Justi (Oboé)

Natural de Piracicaba, SP, estudou com Ernst Mahle, seu primeiro professor de oboé, e José Davino Rosa. Aperfeiçoou-se na Alemanha, na Musikhochschule de Hannover, com o Prof Ingo Goritzki. Retornando ao Brasil abriu o curso de bacharelado em Oboé na Unicamp, Campinas até se transferir para o Rio de Janeiro em 1985, onde criou o mesmo curso na UNIRIO, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, tendo ensinado Oboé e Música de Câmara até 2021 quando se aposentou. Foi oboísta do Quinteto Villa-Lobos por 38 anos, tendo-se dedicado sobretudo à música de câmara brasileira em especial à de Villa-Lobos. Com o Quinteto Villa-Lobos gravou inúmeros CDs com música de compositores brasileiros, inclusive a obra de câmara completa de Villa-Lobos com sopros. 


Fábio Cury (Fagote)

Mestre em Artes pela UNICAMP e Doutor em Música pela USP, é professor de fagote na Universidade de São Paulo desde 2000; é também Diretor da Orquestra Sinfônica da USP. Integrou, como fagotista solista, as mais importantes orquestras brasileiras, tais como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Além disso, tem se destacado como um versátil solista e camerista, revelando facetas pouco conhecidas de seu instrumento. Foi membro fundador da Camerata Aberta, grupo totalmente dedicado ao repertório contemporâneo com o qual foi premiado pela APCA e pela Revista Bravo. Seus esforços em prol da divulgação da música brasileira encontraram reconhecimento com o prêmio de Melhor Álbum de Música Erudita conferido pela APCA, em 2010, ao CD “Novas e Velhas Cirandas: Música Brasileira para Fagote e Orquestra”. Lançou ainda “Mignone por Fábio Cury: 16 Valsas para Fagote Solo”, pelo selo SESC, e “Santoro Inédito”, pelo selo Água Forte. 


 

Anderson Romero (Trompete)

Anderson Romero é professor de trompete na Eastern Michigan University e primeiro trompete assistente na New Jersey Symphony. Também foi professor de trompete adjunto na Texas A&M University-Commerce no ano de 2020. Atuou como trompete utility na Atlanta Symphony Orchestra durante a temporada 2017-2018. No Brasil, foi primeiro trompete da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí no ano de 2009. Atua frequentemente como músico convidado com a Detroit Symphony Orchestra, Detroit Opera e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, entre outros grupos. Também foi músico convidado com a The Atlanta Opera, Gulf Coast Symphony Orchestra, Meridian Symphony Orchestra e Ensemble Opera Nova Zürich (Switzerland). 

Anderson Romero é doutor em música pela University of Georgia, mestre pela University of Southern Mississippi, e bacharel em trompete pela Universidade de São Paulo. Seus principais professores incluem Philip Smith, David Bilger, Michael Tiscione, Jason Bergman, Daniel Kelly e Sergio Cascapera. 

Anderson é artista endorser da Bach.


Marcos Flávio (Trombone)

Doutor em Música/Performance pela UFMG. Especialista em Práticas Interpretativas da Música Brasileira pela UEMG. É Professor Associado da Escola de Música da UFMG, onde exerce intensa atividade didática e extensiva como coordenador do Coral de Trombones e Tubas da UFMG e Orquestra de Choro da UFMG. Profesdor convidado de vários festivais nacionais e internacionais. Dentre as várias gravações com artistas, grupos e orquestras, tem 3 CDs solo e 1 DVD: Chorobone (2005), Trombones Gerais (2007), Coletânea (2014) e o DVD Choro de Minas Ao Vivo (2016).

É artista Yamaha desde 2013 e é o atual Presidente da Associação Brasileira de Trombonistas (ABT).


Brett Jones (Marimba e Vibrafone)

É professor de Percussão na University of Wisconsin Superior. Na University of Colorado conclui sua graduação em Educação Musical com Dr. Douglas Walter, seu Mestrado foi na Texas Tech University com Don N. Parker e Lisa Rogers; e seu Doutorado na mesma instituição. Foi professor na Texas Tech University e Blinn College. É director da DSSYO Percussion Ensemble em Duluth, no estado de Minnesota; participa no Quarteto Sky-Blue Jazz, e em vários conjuntos de câmara nos estados de Wisconsin e Minnesota. Como pesquisador, já apresentou na National Conference on Percussion Pedagogy, no Dia de Percussão da Wisconsin Chapter da Percussive Arts Society’s, e também na convenção da Associação dos Educadores Musicais do Texas. Seus artigos foram publicados na Percussive Notes, The Instrumentalist, e School Band e Orchestra Magazine. Suas obras para percussão (composições e arranjos) foram publicadas pela C. Alan Publications, HoneyRock Publications e HaMaR Percussion Publications.


Alan Woo (Piano)

Elogiado pelo New York Times como um pianista com “segurança e vitalidade”, Alan Woo fez sua estreia no Lincoln Center no Alice Tully Hall tocando com a Juilliard Orchestra sob a batuta de Yannick Nézet-Séguin. Desde então, colaborou com os maestros Daniel Hege, Miguel Harth-Bedoya e Tito Muñoz em apresentações solo com as Sinfonias de Houston e Fort Worth e com a Music Academy of the West Festival Orchestra. Outras apresentações recentes incluem recitais solo nos EUA, Europa e Ásia. Woo foi apresentado no The McGraw Hill Financial Young Artists Showcase transmitido no WQXR em Nova York e se apresentou em locais como Carnegie’s Weil e Zankel Recital Halls. Um ávido músico de câmara, apresentou-sena Brooklyn Chamber Music Society, no Summer Fest da La Jolla Music Society, no Gamper Festival of Contemporary Music, no Bowdoin International Music Festival e no Juilliard’s Chamber Fest. Outros prêmios incluem prêmios nas competições de piano da High Point University, Ima Hogg, Iowa e Juilliard’s Gina Bachauer. Nascido em Arlington, Virgínia, Woo se formou na Juilliard School e no Peabody Conservatory, onde se formou em piano com Robert McDonald e Yong Hi Moon. Atualmente leciona na University of Georgia como Lecturer in Piano, tendo anteriormente ocupado cargos na Elizabeth City State University e no Peabody Institute.


Ana Flávia Frazão (Piano)

Sua interpretação possui uma mágica secreta”, declara o jornal alemão Badische Neueste Nachrichten sobre a pianista brasileira Ana Flávia Frazão. Sucesso de crítica e de público em diversos países por onde se apresenta, vem constantemente se projetando no cenário brasileiro por seu toque refinado e bastante expressivo. Natural de Goiânia, formou-se na Universidade Federal de Goiás, realizou mestrado e doutorado com nota máxima na Escola Superior de Música de Karlsruhe, na Alemanha, onde morou por oito anos. Seu trabalho é apreciado em países como Itália, Alemanha, Croácia, Japão, Estados Unidos, países da América do Sul, bem como em diferentes cidades brasileiras, onde frequentemente realiza turnês. Possui diferentes gravações em Duo com o contrabaixista Milton Masciadri e com o violinista Laurent Albrecht Breuninger. Professora Associada da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, desde 2004, na área de piano e música de câmara, com larga experiência como docente, é frequentemente convidada para ministrar cursos e masterclasses em diversas universidades, centros de música e festivais. Ana Flávia, concilia a movimentada carreira pianística com a direção artística de projetos consolidados nacionalmente que oferecem programação dedicada à música de concerto em Goiânia, como as séries Concertos na Cidade, Concertos UFG, Concertos Unimed, Simpósio Internacional da Performance e outros.


Iramar Rodrigues (Educação Musical)

Nascido no Brasil, é professor do Instituto Dalcroze em Genebra (Suíça). Cursou Música – Piano, no Conservatório Musical de Uberlândia e na Faculdade de Artes de Uberlândia, onde foi professor durante alguns anos. Seguiu sua formação no Instituto Inter-Americano de Educação da Universidade do Chile, onde se tornou especialista em Educação Musical. Foi professor de Didática e Pedagogia da Música no Instituto de Artes da Universidade Federal de Goiás. Iramar Rodrigues é um dos difusores da rítmica de Dalcroze no mundo. Pianista por formação, encontrou em Dalcroze a pedagogia mais próxima do ser humano. “É através do ser humano que aprendemos a sentir a música. A educação é por e para a música.” Jaques-Dalcroze ofereceu, há mais de 100 anos, uma pedagogia revolucionária para a música, a dança e o teatro. Atualmente Iramar Rodrigues é professor de Rítmica, Solfejo, Improvisação e Pedagogia do Solfejo, cargos que ocupa desde 1975.


Renato França Bandel (Viola)

Nascido em Piracicaba-SP, iniciou seus estudos de música aos seis anos de idade, com sua mãe. Renato é mestre em Música pela Universidade de Artes de Berlim. Aos 20 anos recebeu uma bolsa para estudar na Academia da Orquestra Filarmônica de Berlim. Realizou concertos com a orquestra sob regência de Claudio Abbado, Daniel Barenboim, Seiji Ozawa, Günter Wand, Zubin Mehta, Bernard Haitink, Simon Rattle, Nikolaus Harnoncourt entre outros, em várias cidades europeias. Com esta orquestra, realizou diversas gravações de CD e DVD. Durante sua estada de sete anos em Berlim, integrou a “Ensemble Oriol Berlin”, realizando concertos na Alemanha, México, Portugal, com renomados solistas internacionais. Atuou também como músico convidado na Orquestra Gulbenkian (Lisboa / Portugal). Coordenou as edições de 2009, 2010 e 2011 do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Sua experiência como docente inclui a USP Ribeirão Preto, Faculdade Cantareira, Conservatório de Tatuí e Instituto Baccarelli. Atuou como chefe de naipe de importantes orquestras do Brasil, Osesp, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, OSB, entre outras. Renato exerce intensa atividade como camerista e solista. Participa como professor nos mais importantes festivais de música do Brasil, como Campos do Jordão, Curitiba, Poços de Caldas, entre outros. Atualmente trabalha como gerente artístico do Conservatório de Tatuí. e tem participação intensa nos mais importantes Festivais do Brasil e da América Latina, atuando como músico convidado, solista e docente.


Maria Fernanda Krug(Violino)

Ex aluna do violinista Salvatore Accardo, a violinista Maria Fernanda Krug tem atuado como solista e camerista nas mais importantes salas de concertos.
Atua como solista em importantes orquestras internacionais como Salzburg Chamber Soloists da Áustria, Kremlin Chamber Orchestra da Rússia e Capella Bydgostiensis da Polônia e nacionais como Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Bachiana Chamber Orchestra, Orquestra Sinfônica de Heliópolis, Amazonas Filarmônica entre outras. 
Foi membro da Salzburg Chamber Soloists, tendo atuado em importantes turnes em grandes salas de concerto pela Europa, EUA, Japão e México.
Se apresentou em recitais no Festival Tartini na Eslovenia e com seu trio Krug- Vanzella- Savytzky no Performing Arts Center de Moscou, uma das principais salas da Rússia. 
É violinista chefe de naipe da Orquestra Sinfônica Municipal de SP e coordenadora e fundadora da Cantilena Ensemble.
Seu trabalho na Cantilena a levou em mais de 40 cidades brasileiras.
Gravou pelo selo europeu Dux Records como solista frente à Orquestra polonesa Capella Bydgostiensis sob a regência do Maestro brasileiro Jose Maria Florencio obras de Marlos Nobre e Beetholven da Cunha. Foi membro do conselho técnico do Instituto Elga Marte e tem sido constantemente convidada para bancas julgadoras dos principais concursos de violino do Estado de Sao Paulo.
Desenvolve intenso trabalho com sua classe particular de alunos.

“ Eccellenti doti tecniche e una musicalità fuori dal comune”. Salvatore Accardo, violinista


Raul Costa d’Avila (Flauta)

Flautista, professor do Centro de Artes (CA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Coordenador do Laboratório de Pedagogia e Performance da Flauta Transversal (LaPPerF). Doutor em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Escola UFBA, Mestre pela Faculdade Carlos Gomes (SP) e Bacharel pela UFMG na classe do Prof. Expedito Vianna. Mineiro de Ubá, vem participando ativamente dos Festivais da Associação Brasileira de Flautistas (ABRAF), XXII Seminários Internacionais de Música da UFBA (2023), NOVAS TRÍADES (UFSM), Encontros de Flautistas /RS, IV Convention Française de la Fûte (Paris), Cycle de Musique Contemporaine du Brésil (Paris), entre outros, seja oferecendo master classes, oficinas, palestras e/ou recital. Autor do livro “A Articulação na Flauta Transversal Moderna: uma abordagem histórica, suas transformações, técnicas e utilização” (Editora da UFPel / 2004). Suas apresentações atuais têm focado a literatura para flauta solo, contemplando música barroca, moderna e contemporânea, música brasileira, além de composições autorais. Em 2022 seus “Poemas Sonoros” para flauta solo foram publicados em livro na Lund University (Suécia), pelo Prof. Dr. Anders Chapelon. “Singelezas”- seis miniaturas para flauta solo, foi selecionada como peça de confronto no “I Concurso Virtual Internacional de Flauta” promovido pela Asociación Colombiana de Flautistas, em 2020. Atualmente é Vice-Presidente da ABRAF (2023-2026), integra a Comissão Científica da Associação da ABRAF. Recentemente sua composição” Mani – a lenda”, para piccolo solo, teve sua estreia em uma versão para piccolo, cordas e tímpano em parceria com o amigo e compositor Ivanov Basso, durante o XX Festival Internacional de Flautistas da ABRAF, através da Orquestra Amazonas Filarmônica, em Manaus (AM). É Coordenador adjunto do projeto de pesquisa “Avendano Junior: a tradição do Choro em Pelotas – a construção de um arquivo colaborativo da música e memória de Pelotas e Região”, desenvolvido na UFPel.


Maestro Cláudio Ribeiro (UFRGS)

Mestre em Música pela University of Denver (USA). Na Europa, foi discípulo de Guennadi Rozhdestvensky. Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (1995-1998) e Maestro Associado da Orquestra de Câmara de Blumenau (1993-2000). Guest Conductor da Denver Philharmonic (USA), na temporada 2006/2007. Desde 1984 desenvolve intensa atividade musical e docente/extensionista na UFRGS. Artista convidado especial nas comemorações internacionais do Ano Mozart, Frankfurt/2006. Em 2022, cumpre 43 anos de atividade musical no Brasil e em vários países, à frente de prestigiosas orquestras, dirigindo grandes nomes da cena lírica, como Montserrat Caballé, Kiri Te Kanawa, Laura de Souza, Renato Bruson, Raina Kabaiwanska, Mario Sereni, Lucio Gallo e Adelaide Negri, assim como outros
vários renomados artistas, como Nelson Freire, Hagai Shaham, Ingrid Häbler, Fernando Lopes, Walter Boykens, Misha Maisky. É um dos artistas brasileiros com maior número de registros em áudio e vídeo. Recebeu vários prêmios nacionais e internacionais. Os compositores Armando Albuquerque, Antônio Carlos Cunha, Bruno Kiefer, Paulo Dorfman, Sandra Mohr e Ulises Ferretti lhe dedicaram obras. A partir de 2011, ingressa no campo da Antropologia, desenvolvendo trabalhos junto aos povos Guarani, Kaingang (Brasil) e Yanesha (Perú), bem como colaborando como articulista em diversas revistas e livros, tendo como ênfase Xamanismo e Antropologia Política. Em junho de 2016 foi agraciado com a Medalha de Paz da ONU.