Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria
06/10/2014 00:00 - 08/10/2014 00:00
Notícias do Evento sigatec-i
Descrição
As linhas temáticas do evento são:
- Desenvolvimento/Produção de Jogos Online/Educativos, Mundos virtuais, Mídia Locativas e Tecnologias na Educação.
- Gestão e desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede.
- Pesquisa e Relatos de Experiências com Jogos Online/Educativos, Mundos virtuais e Tecnologias/Arte Interativa na Educação.
No evento, você poderá apresentar resultados de pesquisas acadêmicas, relatos de experiência ou produtos tecnológicos. Serão aceitos trabalhos que enfatizem:
- a) jogos educativos (e/ou comerciais).
- b) Mundos virtuais.
- c) Mídias Locativas.
- d) Softwares educativos .
- e) Tecnologias na educação .
- f) Artes Interativas .
COMISSÃO ORGANIZADORA
Doutorado em Informática na Educação pela UFRGS e pela Université de Montreal-Canadá, Mestre em Psicologia Social pela UFRGS e Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais pela UFRGS. Atualmente é membro dos grupos de pesquisa: Corpo, Arte e Clínica – UFRGS; SenseLab research-creation group – Concordia University, Canadá; Arte e Tecnologia – UFSM; e coordenadora do GPC InterArtec/Cnpq e do LabInter UFSM. Professora Adjunta da UFSM de Pós-graduação em Artes Visuais no Centro de Artes e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede no Centro de Educação.
Graduando em Letras – Licenciatura – Habilitação em Inglês e Língua Inglesa, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente atua como professor de Língua Inglesa pela escola de idiomas CCAA, além de atuar como bolsista do Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC) e integrante dos projetos de pesquisa, na UFSM, que estudam recursos digitais para o ensino de inglês como língua estrangeira tanto na modalidade presencial como a distância.
Mestrando do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Educacionais em Rede pela UFSM, possui Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pela Faculdade Internacional de Curitiba e Graduação em Letras – Licenciatura – Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola e Respectivas Literaturas pela Faculdade Metodista de Santa Maria. Atualmente, é professor de língua espanhola na cidade de Restinga Seca. Participa, ainda, de projetos de pesquisa da UFSM.
Mestranda em Tecnologias Educacionais em Rede, Especialista em Tecnologia da Informação e comunicação aplicada a Educação; Graduação em Letras (português e Inglês com as respectivas Literaturas) pela Pontifícia Universidade Católica, RS. Tem experiência na área de Ensino de Língua Portuguesa e Redação no Ensino Fundamental e Médio. Participa do grupo de pesquisa (NUPEAD).
Acadêmico de graduação do curso de Letras – Licenciatura – Habilitação Inglês e Literaturas Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista administrativo do Laboratório de Línguas (LabLin).
Acadêmico do Curso de Engenharia de Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui formação Técnica em Informática, com experiência em Manutenção e Suporte.
Graduando em Ciências da Computação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é bolsista do programa FIPE Junior, junto ao Laboratório de Ensino-Aprendizagem de Línguas OnLine, onde desempenha função técnica de programação.
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2002), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, na linha de pesquisa de automação industrial de processos. Atualmente é professor adjunto da UFSM, filiado ao Departamento de Processamento de Energia Elétrica (DPEE) no Centro de Tecnologia (CT)..
Graduando em Ciências da Computação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é bolsista do Programa Institucional de Voluntário em Iniciação Científica (PIVIC), junto ao Laboratório de Ensino-Aprendizagem de Línguas OnLine, onde desempenha função técnica em programação e desenvolvimento de jogos.
Graduado em Artes Visuais Licenciatura Plena em Desenho e Plástica, com ênfase em Pintura, pela UFSM, Pós-graduando no programa de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação UFSM e Graduando em Artes Visuais – Bacharelado em Desenho e Plástica com ênfase em pesquisas na linguagem de Cerâmica. Linhas de Interesse e Investigação: Poéticas Visuais, Estudos da Cultura Visual, Educação a Distância, Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem, Dispositivos Móveis, Narrativas Digitais.
Acadêmica de graduação do curso de Letras Inglês pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), junto ao Laboratório de Ensino-Aprendizagem de Línguas a distância (LabEon).
Graduação em Letras – Português e Espanhol pela Faculdade Metodista de Santa Maria. Realiza a Pós-Graduação nível Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Língua Estrangeira. Tem experiência na área de Língua Portuguesa e Língua Espanhola. Trabalhou como Professora voluntária em Projetos do Ensino de Língua Espanhola em Escolas públicas Estado e Município em Santa Maria. Atualmente, participa como voluntária no Núcleo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem de Língua a Distância, onde investiga o uso de tecnologias na educação.
Graduando em Sistemas Para Internet na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é bolsista do Programa Fundo de Incentivo à Inovação Tecnológica (FIT – BIT), junto ao Laboratório de Ensino-Aprendizagem de Línguas OnLine, onde desempenha função técnica em Sistemas Para Internet.
Mestrando em Artes Visuais no PPGART/UFSM, linha de pesquisa Arte e Tecnologia. Bolsista CAPES, Formado em Artes Visuais-Licenciatura plena na UFSM. Membro do Laboratório Interdisciplinar Interativo e grupo de pesquisa e criação, atuando nas áreas de arte e tecnologia, fotografia, vídeo arte, gameart e áreas adjacentes às tecnologias digitais. Atualmente, também é fotógrafo criminalístico do Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul.
Graduanda do curso Letras Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua como bolsista no Projeto de Games I-AI3 e monitora de língua Inglesa Skill 2.
Graduanda do Curso de Licenciatura Letras-Inglês pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com Área de Interesse em Metodologias de Ensino e o uso de Tecnologia em Educação.
Possui graduação em Letras – Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Letras pela UFSM. Foi bolsista no Programa de Estágio de Doutorado no Exterior, na Iowa State University. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas a distância, linguística aplicada. Desenvolve pesquisas em EAD, focalizando o desenvolvimento de cursos online, games educativos, produção de material didático digital e formação de professores para EAD.
Graduando em Engenharia da Computação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é bolsista do Programa Institucional de Voluntário em Iniciação Científica (PIVIC), junto ao Laboratório de Ensino-Aprendizagem de Línguas OnLine, onde desempenha função técnica em design e programação.
APOIO TÉCNICO
Possui graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário Franciscano. Tem experiência na área de Comunicação Social – Jornalismo, com atuação em diversas áreas durante o período da graduação.
Mestrando em Artes Visuais no PPGART/UFSM, linha de pesquisa Arte e Tecnologia. Membro do Laboratório Interdisciplinar Interativo, grupo de pesquisa e criação e membro do grupo de pesquisa: Escultura e objeto tridimensional: transversalidades e compartilhamentos contemporâneos. Cursando Licenciatura em Artes Visuais pela UFSM. Arquiteto Urbanista, graduado pelo Centro Universitário Franciscano de Santa Maria e Bacharel em Artes Visuais Atelier de Objetoarte e Multimeios pela UFSM..
Mestrado em Artes Visuais na Concordia University, Bacharelado em Artes Visuais em Produção Cinematográfica (Bachelor of Fine Arts in Film Production na Concordia University e Bacharelado em Ciências em Engenharia Civil na University of New Brunswick. Tem experiência nas áreas de Cinema Documental, Publicidade, Marketing e é revisor de revistas acadêmicas internacionais. Integrante dos grupos de pesquisa: SenseLab/Concordia University/Canadá e GPC.InterArtec/UFSM.
Programação
PALESTRANTES CONFIRMADOS
ARLETE DOS SANTOS PETRY
É doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP tendo pesquisado os temas Jogo, Autoria, Produção de Conhecimento e Jogos Digitais. Atualmente encontra-se na Universidade de Toronto, pesquisando a apropriação dos Jogos Digitais pelas crianças. Sua pesquisa de Pós-doutorado sobre Jogos Digitais está em andamento na ECA USP, com apoio da FAPESP. Sua pesquisa em Comunicação ampara-se na Filosofia, na Semiótica, na Psicanálise e na Educação. Possui graduação em Psicologia e mestrado em Educação na UNISINOS..
DINORA MORAES DE FRAGA
Graduada em Letras e Filosofia pela UFRGS, mestrado em Letras pela UFRGS e doutorado em Lingüística pela USP. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ambiente digital, ambiente virtual de aprendizagem, tecnologia, games e ensino aprendizagem de línguas. Desenvolve estudos no campo da semiótica, como teoria para compreensão das linguagens multimodais. Participa de grupos que estudam as concepções de interdisciplinaridade como paradigma cientifico pós moderno.
HERMES RENATO HILDEBRAND
Graduado em Matemática pela PUCSP, Mestrado em Multimeios pela UNICAMPI e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUCSP. Atualmente é professor da UNICAMP e da PUCSP e exerce o cargo de coordenador do Programa de Pós-Graduação, da PUCSP e coordenador associado na UNICAMP. Tem experiência nas áreas de matemática, semiótica, educação, comunicação, marketing, publicidade, propaganda, artes e jogos eletrônicos, com ênfase no uso das tecnologias digitais, instalações interativas e sistemas digitais. Estuda o potencial destas interfaces e ferramentas para uso em processos educacionais.
MARCELO ROBERTO GOBATTO
É bacharel em artes visuais pela UFRGS; Possui mestrado e doutorado em Artes Visuais pela UFRGS. Doutor em Poéticas Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS, onde desenvolveu pesquisa sobre a montagem e narrativa no cinema. Sua tese Procedimentos disjuntivos de montagem e narrativas sensoriais transita entre os campos da teoria e história do cinema, videoarte, arte contemporânea, filosofia e literatura e teve como foco principal os procedimentos e práticas do cinema experimental e do cinema moderno. Tem produção sistemática desde 2009 na área de Artes Visuais, trabalhando com vídeo, filmes experimentais e documentais.
JERÔNIMO SIQUEIRA TYBUSCH
Doutor em Ciências Humanas pela UFSC; mestre em Direito Público pela UNISINOS; graduado em Direito pela UNISC. Professor Adjunto no Departamento de Direito da UFSM. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito. Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede. Professor Pesquisador I – UAB. Desenvolve pesquisas nas áreas de Teoria do Direito; Direito Público; Direito Ambiental; Ecologia Política e Direito; Direito Ambiental Urbanístico; Direito e Novas Tecnologias; Tecnologias da Informação e Comunicação; Sustentabilidade, Risco e Decisão Jurídica.
MARCELO PUSTILNIK DE ALMEIDA VIEIRA
Doutor em Educação na FE-Unicamp (2011). Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra pelo IG-UNICAMP (2005), Graduado em Pedagogia pela FE-UNICAMP (2002), Coordenador UAB/UFSM, Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM – RS .
RAQUEL GUERRA
Professora Assistente na UFSM, desenvolve projetos no campo da pedagogia teatral, educação e cultura. Doutoranda e Mestre em Teatro pelo Programa de Pós Graduação em Teatro da UDESC; Bacharel em Interpretação Teatral pela UFSM. Atualmente participa na organização de eventos culturais como o Seminário da Licenciatura em Teatro; Mostra de Teatro e Encontro Internacional de Palhaços da Coxilha; É coordenadora de área do Projeto de Teatro do Programa PIBID/UFSM, do projeto de pesquisa “Teatro e tecnologias”, dos projetos de extensão “Teatro em ação e educação” e “O Desafio da técnica: luta cênica e perna de pau”.
RODRIGO AYRES DE ARAÚJO
É graduado em História, pela UNISO, com iniciação em Mestrado em História Social pela USP, Pós-Graduação em Programação e Produção de Games pelo SENAC. Atua cerca de 16 anos como professor de História e Geografia, em colégios públicos e particulares. É conhecido pelo uso das tecnologias na educação, como uso de games, animações e quadrinhos produzidos para os alunos. Possui prêmios como o E-Games e o Games for Change 2011, com o Game Amazônia Biodivertida e o Moedas Criativas da Cidade do Conhecimento na USP, além do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores e do Prêmio Ensinar e Aprender. É Game designer do Portal Clickideia
DEBORA KRISCHKE LEITÃO
Possui graduação em Ciências Sociais, mestrado e doutorado em Antropologia Social pela UFRGS, com período de estágio no exterior junto ao Institut d’Histoire du Temps Présent e a École des Hautes Études en Sciences Sociales. Atualmente é professora adjunta do departamento de Ciências Sociais da UFSM, área de Antropologia. É membro do comitê coordenador do Corpus: Groupe International d Études Culturelles sur le Corps. É membro do Grupo Interinstitucional de Estudos de Cibercultura. Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: internet, mundos virtuais, corpo, consumo, identidades.
ROSECLEA DUARTE MEDINA<
Possui graduação em Ciências Contábeis pela UFSM, especialização em Sistemas de Computação pela UFSM, mestrado em Computação pela UFRGS e e doutorado em Informática na Educação pela UFRGS.Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Laboratórios Virtuais, Informática na Educação, Aprendizagem Significativa, Redes de Computadores, Realidade Virtual
VIVIANE MARIA HEBERLE
É professora da Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisadora 1D do CNPq. Possui graduação em Letras Português / Inglês pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestrado em Lingüística e Letras pela PUCRS, doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela UFSC e pós-doutorado pela University of Sydney, Austrália. Foi professora visitante do Westhill College em Birmingham, Inglaterra.Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente em análise crítica do discurso, linguística sistêmico-funcional, ensino de língua inglesa no Brasil, gênero, multimodalidade e multiletramentos.
NARA CRISTINA SANTOS
Nara Cristina Santos realizou Pós-Doutorado em Artes Visuais pela UFRJ.É Doutora em Artes Visuais pela UFRGS, Mestre em Artes Visuais pela UFRGS. Bacharel em Desenho e Plástica Habilitação Desenho Artístico (1990) e Licenciada em Educação Artística Habilitação Artes Plásticas pela UFSM.É Professora do Departamento de Artes Visuais, onde desenvolve pesquisa na área de Artes Visuais, em História e Teoria da Arte Contemporânea, com ênfase em Arte e Tecnologia Digital. Coordena o Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais/LABART e lidera o grupo de pesquisa Arte e Tecnologia. É avaliadora Institucional e para área de Artes no INEP/MEC.
SUZETE VENTURELLI
Pós-doutorado na USP, Escola de Comunicação e Artes. Concluiu o doutorado em Artes e Ciências da Arte pela Universidade Sorbonne Paris I, e o um dos mestrados em Histoire de l’Art et Archeologie na Universite Montpellier III -Paul Valery, França. Graduada em Licenciatura em desenho e plástica pela Universidade Mackenzie em São Paulo. É professora e pesquisadora da Universidade de Brasília e desenvolve trabalhos em arte computacional. Participa de congressos e exposições com ênfase na relação da Arte com a Ciência da Computação e Tecnologia de Comunicação.
SUSANA CRISTINA DOS REIS
Possui graduação em Letras – Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Letras pela UFSM. Foi bolsista no Programa de Estágio de Doutorado no Exterior, na Iowa State University. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas a distância, linguística aplicada. Desenvolve pesquisas em EAD, focalizando o desenvolvimento de cursos online, games educativos, produção de material didático digital e formação de professores para EAD.
JAMES PAUL GEE
He is the Mary Lou Fulton Presidential Professor of Literacy Studies at Arizona State University. He is a member of the National Academy of Education. His most recent books both deal with video games, language, and learning. Some of his books are What Video Games Have to Teach Us About Learning and Literacy (2003, Second Edition 2007) and Situated Language and Learning (2004), Good Video Games and Good Learning: Collected Essays; Woman as Gamers: The Sims and 21st Century Learning and Language and Learning in the Digital World (to appear), both written with Elizabeth Hayes. Prof. Gee has published widely in journals in linguistics, psychology, the social sciences, and education.
JORGE F. FARIAS JR.
Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. No período entre 2006 e 2007 foi Pesquisador Visitante na Universidade da California-Los Angeles / Departamento de Antropologia / Centro de Linguagem, Interação e Cultura, onde desenvolveu estudos e pesquisas relacionadas ao Doutorado. Atualmente é Professor Adjunto e Pesquisador do Departamento de Letras e Ciências Humanas, da UFRPE. Tem interesse em estudos voltados às questões de Gêneros Textuais, Multimodalidade e Ensino a Distância.
MINICURSISTAS
JULIO CAETANO COSTA
Terapeuta Ocupacional, Doutor em Informática na Educação pela UFRGS, membro de equipe de pesquisa do Núcleo de Estudos em Subjetividade, Tecnologia e Arte – NESTA na UFRGS, da gpc-InterArte, da UFSM, do Centro de Pesquisa em Intermedialidade – CRIalt da Universidade de Montreal, e do Laboratório de Museologia e de Engenharia da Cultura – LAMIC, da Universidade LAVAL, em Quebec, ambas no Canadá. Especialista em Gestão e Desenvolvimento em Saúde e Mestre em Psicologia Social e Institucional, é Terapeuta Ocupacional na Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Possui Mestrado em Artes Visuais na Concordia University, Bacharelado em Artes Visuais em Produção Cinematográfica (Bachelor of Fine Arts in Film Production na Concordia University e Bacharelado em Ciências em Engenharia Civil na University of New Brunswick. Tem experiência na áreas de Cinema Documental, Publicidade, Marketing e Tradduçao e é revisor de revistas acadêmicas internacionais. Integrante dos grupos de pesquisa: SenseLab/Concordia University/Canadá e gpc.InterArtec/UFSM/Brasil.
Obteve o título de engenheiro eletricista pela UFSM, o título de mestre em ciência da computação pelo ITA, o título de especialista em direitos da propriedade intelectual de sistemas multimídia, Genebra, Suíça, e o título de doutor em ciência da computação pelo ISLA da Universidade de Amsterdam. Dr. dOrnellas é professor associado, em tempo integral, do Departamento de Computação Aplicada e diretor do Laboratório de Computação Aplicada. Ele é também membro do Programa de Pós-Graduação em Informática e Mestrado Profissionalizante em Ciências da Saúde. Sua pesquisa é focada em processamento de imagens, interfaces naturais inteligentes.
Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria(2012) e atualmente é aluno de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em informática na UFSM. Atua em projetos conjuntos com ênfase na aplicação e construção de jogos sérios utilizando Interfaces Naturais voltados à área da saúde.
Possui graduação em Jogos Digitais pela Universidade Feevale. Tem experiência na área de Ciência da Computação , com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação.
Atualmente é acadêmica do Curso de Artes Visuais Licenciatura Plena, da Universidade Federal de Santa Maria. Bacharel em Artes Visuais habilitação em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Especialista em Literatura Brasileira pelo Centro Universitário Franciscano (2009). Membro Interartec/Cnpq e Labinter/PPGART/CAL/UFSM. Bolsista PIVIC 2012. Bolsista PROEXT 2013.
Graduada em Ciências. Especialização em Informática Educativa pela UFES, em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à Educação pela UFSM, em Mídias na Educação pela UFSM, atualmente Mestranda em Tecnologias Educacionais em Rede e participando do Grupo de pesquisa gpc-InterArtec. Coordenadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais – NTE de Cruz Alta/9aCRE, atuando principalmente na formação continuada de professores.
Professora da Universidade Federal de Santa Maria. Licenciada em Letras-Inglês e em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Letras – Lingüística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Maria e doutora em Letras-Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina. Interesses de pesquisa: Análise Crítica de Gênero, Lingüística Sistêmico-Funcional, Análise do Discurso Multimodal, Hipermodalidade, Multiletramento, Línguas para Fins Acadêmicos, Leitura em Inglês.
MEDIADORES
Doutorado em Informática na Educação pela UFRGS e pela Université de Montreal-Canadá, Mestre em Psicologia Social pela UFRGS e Graduada em Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais pela UFRGS. Atualmente é membro dos grupos de pesquisa: Corpo, Arte e Clínica – UFRGS; SenseLab research-creation group – Concordia University, Canadá; Arte e Tecnologia – UFSM; e coordenadora do GPC InterArtec/Cnpq e do LabInter UFSM. Professora Adjunta da UFSM de Pós-graduação em Artes Visuais no Centro de Artes e Letras e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede no Centro de Educação.
Professora da UFSM. Licenciada em Letras-Inglês e em Letras-Espanhol pela UFSM. Mestre em Letras – Lingüística Aplicada pela UFSM e doutora em Letras-Inglês pela UFSC. Interesses de pesquisa: Análise Crítica de Gênero, Lingüística Sistêmico-Funcional, Análise do Discurso Multimodal, Hipermodalidade, Multiletramento, Línguas para Fins Acadêmicos, Leitura em Inglês como Língua Estragenira, Ensino de Línguas, Formação de Professores.
Graduada em Letras Língua Espanhola e respectivas Literaturas pela UFSM, Mestrado em Letras pela UCPel e Doutorado em Letras pela UCPel, com orientação do prof. Dr. Vilson Leffa. Foi professora da IPA de Santa Maria de março de 2003 até outubro de 2009. Atualmente é professora Adjunto da UFSM com dedicação exclusiva. Tem experiência na área de Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Espanhola, Ensino Mediado por Computador, Internet, Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas à educação, Educação a Distância, Objetos de Aprendizagem e Formação de Comunidades Virtuais.
Possui graduação em Letras – Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Letras pela UFSM. Foi bolsista no Programa de Estágio de Doutorado no Exterior, na Iowa State University. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Inglês, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas a distância, linguística aplicada. Desenvolve pesquisas em EAD, focalizando o desenvolvimento de cursos online, games educativos, produção de material didático digital e formação de professores para EAD.
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2002), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, na linha de pesquisa de automação industrial de processos. Atualmente é professor adjunto da UFSM, filiado ao Departamento de Processamento de Energia Elétrica (DPEE) no Centro de Tecnologia (CT).
Graduada em Comunicação Social Habilitação em Publicidade e Propaganda pela UFSM. Fez especialização em Letras Inglês na UNIFRA e Mestrado em Letras, na área de Estudos Linguísticos pela UFSM, onde atua deste 1999 como professora. Atuou por mais de 10 anos como professora de inglês no ensino médio e em cursos livres de idioma. Na universidade, atua desde 1999 na àrea de Letras- Lingüistica Aplicada ao Inglês. Seus principais interesses de pesquisa enfocam linguística sistêmico-funcional, gêneros discursivos e multimodalidade.
Inscrição
PROFESSORES E PESQUISADORES
CONTA: 220.684-6
ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO
CONTA: 220.684-6
ALUNOS DE GRADUAÇÃO
CONTA: 220.684-6
OUVINTES EXTERNOS
CONTA: 220.684-6