Evento on-line - UFSM
06/10/2021 07:00 - 08/10/2021 20:00
Descrição
Convidamos a comunidade científica para o IV Simpósio Internacional sobre Games, Gamification e Tecnologias na Educação, a realizar-se nos dias 06, 07 e 08 de outubro de 2021, pelas Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Este evento on-line tem o objetivo de discutir as implicações do uso de jogos digitais, gamificação, ensino remoto, produção de material no contexto digital, design thinking, multimodalidade, metodologias ativas e tecnologias digitais no ensino, mais especificamente nas práticas pedagógicas realizadas na universidade ou no contexto escolar.
Para participar do evento como palestrantes, foram convidados professores pesquisadores de diversas áreas, dentre eles estão: William Cope (University of Illinois, Urbana-Champaign), Romero Tori (Poli/USP), Natalie Denmade (Moojo/Au), Armando Toda (USP), Sam Adam (Startup Iniciativa Divulgadores), Giani Petry (Politécnico/UFSM), Ronaldo Gomes Júnior (UFMG), Felipe Becker Nunes (Politécnico/UFSM), João Ricardo Bittencourt (UNISINOS), Christiane Gresse (UFSC).
Contando com sua participação, temos plena convicção que sua contribuição possibilitará a reflexão, a discussão e o avanço das áreas investigadas.
RELAÇÃO DE TRABALHOS APROVADOS
|
|
TERCEIRA CIRCULAR DO EVENTO
|
|
ORDEM DAS APRESENTAÇÕES DE TRABALHO
|
|
CADERNO DE PROGRAMAÇÃO E RESUMOS
|
|
LINHAS TEMÁTICAS
Buscam discutir as seguintes perguntas: O que você tem feito em sua prática de ensino?
Quais tecnologias você tem explorado em práticas de ensino híbrido, ensino remoto e a distância?
- Desenvolvimento/Produção de Jogos On-line/Educativos, Mundos virtuais, Aplicativos e tecnologias digitais;
- Gestão em Tecnologias Educacionais em Rede/Uso e Análise de Tecnologias Educacionais em rede/jogos/aplicativos;
- Relatos de Experiências sobre integração de Jogos On-line/Educativos, Mundos virtuais e Tecnologias na Educação durante o ensino remoto;
MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO COM PUBLICAÇÃO:
- Comunicações individuais – resumo/artigo completo: destinadas a professores pesquisadores e alunos de Pós-graduação, professores de escola da rede pública, por meio de exposição oral via webconferência (12 minutos) e debate (3 minutos);
- Apresentação coordenadas – destinada a grupos de pesquisas relacionados às temáticas do evento: composição obrigatória de 01 professor doutor e, no máximo, 04 apresentações (12 minutos) e debate (3 minutos);
- Amostra de games e softwares educativos – o resumo deve conter a proposta de tecnologia em desenvolvimento, bem como sua finalidade de uso, seja um jogo, aplicativo, plataforma ou software: destinada a alunos de graduação/pós-graduação, desenvolvedores e designers de jogos. Duração de (12 minutos) e debate (3 minutos).
OBS:
- Os artigos selecionados serão submetidos à avaliação de uma comissão editorial, a qual selecionará os textos que irão compor os capítulos do eBook do evento;
- Cada inscrito poderá submeter apenas um trabalho como autor;
- Os anais do evento serão disponibilizados on-line.
- A programação, normas de escrita e template do artigo estão sendo elaborados e serão disponibilizados na Segunda Circular.
Anais do III SIGATEC (2019)
Edição Especial sobre o III SIGATEC publicado na Revista Tecnologias na Educação
PALESTRANTES INTERNACIONAIS
Prof. Dr. William Cope
Bill Cope is a Professor in the Department of Educational Policy Studies at the University of Illinois and at Globalism Institute, RMIT University in Melbourne and Director at Common Ground Publishing. His research interests include theories and practices of pedagogy, cultural and linguistic diversity, and new technologies of representation and communication. His recent research has focused on the development of digital writing and assessment technologies. With Mary Kalantzis, he has co-authored or co-edited a series of books and articles, including Ubiquitous Learning, University of Illinois Press (2009), A Pedagogy of Multiliteracies, Palgrave (2016), New Media and Productive Diversity in Learning (2016), and e-Learning Ecologies: Principles for New Learning and Assessment, Routledge (2017).
Natalie Denmeade (Moojoo) – BA/PGDipEd
Natalie Denmeade works as a freelance educational Gamification consultant and Moodle administrator. She is interested in researching emerging technologies and how Gamification can transform traditional education. Her poster, Moodle for Motivation Toolguide, which has been distributed globally in 8 languages, promotes diversity in assessment. She has also developed award-winning Moodle courses using her Gamification design process. Through social media, Natalie participates in the global communities of mobile learning, Moodle Learning Management Systems, Gamification designers, and technology innovation groups.
PALESTRANTES
Prof. Dr. Romero Tori (USP)
Romero Tori é Professor da Escola Politécnica da USP, onde coordena o Interlab (Laboratório de Tecnologias Interativas: https://pcs.usp.br/interlab/). É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Eng. Elétrica, área de computação da USP. É também docente do Curso de pós-graduação lato-sensu, na modalidade “a distância”, em Computação Aplicada à Educação, pela USP, campus
de São Carlos. É bolsista de produtividade CNPq em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora, na área de Tecnologias Educacionais. Coordenou e tem desenvolvido diversas pesquisas sobre o uso de tecnologias na educação, com ênfase em “educação imersiva”, que envolve o uso de realidade virtual e aumentada. Autor do livro “Educação sem Distância”, também publica matérias relacionadas à tecnologia na educação em seu blog: http://romerotori.org.
Dr. Armando Maciel Toda (Durham University)
Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário do Pará (CESUPA), Mestre pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Doutor pela Universidade de São Paulo (ICMC – USP). Atualmente realiza um pós-doutorado (remoto) na Universidade de Durham (Reino Unido) sob supervisão da Profa. Dra. Alexandra Ioana Cristea, no Artificial Intelligence and Human Systems Group (AIHS). Integrante do Laboratório de Computação Aplicada à Educação e Tecnologia Social Avançada (CAED) sob supervisão do Prof. Dr. Seiji Isotani. Realiza suas pesquisas no tema de gamificação aplicada à educação, focando em auxiliar no planejamento de estratégias gamificadas para contextos educacionais (virtuais ou não). Tem como objetivo mostrar ao mundo como jogos e seus elementos podem fazer a diferença positiva na vida das pessoas, através do processo educacional, promovendo experiências de aprendizado significativas. Além de gamificação, também atua nas linhas de jogos digitais, jogos sérios, aprendizagem baseada em jogos, inteligência artificial aplicada na educação, pensamento computacional em contextos educacionais, interação humano-computador e engenharia de softwares educacionais.
Prof. Me. Sam Adam
O professor Sam Adam é licenciado em biologia, mestre em Ensino de Ciências e Tecnologias pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, fundador da startup “Iniciativa Divulgadores”, especializada na utilização de Gamificação para atividades de Divulgação Científica e Educação Ambiental. Foi vencedor do Desafio Paraná em 2019 na categoria Impacto Social por seus projetos de Gamificação na periferia, e vencedor global no Zoohackathon 2020, com um projeto que integra Gamificação e tecnologia Blockchain para combater o tráfico de animais silvestres no Brasil. É palestrante, formador de professores e pesquisador na área de games e neuroaprendizagem.
Prof. Dr. Fernando da Silva
Formado em letras e literatura de língua inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui mestrado e doutorado em Estudos da Tradução também pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde 2004 atua como docente de língua inglesa. É pesquisador da área de estudos da tradução, com foco em tópicos relacionados à localização, análise de bancos de dados terminológicos, mecanismos de tradução automática e uso de jogos como recursos de ensino e aprendizagem para práticas de letramento.
Me. Sandro Brincher
Doutorando em Linguística Aplicada na University of Macau, com pesquisa na área de Etnometodologia, Análise da Conversa e Game Studies. Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de ensino de Língua Portuguesa, literaturas em Língua Portuguesa e Ensino de Língua Portuguesa para estrangeiros. Áreas de atuação: Ensino de Língua Portuguesa para Estrangeiros; Literaturas Africanas de Língua Portuguesa; Etnometodologia; Aprendizado baseado em jogos.
Prof. Dr. Fernando Bevilacqua
Doutor em Ciência da Computação pelo programa de PhD em Tecnologia da Informação da Universidade de Skövde (HiS), Suécia. Mestre em Computação pelo Programa de Pós-Graduação em Informática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor adjunto do curso de Ciência da Computação na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó, atuando principalmente nas áreas de Interação Humano-Computador (IHC), Visão Computacional e Computação Gráfica focados em jogos digitais
Profª. Dra. Karin Quast (UNITAU-SP)
Doutora em Educação e mestre em Linguística Aplicada, atua no programa de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté (UNITAU). Suas pesquisas na área de ensino de línguas estrangeiras incluem o uso de jogos, gamificação e storytelling.
Profª. Dra. Christiane Gresse von Wangenheim
Christiane Gresse von Wangenheim é professora do Departamento de Informática e Estatística (INE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenadora da iniciativa Computação na Escola, que visa levar o ensino de computação e inteligência artificial à Educação Básica. Anteriormente ela trabalhou na UNIVALI e no Fraunhofer Institute for Experimental Software Engineering (Alemanha).
Prof. Dr. João Bittencourt (Unisinos)
Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação na linha Mídias e Processos Audiovisuais na UNISINOS. Mestre em Ciência da Computação pela Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É professor adjunto da Universidade do Vale do Rio dos Sinos atuando na Graduação Tecnológica em Jogos Digitais e na atividade transversal de Pensamento Computacional para todos os cursos da universidade. Já foi coordenador do curso de Jogos Digitais de 2007-2012, reassumindo o cargo em 2018. Já atuou como docente, em 2004, na Universidade Franciscana (UFN) nos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. Seus temas de pesquisa são Humanidades Digitais, Tecnocultura, Cultural Analytics, Jogos Arte e as Imagens Videojográficas.
Profª. Dra. Paula Carolei (UNIFESP)
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007). Trabalha com Tecnologia Educacional desde 1993 e foi, por 5 anos, coordenadora dos cursos Tecnologias na Aprendizagem e Docência no Ensino Superior do SENAC-SP (2008 a 2013). Atualmente é professora adjunta da UNIFESP na área de Tecnologia Educacional da Universidade Aberta e foi por 4 anos coordenadora da graduação em tecnologia em Design Educacional (2017 -2020) e faz parte do Grupo de Pesquisa CODE (Comunicação, Design e Tecnologias Digitais) da Unifesp e do CCM (Comunicação e Criação em Mídias) da PUC-SP. Está em estágio de pós-doutoramento sobre e-learning na Universidade Aberta de Portugal – Lisboa com o projeto sobre a contribuição das metodologias do Design para a formação de professores.
Profª. Drª. Lilian Bacich
Diretora da Tríade Educacional, onde atua na formação continuada de professores da educação básica ao ensino superior, com foco em metodologias ativas. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), Mestre em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP), Bióloga (Mackenzie) e Pedagoga (USP). Com ampla experiência na área de Educação, atuou por 28 anos na Educação Básica (professora e coordenadora), na graduação e na pós-graduação. Responsável pelo desenvolvimento e acompanhamento de cursos para redes públicas e privadas.Organizadora dos livros: Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, Metodologias ativas para uma educação inovadora e STEAM em sala de aula. Professora de cursos de extensão na PUC/COGEAE, Coordenadora de Pós-graduação em Metodologias Ativas no Instituto Singularidades/SP.
MEDIADORES(AS)
Prof. Dr. Marcos Racilan
Possui Licenciatura em Letras – Inglês (2000) e mestrado em Estudos Linguísticos (2005) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui doutorado em Estudos de Linguagens (2019) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Atua como professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e do Curso de Letras – Tecnologias da Edição no CEFET-MG, e como membro do GRPesq/CNPq NALET (Núcleo de Aprendizagem de Línguas e Ensino Tecnológico). Atualmente interessado em: experiências de ensino e de aprendizagem de línguas em interface com as tecnologias digitais, tecnologias móveis, jogos digitais, abordagens ecológicas e complexidade.
Prof. Dr. Johwyson Rodrigues
Doutor em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGET/UFSC), Florianópolis/SC. Mestre em Letras, área de concentração: Estudos Linguísticos, linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem, pela Universidade Federal do Pará (PPGL/UFPA). Licenciado em Letras: Licenciatura em Letras – Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará e Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área dos Estudos da Tradução (Localização de Jogos Digitais) e na área da Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Inglesa (Ensino/aprendizagem de Língua Inglesa), atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos da Tradução, Gramática Sistêmico-Funcional, Multimodalidade e Análise Crítica do Discurso.
Profª. Ma. Vanessa Cristiane Rodrigues Bohn
Graduada em Letras – Inglês pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), na área de Linguagem e Tecnologia. Atua como professora de inglês no Ensino Médio e possui experiência na área de Educação à Distância, Formação de Professores, Ambientes Virtuais de Aprendizagem ( Plataformas Moodle e Google Sala de aula ) e Empreendedorismo na Educação através do projeto i9prof ( inove prof), onde oferece palestras , workshops em formação continuada. Trabalha como free lancer em web design e design gráfico. É professora certificada pelo programa Google for Education.
Prof. Dr. Felipe Becker
Doutor em Informática na Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação na UFRGS. Mestre em Ciência da Computação pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na UFSM. Bacharel em Sistemas de Informação na ULBRA (Santa Maria). Tem experiência com Mundos Virtuais, Agentes Pedagógicos, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Educação a Distância, Computação Móvel e Ubíqua, Contexto e Qualidade do Contexto, Trajetórias de Aprendizagem.
Profª. Drª. Viviane Heberle
Pesquisadora do CNPq e professora titular aposentada do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina no Curso de Letras/Inglês. Possui graduação em Letras Português / Inglês pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, mestrado em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, doutorado em Letras pela UFSC e pós-doutorado pela University of Sydney, Austrália. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente em análise crítica do discurso, linguística sistêmico-funcional, ensino de língua inglesa no Brasil, gênero, multimodalidade e multiletramentos.
MINICURSISTAS
Eng. Daniel Rosado
Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Possui especialização em Educação Criativa e Tecnológica. Pesquisador em Educação com Ênfase em Tecnologia Educacionais, Maker e Metodologia STEAM. Ex-proprietário e professor de Escola de Programação, Maker e Robótica para crianças e atualmente professor de tecnologias educacionais da Escola Canadense Maple Bear Santa Maria.
Profª. Ma. Nathalia da Cruz Alves
Possui graduação em Ciência da Computação (2016) e mestrado em Ciência da Computação (2019) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professora do Instituto Federal de Santa Catarina e doutoranda em Ciência da Computação. Faz parte do Grupo de Qualidade de Software (gqs.ufsc.br) e da Iniciativa Computação na Escola (computacaonaescola.ufsc.br).
Programação
A programação pode sofrer alterações.
Quarta-Feira – 06/10/2021 |
|
09:00 – 09:30 | Abertura do evento – Susana dos Reis; Junia Braga; Reitoria UFSM e UFMG (Reitores) |
09:30 – 10:30 | Palestra de Abertura – “Jogos, Gamificação e Imersão para uma Educação sem Distância”.
Mediadores: Prof. Dr. Felipe Becker (Politécnico/UFSM) e Giliane Bernardi (PPGTER/UFSM) |
10:30 – 12:00 | Sessões Coordenadas – Apresentação on-line de trabalhos;
Mediadora: Prof. Dra. Helena Selbach (UFSM) |
12:00 – 13:00 | Almoço |
13:00 – 14:00 | Sessões Coordenadas – Apresentação on-line de trabalho |
14:00– 16:00 | Live 1 – Roda de conversas 1 – Gamificação em práticas de Ensino – YouTube “A gamificação aplicada na educação: desafios e tendências de planejamento” Prof. Dr. Armando Toda (Durham University/Reino Unido) “Letramento de jogos como elemento essencial da gamificação” Profª. Dra. Karin Quast (Unitau-SP) “Gamificação e ARG: como Jogos de Realidade Alternativa podem promover o aprendizado” Prof. Sam Adam (Startup ‘Iniciativa Divulgadores) Mediador: Prof. Dr. Marcos Racilan (UFMG) |
16:00 – 16:15 | Coffee break virtual – Take your Mug and come to chat and drink coffee! |
16:15 – 18:00 | Sessões Coordenadas – Apresentação on-line de trabalhos
Mediadora: Profª. Drª. Angélica Thomezine (UFSM); |
18:00 – 19:30 | Minicurso On-line 1 – “Aprendendo a criar jogos interdisciplinares na Educação Básica”
Profª. Doutoranda Nathalia da Cruz Alves (IFSC) Monitor: Prof. Everton Lima Horst (IFFAR) |
19:30 – 21:00 | Minicurso On-line 2 – “Ensino STEAM usando Tinkecad com crianças “ Monitor: Maicon Anschau (UFSM) |
Quinta-feira – 07/10/2021 |
|
8:30-10:30 | Sessões Coordenadas – Apresentação online de trabalhos.
Mediador: Profª. Drª. Karen Santorum (UFSM); |
10:30 – 12:00 | Live 2 – Roda de conversas sobre “Desenvolvimento e Avaliação de Plataformas, Aplicativos e Jogos para uso em práticas de ensino”
Importância do Ensino de Inteligência Artificial na Educação Básica Profa. Christiane Gresse von Wangenheim (UFSC) Experiências no Desenvolvimento de Jogos – UNISINOS e Atomic Rocket. Prof. Dr. João Bittencourt (Unisinos) E se um jogo soubesse suas emoções (e batimentos cardíacos) usando apenas um video seu? Prof. Dr. Fernando Bevilacqua (UFFS) Mediador: Rodrigo Guerra (UFSM) |
12:00 – 13:00 | Intervalo para o Almoço |
13:00 – 14:00 | Amostra de Games, aplicativos e Tecnologias para uso na educação. |
14:00 – 15:00 | Live 3 – Keynote Speaker: Transcending Social Distance: The “Remote” and the “Online” in Social Learning
Prof. Dr. William Cope (University of Illinois/USA) Mediadoras: Profª. Drª. Viviane Heberle (UFSC) e Profª. Drª. Junia Braga (UFMG) |
15:00 – 15:10 | Coffee break virtual |
15:10 – 18:00 | Sessão de Apresentação on-line de trabalhos
Mediadora: Profª Drª. Luciana de Oliveira Silva (UFMG) |
16:10 – 17:30 |
Formação docente e gamificação: desafios e possibilidades Profª. Drª. Lilian Bacich (Tríade) Mediador: Profª. Drª. Susana dos Reis (UFSM) |
17:30 – 19:00 |
Minicurso 3: Gamificação nas Nuvens Escape Forms: aprendendo criar jogos no Google forms |
19:00 – 20:00 |
Live 4 – Keynote speaker – Fun is another word for learning – Profª. Natalie Denmeade (Moojoo) – BA/PGDipEd Mediadores: Prof. Dr. Ronaldo Gomes Júnior (UFMG) e Profª. Drª. |
20:00 – 21:00 |
Sessão de Apresentação on-line de trabalhos |
Sexta-feira – 08/10/2021 |
|
8:00 – 9:00 |
Sessão de apresentação on-line de trabalhos Mediador: Profª. Drª. Anidene Cecchin (NUPEAD |
9:00 – 10:25 | Minicurso on-line 2 – “Gamificação na Prática: A arte de motivar estudantes”
Mediador: Prof. Me. Adilson Fernandes Gomes (NUPEAD) |
10:25 – 10:30 | Coffee break virtual |
10:30 – 12:30 |
Live 6 – Roda de conversas: Integração e uso de Tecnologias em práticas de ensino em contextos diversos: o que temos feito? Profª. Drª. Paula Carolei (UNIFESP) O uso dos jogos (s)em sala de aula: multimodalidade em situações de ensino-aprendizagem à distância Prof. Dr. Fernando Silva (Colégio Trilíngue Inovação) e Prof. Doutorando Sandro Brincher (University of Macau) Encerramento, Avaliação e encaminhamentos Profª. Drª. Susana Cristina dos Reis (UFSM) Profª. Drª. Junia Braga (UFMG) |
Inscrição
As inscrições como ouvinte ou como apresentador de trabalhos serão realizadas pelo site do evento, que será divulgado em breve nas redes sociais do evento.
Como ouvinte:
- Período de inscrições para ouvintes: 05/06/2021 a 31/08/2021.
- Inscrições encerradas.
Como apresentador(a) de trabalho:
- Envio de resumos: 01/06/2021 a 20/07/2021;
- Divulgação dos trabalhos aprovados para o evento: 31/07/2021;
- Para os resumos selecionados para o eBook, o prazo da versão final do artigo completo será: 05/10/2021;
WORKSHOPS
- Garanta sua vaga para os workshops que irão acontecer durante o evento;
- Inscrições encerradas. (Somente para participantes inscritos no IV SIGATEC)
Template para envio do resumo:
Template Sessão Coordenada:
RELAÇÃO DE TRABALHOS APROVADOS
|
|
INVESTIMENTO
- Excepcionalmente, devido à pandemia, a edição on-line deste evento será GRATUITA para todos os participantes. Porém, o número de vagas é limitado.
CERTIFICADOS
Serão fornecidos certificados referentes às atividades realizadas no evento, como palestrante, apresentador e ouvinte. Os ouvintes receberão certificados de 30 horas, mediante a presença nas atividades on-line do evento. Em caso de trabalho em coautoria, será fornecido apenas um certificado por trabalho apresentado.
Contato
COORDENAÇÃO GERAL
Prof.ª Dr.ª Susana Cristina dos Reis (UFSM);
Prof.ª Dr.ª Júnia Braga (UFMG);
COMISSÃO ORGANIZADORA
Prof.ª Dr.ª Susana Cristina dos Reis (UFSM);
Prof.ª Dr.ª Júnia Braga (UFMG);
Prof.ª Dr.ª Karen Santorum (UFSM);
Prof.ª Dr.ª Angélica Thomezine (UFSM);
Prof.ª Dr.ª Helena Vitalina Selbach (UFSM);
Prof. Dr. Ronaldo Gomes Júnior (UFMG);
Prof.ª Dr.ª Luciana de Oliveira Silva (UFMG);
Prof.ª Doutoranda Anidene Cecchin (UFSM);
Prof. Me. Adilson Fernandes Gomes (NUPEAD/UFSM);
Prof. Me. Anderson José Machado Linck (NUPEAD/UFSM);
Prof. Me. Luana Mattiello (NUPEAD/UFSM);
Prof.ª Mestranda Juliana Facco Segalla (NUPEAD/UFSM);
Prof. Mestrando Everton Lima Horst (PPGTER/UFSM);
Prof.ª Mestranda Natália Lopes Robaina (NUPEAD /PPGTER/UFSM);
APOIO TÉCNICO:
Prof. Mestrando Ricardo Bock (NUPEAD /PPGTER/UFSM);
Especialista Maicon Luiz Anschau (NUPEAD/UFSM);
Acadêmico Renan Cecchin (PIBIC/IC/UFSM);
COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE TRABALHOS
Prof.ª Dr.ª Susana Cristina dos Reis (UFSM);
Prof.ª Dr.ª Júnia Braga (UFMG);
Prof.ª Dr.ª Giliane Bernardi (UFSM);
Prof. Dr. André Zanki Cordenonsi (UFSM);
Prof.ª Dr.ª Karen Santorum (UFSM);
Prof.ª Dr.ª Angélica Thomezine (UFSM);
Prof.ª Dr.ª Helena Vitalina Selbach (UFSM);
Prof. Dr. Giani Petry (UFSM/PPGTER);
Prof. Dr. Felipe Becker (UFSM/PPGTER);
Prof. Dr. João Ricardo Bittencourt (UNISINOS);
Prof. Dr. Ronaldo Gomes Júnior (UFMG);
Prof.ª Dr.ª Luciana de Oliveira Silva (UFMG);
Prof.ª Doutoranda Anidene de Siqueira Cecchin (UFSM);
Prof. Me. Adilson Fernandes Gomes (NUPEAD/UFSM).
simposiogames@gmail.com