Outubro, novembro e dezembro de 2012
O I Encontro sobre Pedagogia do Piano ocorreu no formato de diversos pequenos encontros quinzenais, ocorridos no Departamento de Música da UFSM, concomitantemente com a disciplina “Introdução à Pedagogia do Piano”, pertencente ao projeto político-pedagógico do Curso de Bacharelado em Piano da UFSM. O principal objetivo era promover o diálogo entre professores de piano mais experientes e alunos regulares do curso de Música da UFSM pertencentes à comunidade local. Os tópicos para os encontros sobre pedagogia do piano 2012 foram escolhidos baseados, em geral, em dificuldades e desafios enfrentados pelo professor de piano e, para a escolha destes, foram utilizados basicamente três tipos de fontes: reflexões sobre a trajetória da professora coordenadora dos encontros como professora de piano, a qual inclui ensino privado e público de crianças, adolescentes e jovens provindos de diferentes contextos sócio-econômicos; bibliografia básica de apoio ao professor de piano; e relatos de professores de piano em formação inicial que citaram os aspectos mais relevantes aprendidos em cursos de pedagogia do piano (SLAWSKY, 2011). Dessa forma, cada assunto foi escolhido e abordado pela professora coordenadora e por convidados em forma de palestras, oficinas, debates e workshops, sempre procurando estimular a participação dos envolvidos no evento. O evento contou com apoio da UFSM, através do edital FIEX/2012 (Fundo de Incentivo à Extensão).
Os Encontros sobre Pedagogia do Piano 2012 aconteceram entre os meses de outubro e dezembro e abordaram os seguintes tópicos:
- empreendedorismo na profissão;
- princípios do aprendizado humano e o ensino do piano;
- materiais e métodos para o ensino do piano;
- princípios técnicos da escola pianística de Dorothy Taubman;
- repertório brasileiro para níveis intermediários;
- relação entre expressividade e gesto musical.
Palestrantes convidados em 2012 e temas abordados
Vera Vianna (UFSM, Santa Maria- RS)
“O Repertório Brasileiro de Nível Intermediário”
Fernanda e Julio Machado (Piano Class, Pelotas- RS)
“Profissão e sobrevivência”
Mauricy Martin (UNICAMP, Campinas- SP)
“A escola pianística de Dorothy Taubman”
Lucimar Marchi (Oficina de Música, Santa Maria- RS)
“Gestão de uma Escola de Música”
Monica Hassan (Cia. Sinfônica de Bolso, Bauru- SP)
“A Música do Gesto: a linguagem direta da emoção”
Cláudia Deltregia (UFSM, Santa Maria- RS)
“A Primeira aula de Piano: O quê ensinar?”
“Desenvolvendo habilidades diversas: improvisação, percepção, técnica, teoria, repertórios”
“Princípios do Aprendizado Humano”
“Leitura Musical”
“Ensino de Piano para Crianças”
Comissão Organizadora:
Profa. Dra. Claudia Fernanda Deltregia -UFSM (coordenadora)
Cheila Mari Filippin Oba (acadêmica do curso de música da UFSM)