Museu de Arte de Santa Maria (MASM) - Sala Jeanine Vieiro - Santa Maria
08/11/2018 19:30 - 05/12/2018 17:00
Descrição
Na próxima quinta-feira, dia 08 de novembro, será realizada a abertura da exposição de artes visuais “ Narrativas del Yo: fluxos e (de) composições, do artista Lutiere Dalla Valle.
A mostra apresenta uma seleção de 47 obras, produção marcada pela dualidade entre o suporte delicado do papel vegetal e as construções minunciosamente executadas em nanquim, e convida o público a explorar, construir, perceber diferentes olhares sobre o outro. Realizadas na fissura entre aquilo que supomos e que aquilo que poderíamos ser, a sensibilidade estética e as narrativas visuais proporcionam uma experiência de abrir os olhos para aquilo que não vemos, parafraseando Didi-Huberman.
Para Lutiere, produzir a partir do desenho é tornar possível aquilo que nos escapa a outras formas de compreensão. O artista discute questões latentes para pensar a humanidade e as características que nos constituem enquanto humanos, na realidade ou no inconsciente, a fim de questionar: somos todos humanos?
A curadoria reúne estas obras com o objetivo de proporcionar uma experiência sensível ao público. A (des)construção da figura humana e de animais e o uso da saturação de elementos e de padrões carregados de simbolismos, são características que dão forma à seres eloquentes e que permitem múltiplas interpretações.
Sobre o artista:
Lutiere Dalla Valle é Docente do Departamento de Artes Visuais, atua na Graduação e Pós-Graduação em Artes Visuais, Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria. É Doutor em Artes Visuais e Educação pela Universidade de Barcelona, Espanha. Mestre em Arte e Cultura Visual pelas Universidades de Barcelona, Girona e Granada, Espanha. Mestre em Educação pela UFSM. Especialista em Arte e Visualidade, Licenciado e Bacharel em Desenho e Plástica, ambos pela UFSM.
Curadoria e Expografia: Andrea Capssa e Rittieli Quaiatto