A nova marca do Centro de Artes e Letras (CAL) é composta por símbolo e logotipo e trata-se de um redesenho da marca desenvolvida por Joaquin da Fonseca.
No redesenho da marca do CAL foram buscados maior clareza, harmonia, legibilidade, suavidade, dinamismo e modernidade, isso tudo sem fugir do elemento clássico; outro fator importante que norteou o redesenho foi a necessidade de representar na marca o que o CAL é e representa.
Para tanto primeiramente foi retirado o retângulo que circundava a antiga marca permitindo assim arejamento e soltura ao redesenho.
As proporções do símbolo foram modificadas tornando-o mais harmônico e equilibrado. As linhas receberam uma diferenciação de espessura ao decorrer do desenho, trazendo, assim, um maior dinamismo à forma, além de suavizá-la.
As mudanças nas linhas e proporção permitiram uma compactação na marca, o que anteriormente era feita pelo retângulo.
A Tipografia utilizada foi a Humanist 521 por ser a tipografia padrão da Universidade Federal de Santa Maria.
A cor escolhida foi um tom de dourado o que remete ao clássico, à antiguidade, realeza, sabedoria, riqueza, ao belo, ou seja, tudo o que o Centro de Artes e Letras representa e é.
Abaixo pode ser feito o download das versões da marca para uso.
– versões em bitmap com fundo transparente (PNG)
60 Anos do CAL
Este ano, comemorando os 60 anos do Centro de Artes e Letras será adotado a identidade visual comemorativa.