Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria
28/10/2015 00:00 - 01/11/2015 00:00
Notícias do Evento harmos-brasil-2015
Descrição
O HARMOS é um evento, sob o selo EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe – iniciativa da European Festivals Association, com características de curso, festival e simpósio, que objetiva, e vem atingindo cada vez mais, um nível de excelência artística e receptividade efetiva do público, ganhando maturidade e visibilidade. Por outro lado, busca estimular a aproximação entre diversas instituições de ensino superior europeias e de outros continentes, em se tratando da música e outras artes performáticas. O HARMOS tem se tornado oportunidade para jovens músicos de grande talento que serão os intérpretes de referência a nível internacional. A trajetória do HARMOS ganha assim reconhecida consistência e relevância no contributo à sociedade internacional. O Festival possui um conceito único em toda a Europa, que reúne artistas dos cinco continentes e alunos e professores das melhores escolas superiores de Arte do mundo.
Dá-se em dois festivais anuais, realizados no centro-norte de Portugal: o HARMOS Classical, em março, com um viés clássico-camerístico, e o HARMOS Plural, em setembro, com um viés popular. O HARMOS Classical, desde 2006, afirma-se como um dos mais relevantes projetos artístico-culturais da Europa. Em 2013, pela primeira vez, o HARMOS abriu suas portas a instituições e intérpretes fora do espaço europeu, através do HARMOS Plural, um festival dedicado à música popular. O HARMOS busca tanto aproveitar a estrutura de cidades maiores, enquanto centros culturais consolidados, como contribuir ao fortalecimento de cidades menores, enquanto centros culturais em desenvolvimento, e, ao mesmo tempo, abrir novos espaços e atingir novos públicos. O foco do HARMOS está na interpretação musical e nas criações de todas as formas de expressão musical, em uma perspectiva multidisciplinar, inclusive com interfaces entre as artes, especialmente as performáticas. É promovido pela Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto (ESMAE-IPP), Portugal.
A 1ª EDIÇÃO DO HARMOS NO BRASIL
A ideia que se está pensando e trabalhando, no primeiro momento, para o HARMOS Brasil 2015, em Santa Maria – RS, é uma mescla das duas modalidades de festival que são realizados em Portugal com a marca HARMOS, em duas épocas diferentes (evento semestral). Aqui, propõe-se reunir, em um evento anual, características de um e de outro, a saber: o HARMOS Classical que é um festival com um viés predominantemente clássico-camerístico, porém com aproximações e interfaces com a modalidade HARMOS Plural que é um evento mais abrangente e popular. Aos poucos, vai sendo construído um modelo híbrido com identidade própria, quanto à tipologia e amplitude, conforme interesse, necessidade e viabilidade das instituições envolvidas, da comunidade artística e da sociedade em geral, no decorrer das próximas edições.
O HARMOS Brasil 2015, evento inspirado na experiência de Portugal e proposto especialmente para o Brasil, com a periodicidade anual, foi pensado em três dimensões de atividades: a) CURSO: focado nas oficinas (aulas, estúdios e master classes) – o viés técnico-artístico-pedagógico; b) FESTIVAL (propriamente dito): focado nos espetáculos (recitais, concertos e outros espetáculos em torno da música, incluindo interfaces com outras artes performáticas) – o viés didático-cultural e c) SIMPÓSIO: focado nos seminários (encontro com colóquio, mesa-redonda, fórum, palestra e/ou painel) – o viés investigativo, com diálogos e reflexões. Buscar-se-á a presença de grupos camerísticos residentes, agrupamentos musicais qualificados, cujos integrantes atuarão a) ministrando aulas nas oficinas de instrumento, Música de Câmara e Orquestra de Câmara e b) tocando em concertos como solistas e/ou cameristas. Estes grupos, dentre outras formações, seriam especialmente requeridos quarteto de cordas e quinteto de sopro (com trompa). As categorias dos participantes serão: convidados e alunos ativos e ouvintes.
O candidato à participação no Festival como ativo nas oficinas de instrumento terá que previamente indicar o repertório que está trabalhando e a formação camerística a que integra (seu grupo, seja duo, trio, quarteto, etc), para que a organização do evento possa se programar, encaixando-o a participar de alguma atividade de performance pública do Festival, além da participação nas oficinas e nos seminários, quando não coincidir horários. Os participantes ativos das oficinas de instrumentos deverão participar também das atividades de Música de Câmara e Orquestra de Câmara.
A proposta é iniciar o evento mesclando o clássico-camerístico, inspirado nas experiências de Portugal do HARMOS Classical, e o conceito mais flexível, abrangente e popular, inspirado no HARMOS Plural, também de Portugal. Iniciar-se-á com dimensões modestas, com poucas modalidades de oficinas, espetáculos e seminários. Esta abrangência e amplitude será o ponto de partida para futuras ampliações, atendendo um número maior de participantes e modalidades, inclusive contemplando outros gêneros musicais, como Música Popular, Música Antiga, Projetos Sociais em Música (grandes grupos infanto-juvenis), Ópera, Composição e Música e Tecnologia, bem como demais aproximações com outras artes. São, portanto, importantes características do evento: a) as interfaces da música com outras artes e ciências; b) a participação de grupos camerísticos residentes atuando nas oficinas e concertos; c) a realização dos espetáculos em diversos locais, sejam conhecidos ou não como espaços culturais, em Santa Maria e também em outros municípios da região, conforme interesse, necessidade ou viabilidade, e d) a promoção de seminários: colóquios, fóruns, palestras, mesas redondas e/ou painéis, com ênfase no Empreendedorismo Socio-Cultural, seja quanto à construção de projeto individual de estudo e de carreira ou abertura e gestão de projetos e/ou negócios em torno das Artes.
Universidade Federal de Santa Maria UFSM
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL (PRINCIPAL)
– Difundir a arte de qualidade na sociedade de Santa Maria e região, visando fortalecer seu desenvolvimento e aperfeiçoamento, em um ambiente de integração, por meio da disponibilização à população, de modo acessível, de oficinas, espetáculos e seminários em torno da música em interfaces com outras artes e ciências.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (COMPLEMENTARES)
– Contribuir para a qualificação de artistas, professores, alunos e público em geral e o desenvolvimento do protagonismo na juventude de Santa Maria e região;
– Promover, com qualidade, oficinas, espetáculos e seminários em torno das artes, especialmente a música, oportunizando o estudo, prática, criação e apreciação artística, bem como o debate a respeito de assuntos relacionados com a gestão e produção cultural;
– Difundir e divulgar a linguagem musical, através da criação, execução e apreciação;
– Valorizar a música de concerto vocal e instrumental, fundamentalmente o estudo de instrumentos de orquestra, a prática de Música de Câmara e Orquestra de Câmara;
– Contribuir para a valorização das disciplinas de Música de Câmara e Orquestra no Currículo dos Cursos de Música (Bacharelado) da UFSM, considerando a importância do desenvolvimento das habilidades correlatas por parte dos estudantes;
– Elevar o grau de visibilidade da área das Artes da UFSM, especialmente a Música, em interfaces com outras artes, contribuindo para a otimização de suas potencialidades, tanto na instituição como na sociedade em geral;
– Contribuir para a conexão dos músicos e professores e alunos de música com assuntos afins, em torno das Artes Performáticas: o Empreendedorismo, Inovação, Economia Criativa, Sustentabilidade, Multidisciplinaridade, Tecnologias Sociais e Gestão Cultural;
– Promover integração entre artistas e entre estes e o público, inclusive intercâmbios nas relações: aluno x aluno, aluno x professor e professor x professor, entre o Brasil e Europa, tendo Portugal como valiosíssima entrada/conexão;
– Contribuir para a efetivação e continuidade do Acordo de Cooperação Internacional firmado entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Instituto Politécnico do Porto (IPP) em 18/01/2012, com intuito de sua efetivação, desenvolvimento, fortalecimento e consolidação.
EDITAL – REGULAMENTO
A organização do HARMOS Brasil 2015 em Santa Maria torna público, em 15 de outubro, o presente Edital que regulamenta o evento.
DO OBJETO – APRESENTAÇÃO
Art. 1º O HARMOS Brasil 2015 em Santa Maria é um evento inspirado no HARMOS Festival de Portugal, promovido pela Escola de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto (EMAE/IPP).
Art. 2º O HARMOS é um importante festival internacional que tem lugar em Portugal, desde 2006, sob o selo EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe (European Festivals Association), que acontece uma vez por semestre, um em março, a modalidade HARMOS Classical, com um viés predominantemente clássico-camerístico, e, em setembro, a modalidade HARMOS Plural, que é um evento mais abrangente e popular.
Art. 3º O HARMOS Brasil 2015 em Santa Maria, a ser gradativamente construído, busca combinar o modo brasileiro de fazer arte e festivais com ambas vertentes europeias/portuguesas, ainda que de modo modesto em sua 1ª edição, mas buscando sempre a qualidade conteudal e organizacional.
Art. 4º O HARMOS Brasil 2015 tem a chancela internacional do IPP – Instituto Politécnico do Porto (Portugal) e a chancela local compartilhada da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Prefeitura Municipal de Santa Maria (PMSM).
Art. 5º O HARMOS Brasil 2015 irá acontecer em Santa Maria – RS, entre as datas de 28 de outubro (quarta-feira) a 1º de novembro (domingo) de 2015.
Art. 6º O evento está concebido em três dimensões de atividades: a) CURSO: focado nas oficinas (aulas, estúdios e master classes) – o viés técnico-artístico-pedagógico; b) FESTIVAL (propriamente dito): focado nos espetáculos (recitais, concertos e outros espetáculos) – o viés didático-cultural e c) SIMPÓSIO: focado nos seminários (encontro com colóquios, palestras, mesas-redondas ou paineis) – o viés investigativo, em diálogos e reflexões.
Art. 7º As oficinas serão oferecidas nas seguintes modalidades: a) ELETIVAS: voz ou instrumento: distribuídas em violino, viola (de arco), violoncelo e piano, podendo serem suprimidas ou acrescentadas outras, a critério da organização do evento; b) OBRIGATÓRIAS: Música de Câmara (obrigatória para os ativos dos instrumentos), Orquestra de Câmara (para os ativos dos instrumentos de orquestra), e Canto-coral (para os ativos de voz, podendo esta última oficina ser feita por qualquer outro inscrito, entretanto sujeito à avaliação vocal, deixando de ser então obrigatória, mas sim uma combinação de eletiva com optativa), sendo portanto o Canto-coral obrigatório para quem optar por voz (ativo) e Orquestra de Câmara obrigatória para quem optar por instrumento (ativo); c) OPTATIVAS: Educação Musical, Apreciação Musical, Música Popular e Atividades integrativas no contexto multidisciplinar (interfaces entre artes performáticas); estas últimas, sem relação direta com as do tipo eletivas ou obrigatórias.
Art. 8º As vagas nas oficinas, a princípio, serão distribuídas da seguinte forma: a) Instrumento ou Voz [06 ativos + 06 ouvintes = 12]; b) Música de Câmara: [09 grupos ativos + 12 alunos ouvintes, divididos em 3 turmas]; c) Orquestra de Câmara [40]; d) Canto-Coral [70 ativos + 10 ouvintes = 80]; e) Música Popular: violão/guitarra elétrica [06 ativos + 06 ouvintes = 12]; f) Música Popular: percussão/bateria [06 ativos + 06 ouvintes = 12]; g) Educação Musical (ênfase: Método Orff) [20 ativos + 10 ouvintes = 30]; g) Apreciação Musical [30] e h) Atividades integrativas no contexto multidisciplinar (interfaces entre artes performáticas) [70 ativos + 10 ouvintes = 80]. OBS.: A Oficina de Apreciação Musical não prevê vagas para ouvinte.
Art. 9º Os locais das atividades serão divulgados posteriormente, após confirmação da parte da organização do evento com as instituições envolvidas, sendo que as oficinas e os seminários serão no Campus da UFSM e os espetáculos no Campus e no Centro.
DA INSCRIÇÃO
Art. 10º A participação nas oficinas se dará mediante inscrição prévia pela internet (via on-line), que será por meio do preenchimento on-line do formulário de inscrição (primeira chamada), no período entre 15 a 23 de outubro, sendo que seu preenchimento somente poderá ser em uma única vez pelo interessado/candidato.
Art. 11º A participação nos seminários se dará, preferencialmente, mediante inscrição no início do evento, ao registrar-se em pessoa (Art. 20º), no dia 28 de outubro de 2015, das 8h30 às 11h, ou, se sobrar vaga, durante o evento, no transcorrer dos seminários. A participação nos espetáculos não requer inscrição, sendo que para o participante das oficinas far-se-á somente uma inscrição global no evento, que vale para todas as atividades programadas.
Art. 12º Somente será efetivada a inscrição mediante: a) o aceite e concordância com os termos do presente Regulamento, da parte do candidato; b) o ato de inscrição prévia (provisória) pela internet; c) a respectiva confirmação, da parte da organização do evento, valendo portanto como um contrato de adesão, e d) o registro em pessoa de chegada no evento, no momento da recepção, no início do evento (dia 28, quarta-feira, pela manhã), no Hall de Entrada da Escola de Música da UFSM (Prédio 40 B).
Art. 13º Os critérios de aceite de inscrição serão, prioritariamente na ordem crescente: 1º) para o participante ativo (preferencialmente atrelado à experiência, desempenho artístico, tipo de repertório, grupo proposto e condições de performance pública) e 2º) por ordem cronológica de inscrição, até ir completando as vagas.
Art. 14º Caso esteja determinada oficina com suas vagas preenchidas, abrir-se-á uma nova lista específica para esta classe (lista de suplência/espera), podendo ser usada em caso da necessidade de preenchimento de vaga, após o término da primeira chamada.
Art. 15º Os interessados/candidatos à participação no evento que forem de instrumentos não contemplados especificamente nas oficinas desta edição, poderão se inscrever em Música de Câmara, desde que integrando algum grupo, ou em outra oficina oferecida.
Art. 16º Os interessados no evento que quiserem participar somente de atividades como os seminários e os espetáculos poderão fazê-lo, porém não receberão certificado de participação, somente uma declaração de participação, se solicitado.
Art. 17º Quanto à inscrição para as oficinas, cobrar-se-á uma taxa, diferenciando o valor para as categorias ativo (R$ 20,00) e ouvinte (R$ 10,00), a ser paga no momento da inscrição via on-line (entre os dias 15 e 23 de outubro).
Art. 18º Será exigida a idade mínima de 14 (catorze anos) para ser participante das oficinas do evento, completados antes do dia 27 de outubro de 2015.
Art. 19º Os participantes menores de 18 anos de idade, ou que completarem 18 anos após o dia 26 de outubro de 2015, que não estiverem acompanhados de um dos pais ou responsável, deverão enviar por e-mail uma autorização assinada e reconhecida em cartório por um de seus pais ou responsável, dando permissão para este participar de todas as atividades do evento. Importante salientar que a autorização original deverá ser trazida em mãos pelo participante e apresentada junto com a documentação, quando este fizer seu registro em pessoa, no dia 28 de outubro, das 8h30 às 11h. Os participantes que não trouxerem consigo esta autorização original não poderão registrar-se no evento e terão sua inscrição cancelada.
Art. 20º Os participantes deverão registrar-se, em pessoa, no dia 28 de outubro (quarta-feira), das 8h30 às 11h, no Hall de Entrada da Escola de Música da UFSM (Prédio 40 B, no Campus), tendo consigo o seu próprio documento comprobatório de identidade; caso contrário, não poderão registrar-se, tampouco participar do evento, portanto, não havendo possibilidade de recorrer ao cancelamento da inscrição, nem reembolso de taxa, podendo a vaga ser preenchida pelo suplente imediato ou por outrem indicado pela organização do evento.
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Art. 21º Quanto à modalidade de participação nas oficinas de instrumento, o participante terá as seguintes opções de escolha: a) ativo e b) ouvinte. O participante ativo deverá participar diretamente atuando, tocando ou cantando nas oficinas, sujeito à orientação em atendimento individualizado em público (master classes) e sujeito à apresentação pública em grupo. OBS.: O participante ativo da oficina de instrumento – piano deverá participar de Música de Câmara.
Art. 22º O candidato à participação no Festival como ativo nas oficinas de instrumento terá que previamente indicar o repertório que está trabalhando e a formação camerística a que integra (seu grupo, seja duo, trio, quarteto, etc), para que a organização do evento possa se programar, encaixando-o a participar de alguma atividade de performance pública, além das outras atividades. O nível técnico-interpretativo do preparo prévio do repertório indicado deverá estar em um patamar razoável de qualidade artística para que durante o evento tenha condições de apresentá-lo em público.
Art. 23º Os participantes ativos das oficinas de instrumentos de orquestra deverão atuar também nas atividades de Música de Câmara e Orquestra de Câmara, bem como espetáculos, além da frequência nos seminários, desde que não choque com as atividades primeiras.
DA PARTICIPAÇÃO
Art. 24º Poderá ter uma avaliação prática individual de entrada, no instrumento ou voz (audição), caso a organização do evento, através do ministrante das oficinas, assim requeira, sendo que os critérios desta avaliação são de sua inteira responsabilidade, portanto decisão irrecorrível.
Art. 25º A organização do evento, através do parecer do ministrante de determinada oficina, reserva-se no seu direito de não recomendar algum participante a se apresentar em público nos espetáculos, se este não corresponder ao nível de desempenho requerido, para não expor o aluno, nem prejudicar a performance do grupo e do espetáculo, bem como não comprometer o evento de modo geral.
Art. 26º Os participantes ativos deverão estar presentes em todas as atividades pedagógicas e artísticas para as quais o evento determinar sua presença (com exceção àquelas que chocarem horários), sob pena de ter sua participação cancelada. Os participantes com conflitos de horário ou impossibilitados de participar de alguma atividade deverão notificar à organização do evento, o mais rápido possível, explicando a natureza do conflito. A organização irá analisar o pedido e manifestará o parecer se o conflito merece ajuste ou exceção ou ainda se a falta do participante será motivo para o cancelamento da inscrição e também de seu certificado de participação.
Art. 27º É da responsabilidade do participante sua estada em Santa Maria, portanto a organização do evento não será responsável pela hospedagem ou alimentação dos participantes, tampouco por seu translado (a inscrição não cobre os custos da estada do participante na cidade).
Art. 28º É da responsabilidade do participante o cuidado com seus respectivos pertences, sendo assim, a organização do evento não será responsável por algum problema que possa por ventura acontecer com algum pertence dos participantes, nas dependências em que transcorrerão as atividades do evento ou fora delas, não cabendo, portanto, o custeio das despesas decorrentes serem cobradas das instituições/órgãos organizadores.
Art. 29º A participação no evento implica na cessão gratuita à organização do Festival, de todos os seus direitos de voz, som e imagem, que poderão ser captados pelo Festival ou por terceiros em nome dele, para inclusão dos mesmos em qualquer tipo de suporte material atual ou no futuro existente, podendo o evento livremente deles dispor, bem como de seus extratos, trechos ou partes, dando-lhe qualquer utilização não remunerada, exemplificativamente, adaptá-la para fins de produção de obras audiovisuais, exibição através de projeção em tela em casas de freqüência coletiva ou em locais públicos, com ou sem ingresso pago, transmiti-la via rádio e/ou televisão de qualquer espécie (televisão aberta ou televisão por assinatura, através de todas as formas de transporte de sinal existentes, exemplificativamente UHF, VHF, cabo, MMDS e satélite), adaptá-la para qualquer formato, veicular propaganda, bem como fixá-la em qualquer tipo de suporte material, tais como películas cinematográficas de qualquer bitola, CD, CD ROM CD-I (compact-disc interativo), home vídeo, DAT (digital audio tape), DVD (digital video disc) e suportes de computação gráfica em geral, armazená-la em banco de dados, disseminá-la através da Internet, via celular, inclusive para downloads, wap, sms, ceder os direitos autorais sobre a obra produzida a terceiros, para qualquer espécie de utilização (não remunerada), utilizar trechos ou extratos das mesmas.
DAS AVALIAÇÕES, DAS SANÇÕES E DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 30º Ao término das oficinas, o respectivo ministrante fará uma avaliação do desempenho do participante no período e encaminhado à organização do evento.
Art. 31º Ao participante que obtiver no mínimo 70% de aproveitamento e se fizer presente em pelo menos 75% das oficinas e 75% dos espetáculos, será fornecido certificado de participação no evento, contendo a chancela, o local, o período, o tipo de atividade/oficina, o ministrante da oficina, a carga horária (60 h, contando os três turnos de atividades) e a modalidade de participação (ativo ou ouvinte).
Art. 32º Para o participante que não conseguir cumprir com os requisitos mínimos de frequência ou não se interessar pelo certificado de participação, poderá ser disponibilizada uma declaração de participação, conforme solicitação do interessado, porém sem constar carga horária e nem a modalidade de participação, tampouco o tipo de atividade ou ministrante/orientador, pois neste caso, o participante poderá transitar livremente pelos locais das diversas atividades do evento.
Art. 33º Será requerido, ao entregar o certificado ou declaração de participação, o preenchimento e entrega do questionário de avaliação do evento, a título de colaboração para o desenvolvimento da organização do evento nas próximas edições.
Art. 34ª O candidato/inscrito que por ventura desistir de participar do evento deverá comunicar à organização do evento até no máximo dia 27 de outubro de 2015, às 14 h, para que dê tempo do preenchimento da vaga por outrem, caso contrário, estará sujeito a não ser aceito como participante nas próximas edições.
Art. 35º A Programação do HARMOS Brasil 2015 em Santa Maria é de inteira responsabilidade da organização do evento e poderá sofrer alterações, sem prévio aviso, a qualquer tempo e critério.
Art. 36º Está vetada a presença de pessoas não inscritas no evento, no interior das salas das oficinas, sem a expressa autorização da parte da organização do evento.
Art. 37º Os participantes que desrespeitarem as regras explicitadas, assim como outras de bom senso, referentes ao bom comportamento e cooperação entre participantes, poderão ser expulsos, a critério da organização do evento. Os espaços destinados a aulas, ensaios e outras atividades deverão ser respeitados para tal finalidade, não sendo permitido o acesso de participantes nas áreas administrativas, nem a utilização dos locais para dormir, recrear e/ou outra atividade que saia fora de suas finalidades. Sendo assim, os participantes encontrados na posse ou sob influência de substâncias ilícitas proibidas por lei poderão ser imediatamente expulsos do evento e entregues às autoridades. Portanto, os participantes que durante a realização do evento tiverem sua inscrição/matrícula cancelada, devido ao não-cumprimento das regras estabelecidas, não terão direito a receber certificado ou declaração de participação, serão excluídos das dependências do evento e então não poderão mais participar de qualquer atividade do evento, podendo inclusive sua inscrição não ser aceita em outras edições.
Art. 38º Em casos omissos ou de exceção serão tratados e resolvidos pela comissão organizadora do evento, a seu tempo e critério.
OFICINAS
MANHÃ (8h30-11h30)
INSTRUMENTO: VIOLINO
Rui Edgar Maia Gomes (ESMAE/IPP/Portugal): ministrante
Inês Bastos (ESMAE/IPP/Portugal): ministrante
Yara Quercia Vieira (DM/CAL/UFSM): colaboradora
INSTRUMENTO: VIOLA DE ARCO
Jorge Alves (ESMAE/IPP/Portugal): ministrante
Fábio Alexandre FélixVidago (ESMAE/IPP/Portugal): assistente
Yara Quercia Vieira (DM/CAL/UFSM): colaboradora
INSTRUMENTO: VIOLONCELO
Nuno Ferreira (ESMAE/IPP, Portugal): ministrante
Ângela Maria Ferrari (DM/CAL/UFSM): colaboradora
INSTRUMENTO: CLARINETA
António Manuel Correia Saiote (ESMAE/IPP/Portugal): ministrante
Tiago Filipe SilvaBento (ESMAE/IPP, Portugal): assistente
Guilherme Sampaio Garbosa (DM/CAL/UFSM): colaborador
INSTRUMENTO: PIANO
Isolda Crespi Rubio (Catalunia, ES): ministrante
Vera Lúcia Portinho Vianna (DM/CAL/UFSM): colaboradora
MÚSICA DE CÂMARA
Jorge Alves (ESMAE/IPP/Portugal): ministrante
António Manuel CorreiaSaiote (ESMAE/IPP, Portugal): ministrante
Bruno Alexandre Bernardino Pereira (ESMAE/IPP, Portugal): ministrante
Isolda Crespi Rubio (Catalunia, ES): ministrante
Lucius Batista Mota (DM/CAL/UFSM): colaborador
Silvia Cristina Hasselaar (DM/CAL/UFSM): colaboradora
CANTO LÍRICO
Bruno Alexandre Bernardino Pereira (ESMAE/IPP, Portugal): ministrante
Roberto Henrique Fernandes de Oliveira (DM/CAL/UFSM): colaborador
Leniza Godinho Menna Barreto (DM/CAL/UFSM): colaboradora
Taiur Agnoletto Fontana (DM/CAL/UFSM): colaborador (pianista correpetidor)
EDUCAÇÃO MUSICAL (ÊNFASE: MÉTODO ORFF)
Mário Joaquim SilvaAzevedo (ESMAE/IPP, Portugal): ministrante
Luciane Wilke de Freitas Garbosa (DME/CE/UFSM): colaboradora
TARDE (14h00-17h00)
APRECIAÇÃO MUSICAL
Mário Joaquim SilvaAzevedo (ESMAE/IPP, Portugal): ministrante
Luciane Wilke de Freitas Garbosa (DME/CE/UFSM): colaboradora
CANTO-CORAL
Bruno Alexandre Bernardino Pereira (ESMAE/IPP, Portugal): ministrante
Claudio António Esteves (DM/CAL/UFSM): colaborador
ORQUESTRA DE CÂMARA
António Manuel CorreiaSaiote (ESMAE/IPP, Portugal): ministrante
Marco Antonio de Almeida Penna (DM/CAL/UFSM): colaborador
MÚSICA POPULAR: PERCUSSÃO/BATERIA
Lucas Casacio (UNICAMP, Campinas-SP): ministrante
Marcelo de Campos Velho Birk (DM/CAL/UFSM): colaborador
MÚSICA POPULAR: VIOLÃO / GUITARRA ELÉTRICA
Elladio Jardas (UNICAMP, Campinas-SP): ministrante
Guilherme Barros (DM/CAL/UFSM): colaborador
ATIVIDADES INTEGRATIVAS MULTIDISCIPLINARES(INTERFACES ENTRE ARTES PERFORMÁTICAS)
Sara Erlingsdotter (Estocolmo, Suécia): ministrante
Vitoria Cortez (São Paulo – SP)
Daniela Minello Manzoni (PPGE/CE/UFSM): colaboradora
ESPETÁCULOS
Horários: 12h30, 18h30 e 20h30
(sujeito à confirmação/alteração)
DUO DE VIOLINO E PIANO
Rui Edgar Gomes (violino) (ESMAE/IPP/Portugal)
Isolda Crespi Rubio (piano) (ESMAE/IPP/Portugal)
DUO DE CLARINETA E PIANO
Tiago Bento (clarinete) (ESMAE/IPP/Portugal)
Isolda Crespi Rubio (piano) (ESMAE/IPP/Portugal)
DUO DE CLARINETAS
António Saiote (ESMAE/IPP/Portugal)
Tiago Bento (ESMAE/IPP/Portugal)
QUARTETO SFOURZATO (ESMAE/IPP/Portugal)
Rui Gomes (violino)
Inês Bastos (violino)
Fábio Vidago (viola)
Nuno Ferreira (cello)
MÚSICA POPULAR
Lucas Casacio (percussão/bateria) (UNICAMP/Campinas-SP)
Elladio Jardas (violão/guitarra elétrica) (UNICAMP/Campinas-SP)
MOSTRA DO TRABALHO DAS OFICINAS
Participantes: alunos e ministrantes das oficinas e colaboradores (especialmente da UFSM)
SEMINÁRIOS
Convidados: sujeito à confirmação/alteração
Local: UFSM, Campus, CAL, Prédio 40, sala 1203 (Mini-auditório), 2º piso
Dia 29 (quinta-feira)
Horário:14 h
Empreendedorismo Socio-Cultural, a Economia Criativa e a importância de um festival para um lugarLucia Rejane Gama Madruga (CCSH/UFSM – RS/BR)
Helio Leães Hey (CT/UFSM – RS/BR)
Rose Carneiro Carabajal (Cili Produções Culturais) – RS/BR
Vera Lucia Portinho Vianna (CAL/UFSM/RS/BR)
Angela Maria Ferrari (CAL/UFSM/RS/BR)
Nilza Venturini Zampieri (CT/UFSM – RS/BR)
Horário: 15 h 30
A arte e as cidades – no contexto dos estudos de paisagens e de interfaces entre as artes
Sara Erlingsdotter (SE)
Mário Azevedo (PT)
Beatriz Fonseca Isaia (Ballet Ivone Freire – RS/BR)
Beatriz Maria Pippi (Artes Cênicas/UFSM – RS/BR)
Luiz Gonzaga Binato de Almeida (CT/UFSM/ULBRA – RS/BR)
Daniela Minello Manzoni (CE/UFSM – RS/BR)
COMISSÃO ORGANIZADORA
GERAL
Bruno Alexandre Bernardino Pereira (ESMAE/IPP, Portugal)
Mentor e diretor artístico internacional
Rogério Carvalho Assis Brasil (SMCPI/PMSM)
Interlocutor na PMSM e coordenador de comunicação, estrutura e acolhimento
Marília Chartune Teixeira (SMC/PMSM)
Coordenadora cultural
Claudio Antonio Esteves (CAL/UFSM)
Representante da direção do CAL e interlocutor na UFSM
EXECUTIVA
Enira Trindade (SMT/PMSM)
Coordenadora executiva e apoio em operações e estrutura
Nilza Venturini Zampieri (CT/UFSM)
Idealizadora, articuladora, diretora do projeto no Brasil e coordenadora de seminários
Marco Antonio de Almeida Penna (DM/CAL/UFSM)
Coordenador artistico-pedagógico local
Marcelo de Campos Velho Birk (DM/CAL/UFSM)
Coordenador de espetáculos
Claudia Fernanda Deltregia (DM/CAL/UFSM)
Chefe do Departamento de Música: apoio artistico-pedagógico e em operações e estrutura
Julién Bertoldo de Melo (DM/CAL/UFSM)
Apoio em secretaria, operações e estrutura
Daniela Minello Manzoni (PPGE/CE/UFSM)
Apoio na divulgação, inscrição e interfaces entre artes performáticas
ÓRGÃOS E INSTITUIÇÕES PARCEIRAS
Promoção internacional
Escola Superior de Música, Artes e Espetáculos do Instituto Politécnico do Porto (ESMAE-IPP, Portugal)
Patrocínio internacional
Santander Universidades
Promoção e realização local
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Prefeitura Municipal de Santa Maria (PMSM)
Apoio nacional e internacional
Escola Superior de Artes do Centro de Artes e Educação Célia Helena (ESCH, São Paulo – SP)
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Stockholm Academy of Dramatic Arts (SADA, Estocolmo, Suécia)
Apoio organizacional local
Centro de Artes e Letras (CAL-UFSM)
Departamento e Cursos de Música (Bacharelado e Licenciatura e Música e Tecnologia) (CAL-UFSM)
Departamento e Cursos de Artes Cênicas (CAL-UFSM)
Cursos de Dança (Bacharelado: CAL e Licenciatura: CEFD-UFSM)
Laboratório de Educação Musical (LEM-DME-CE-UFSM)
Centro de Tecnologia (CT-UFSM)
Centro de Processamento de Dados (CPD-UFSM)
Secretaria de Município de Cultura (SMC-PMSM)
Secretaria de Município de Turismo (SMT-PMSM)
Secretaria de Município de Comunicação e Programação Institucional (SMCPI-PMSM)
ARTISTAS CONVIDADOS
NOMES DOS CONVIDADOS | OFICINAS |
Rui Edgar Gomes (Portugal) | Instrumento: violino |
Inês Bastos (Portugal) | Instrumento: violino |
Fábio Vidago (Portugal) | Instrumento: viola de arco |
Nuno Ferreira (Portugal) | Instrumento: violoncelo |
Jorge Alves (Portugal) | Instrumento: viola de arco |
Tiago Bento (Portugal) | Instrumento: clarineta |
Isolda Crespi Rubio (Catalunia, ES) | Piano / Música de Câmara |
António Saiote (Portugal) | Clarineta / Regência |
Bruno Pereira (Portugal) | Canto/Canto-Coral/Música de Câmara |
Mário Azevedo (Portugal) | Educação Musical/Apreciação Musical |
Lucas Casacio (UNICAMP, Campinas – SP) | Música Popular (percussão/bateria) |
Elladio Jardas (UNICAMP, Campinas – SP) | Música Popular (violão/guitarra elétrica) |
Sara Erlingsdotter (Suécia)
Vitória Cortez (São Paulo – SP) |
Atividades integrativas no contexto multidisciplinar (interfaces entre artes performáticas) |
BRUNO ALEXANDRE BERNARDINO PEREIRA: canto lírico e canto-coral
Natural de Portugal. Concluiu o bacharelado em Canto Teatral pelo Conservatório Superior de Música de Gaia, tendo concluído, mais tarde, a licenciatura em Canto na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto (ESMAE). Integrou o Vlaamse Opera Studio (Bélgica) na temporada de 2009/10 e o Estúdio de Ópera do Teatro Nacional de São Carlos (Lisboa) em 2011. Realizou master classes e atuado em canto, música de câmara e direção coral e orquestral com renomados professores e regentes. Trabalha regularmente, em Inglaterra, com Sue McCulloch. Apresentou-se, em concertos e produções de ópera, em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, República Checa, Eslovénia e Rússia. Interpretou como solista em diversas obras vocais, como em cantatas, oratórios e óperas. Tem atuado com agrupamentos como a Orquestra do Norte, Filarmonia das Beiras, Orquestra do Algarve, Orquestra ARTAVE, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Clássica de Espinho, Sinfonieta da ESMAE, Orquestra Sine Nomine, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Spectra Ensemble, Clepsidra, Arcus Coloratus, Grupo de Câmara do Porto, Collegium Vocale, Arte Mínima, entre outros. Orientou master classes de canto e de música de câmara em Portugal, Bélgica e Lituânia. É coordenador internacional e diretor artístico do HARMOS Festival e professor convidado na ESMAE/IPP.
SARA ERLINGSDOTTER (1964-): diretora de cena em teatro e ópera
Natural da Suécia. Diretora de cena em óperas, teatro e outros espetáculos integrados de teatro, música e dança. Diretora artística do grupo de teatro Himlabacken, onde, desde 1990, criou produções de alto nível e desenvolveu projetos de integração de gêneros teatrais. Encenou peças na Suécia e em outros países, mas também trabalhou intensamente com teatro ao ar livre. A partir de 2007, desenvolveu o projeto artístico Ponto de Encontro – Música, Teatro e Espaço, explorando performances e atividades de investigação em colaboração com a Academia de Música de Malmö. Desde 2012, trabalha como professora na Stockholm Academy of Dramatic Arts (Academia de Artes Dramáticas de Estocolmo, Suécia), desenvolvendo o projeto com foco em pesquisas e cooperação internacional. Integrou o staff da Ópera Fairy Queen de Purcell, um projeto integrado no âmbito da Pós-Graduação em Ópera e Estudos Músico-Teatrais da ESMAE/IPP (Porto).
ISOLDA CRESPI RUBIO: piano
Natural de Barcelona, é licenciada em piano pelo Royal College of Music (Londres) onde estudou com o Professor John Barstow. Também tem uma Licenciatura em Cinema realizada na Escola Superior de Cinema e Audiovisuais de Catalunha. Em 2013 concluiu o Mestrado em Ciências da Educação, Música, na Universidade Católica Portuguesa. Actuou em recitais como solista e pianista acompanhadora em Espanha, Portugal, França, Brasil. Suíça, Reino Unido, Dinamarca e Coreia do Sul. Apresenta-se regularmente com a flautista Adriana Ferreira com quem gravou em 2011 o CD “Danse des Sylphes” para a discográfica Numérica e em 2015 para a revista italiana “Falaut”. Tem acompanhado masterclasses, audições e concursos, sendo convidada pelo Prémio Jovens Músicos, pelos Cursos de Aperfeiçoamento Musical de Vila do Conde, pelos Cursos Internacionais de Música de Barcelos, pela Fundação Gulbenkian (Lisboa) e pela Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música, assim como também tem orientado o Curso de Piano dos Cursos de Aperfeiçoamento Técnico-Interpretativo do Conservatório de Música de Paredes. Tem gravado e tocado em directo em várias ocasiões para Antena 2. Recentemente apresentou-se a solo com a Orquestra ARTAVE interpretando o Concerto n.2 para piano de Rachmaninov. Em 2013 publicou a sua tese com o titulo “O Professor Invisível. A influência do pianista acompanhador na aprendizagem musical dos estudantes de instrumento” na Editora “Novas Edições Acadêmicas”. Actualmente é pianista acompanhadora na Escola Profissional Artística do Vale do Ave (ARTAVE), e Professora assistente convidada na Universidade do Minho e na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto (ESMAE/IPP).
ANTÓNIO MANUEL CORREIA SAIOTE (1960-): clarineta e regência
Natural de Portugal. Terminou o curso do Conservatório Nacional em 1979. Bolsista da Fundação Gulbenkian em Paris e obteve o Meisterdiplom da Hochschule de Munique. Pós-Graduado em Música Contemporânea na Universidade de Alcalá de Henares, Espanha, e Repertório Tradicional, na Inglaterra. Mestre em Direção de Orquestra pela Universidade de Sheffield. Solista na Orquestra Sinfónica Juvenil, Orquestra do Teatro Nacional de São Carlos, Régie Sinfonia, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, Orquestra Nacional de Sopros dos Templários e Orquestra Clássica do Porto. Professor nos conservatórios de Coimbra, Figueira da Foz, Castelo Branco, Lisboa, Academia de Évora e dos Amadores de Música, Escola Superior de Lisboa, Universidade de Aveiro e Católica do Porto. Atuou nos festivais de Sintra, Estoril, Nancy, Xangai, Macau, Rabat, São Paulo, Belo Horizonte, Caracas, São José, Santos, Lima, Yangi, Musicalta, Oviedo, Guimarães, Aveiro, Vila Real, Póvoa de Varzim, Paços de Brandão, Espinho, Algarve, Madeira, Açores e Folle Journée. Solista nos congressos mundiais nos EUA, Bélgica, França, Suécia, Canadá e Japão, tendo sido mentor e co-organizador do Congresso Mundial de Clarinete 2009 no Porto. Jurado nos concursos de Varsóvia, Caracas, Kortrijk, Ghent, Brasília, Toulon, Constancia, Sevilha e presidente do Concurso Valentino Buchi em Roma. Representou Portugal na Orquestra Mundial de Juventude na Coreia, Japão, Hungria e Espanha. Atuou ou ensinou em mais de trinta países da Ásia, Europa, América e África do Norte. É Membro de Honra da Associação Internacional de Clarinete e professor na ESMAE/IPP.
JORGE ALVES: viola
Natural de Portugal. Iniciou os estudos musicais no Centro de Cultura Musical (CCM), prosseguindo com o estudo de viola na Escola Profissional Artística do Vale do Ave (ARTAVE). Concluiu o Bacharelado na Academia Nacional Superior de Orquestra e Licenciatura na Escola Superior de Música e Artes do Instituto Politécnico do Porto (ESMAE/IPP). Bolsista da Fundação Gulbenkian em Sion (Suíça) e em Cremona (Itália). Laureado em Viola e Música de Câmara no Prémio Jovens Músicos – RDP, Rádio Nacional da Concorrência PJM-RTP (Portugal), no Concurso Internacional do Festival da Academia de Stª Cecília, em Portugruaro (Itália) e no Concurso Internacional de Alcobaça Câmara (Portugal). Apresenta-se com o pianista Francisco Albuquerque, em duo com guitarra, no Trio Medina e no Quarteto de Cordas de Matosinhos. Como solista, na Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Académica Metropolitana, Sinfonieta de Lisboa e Orquestra Artave. Orientou Master Classes de Viola na Academia de Música do Fundão, conservatórios de Aveiro e Braga, Encontros Gulbenkian de Música Contemporânea, encontros de Música da Bairrada e no Lemmens Institute of Music (Bélgica). Envolvido com estreias e gravações de peças contemporâneas. Sua atuação, como músico solista, camerista ou sinfônico, além de em Portugal, estende-se pela Espanha, France Grã-Bretanha, Suíça, Bélgica, Holanda, Alemanha, Eslovênia, Itália, Brasil e China. Frequentou o Mestrado em Estudos da Criança – Educação Musical na Universidade do Minho, focando os estudos em filosofia e estética da performance musical. Atualmente é chefe de naipe na Orquestra de Câmara do Minho e professor na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, na ESMAE/IPP e no ARTAVE.
MÁRIO JOAQUIM SILVA AZEVEDO: Apreciação Musical e Educação Musical
Natural de Portugal. Músico diplomado pela Stichting Orff-Werkgroep de Elf (Holanda). Co-fundador e um dos gestores e diretores do Instituto Orff do Porto, narrador e comentador em espetáculos. Tendo iniciado doutoramento na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBA-UP). Professor de repertório e vice-presidente da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto (ESMAE/IPP).
TIAGO FILIPE SILVA BENTO (1992-): clarineta
Natural de Portugal. Concluiu o Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian. Atualmente frequenta o Curso de Licenciatura de Música – Perfomance Clarinete na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE/IPP), no Instituto Politécnico Porto (IPP), sendo músico da ARMAB – Banda de Música da Branca, onde toca clarinete. Vencedor de prêmio em concurso internacional anual, o ClarinetFest 2013, Freixo (Portugal), quando participaram 25 clarinetistas da Europa, América e Ásia. O concurso se desdobra em duas categorias: a High School Com¬pe¬tition (até aos 18 anos) e a Young Artist Competition (até aos 28 anos), categoria em que participou na classe de clarinete.
QUARTETO SFOURZATO
Quarteto de Cordas, formado por jovens estudantes, alunos da Escola Superior de Música, Artes e Espetáculos do Instituto Politécnico do Porto: ESMAE/IPP (Portugal). Apresentou-se em público inúmeras vezes, atuando recentemente no Festival ESMAE. Participou também no programa Grande Valsa da RTP 2, apresentando o Quarteto de Cordas de M. Ravel. O quarteto, concorrente à atual edição do Prêmio Jovens Músicos, apresenta um repertório que inclui obras de Shostakovich, Debussy, Brahms, Mozart, Ravel e Freitas-Branco.
Integrantes: Rui Gomes e Inês Bastos (violinos), Fábio Vidago (viola) e Nuno Ferreira (violoncelo). Fundado em 2014, na ESMAE, e orientado pelo Prof. Ryszard Woycicki (viola).
RUI EDGAR MAIA GOMES (1995-): violino
Natural de Portugal. Conta com vários prêmios em concursos e participação em diversos estágios e máster classes nacionais e internacionais, sendo, atualmente, violinista Concertino da Orquestra e Grupo de Música Contemporânea do Conservatório de Música do Porto.
INÊS BASTOS (1995-): violino
Natural de Portugal. Iniciou seus estudos musicais aos quatro anos na Escola de Música Adágio. Começou a frequentar aulas de piano, tendo optado pelo violino aos cinco anos de idade. Em 2002, ingressou no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian na classe de violino (tendo terminado o 8º grau em 2013). Integrou a Orquestra de Cordas do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, da qual foi Concertino (de 2010 até 2013) e participou também em orquestras de jovens e orquestras profissionais, tais como Orquestra MIMA, OML Júnior, OJ.COM, Orquestra de Câmara Portuguesa Zero, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Metropolitana de Lisboa, integrando atualmente a Orquestra de Jovens de Bremen (Alemanha) e a Orquestra Sinfónica da ESMAE/IPP. Ganhou prêmios a nível nacional e participou em master classes. Ingressou no ano 2013 na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo.
FÁBIO ALEXANDRE FÉLIX VIDAGO (1995-): viola
Natural de Portugal. Iniciou seus estudos musicais na Escola de Arte ESPROARTE-Profissional em Mirandela, em 2007, na classe de viola. No mesmo ano, foi o vencedor do Prêmio de Mérito pelo Ministério da Educação. Frequentou várias Masterclasses com diversos professores renomados. Em 2010, com a Orquestra Sinfónica Esproarte, participou do Concurso Eixo Atlântico, no qual ele ganhou o 1º Prémio. Em 2011, foi homenageado com o 2º Prêmio no concurso Paços Premium. Participou da Orquestra APROARTE, de 2011 a 2013. Em 2013, fez parte do palco para Orquestra Gulbenkian. Também colaborou com a Orquestra Sinfônica de Porto – Casa da Música, tendo trabalhado com diversos maestros. Mesmo na orquestra, tocou com diversos solistas. Em 2013/2014, junta-se ao Quarteto Verazin – residente quarteto no Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim – onde teve a oportunidade de trabalhar com o Quarteto Ebene. Atualmente frequenta o ensino superior na ESMAE/IPP, na classe do Prof. Ryszard Woycicki.
NUNO FERREIRA (1995-): Violoncelo
Natural de Portugal. Iniciou os seus estudos musicais na ESPROARTE – Escola Profissional de Arte de Mirandela, em 2007. Em 2013 concluiu o 8º grau nesta mesma escola com a nota máxima e, foi também vencedor do Prémio de Mérito oferecido pelo Ministério da Educação. Frequentou diversas Masterclasses com professores como Lluís Claret, Johannes Moser, Maria de Macedo, Ran Varon, Paulo Gaio Lima, Filipe Quaresma, entre outros. Participou também em várias orquestras como Sub-21 Europeia, Aproarte, JOP, ESMAE e Orquestra Sinfónica Esproarte com a qual ele ganhou em 2010 o 1º prémio do Concurso Eixo Atlântico. Nestas mesmas orquestras trabalhou com diversos Maestros e Solistas. Em 2014 integrou o Quarteto sFourzato com o qual ganhou o 2º Prémio na 29ª edição do Concurso Prémio Jovens Músicos. Atualmente frequenta o ensino superior na ESMAE/IPP, na classe de violoncelo do Prof. Jed Barahal.
Programação
PROGRAMAÇÃO GERAL
GRADE DE HORÁRIOS DAS ATIVIDADES
OBS.: Sujeito à confirmação/alteração
Dia
Horário Atividades |
Quarta 28/10 | Quinta 29/10 | Sexta
30/10 |
Sábado
31/10 |
Domingo
01/11 |
Manhã
8h30-12h Oficinas |
Oficinas
Master class |
Oficinas
Master class |
Oficinas Ensaios | Ensaio geral | |
Espetáculos
12h30 |
Espetáculo
matutino |
Espetáculo
matutino |
Espetáculo
matutino |
Espetáculo
matutino |
|
Tarde
14h-17h00 Ensaios |
Ensaios e oficinas | Ensaios e oficinas | Ensaios e oficinas | Ensaios | |
14 h-17h
Seminários |
Seminários | ||||
18h30
Espetáculos vespertinos |
Recital | Recital | Recital | Recital | Espetáculo
Encerramento |
Noite
20h30 Espetáculos noturnos |
Espetáculo
noturno |
PROGRAMAÇÃO – ESPETÁCULOS
28 / 10 (Quarta) | 29 / 10 (Quinta) | 30 / 10 (Sexta) | 31 / 10 (Sábado) | 01 / 11 (Domingo) |
Recital
violino e piano Rui Edgar Gomes (violino) + Isolda Crespi Rubio (piano) (IPP/Portugal) |
||||
CAMPUS UFSM
Teatro Caixa Preta CAL Prédio 40 |
||||
Horário: 12h30 | ||||
Espetáculo de
Música Popular Lucas Casacio (percussão/bateria) + Elladio Jardas (violão/guitarra elétrica) (UNICAMP) |
Recital
clarineta e piano Tiago Bento (clarineta) + Isolda Crespi Rubio (piano) (IPP/Portugal) |
Recital
violino e piano Rui Edgar Gomes (violino) + Isolda Crespi Rubio (piano) (IPP/Portugal) |
Espetáculo Encerramento das oficinas
Grandes grupos: vocal e instrumental e outros |
|
CAMPUS UFSM
CT (Engenharias) Hall de entrada |
CAMPUS UFSM
Sala Sebastian Benda Prédio 40 B |
CAMPUS UFSM
Sala Sebastian Benda Prédio 40 B |
CAMPUS UFSM Espaço Multiuso | |
Horário: 12h30 | Horário: 12h30 | Horário: 12h30 | Horário: 12h30 | |
Concerto
Quarteto Cordas Duo de clarinetas e convidados da UFSM Quarteto sFourzato (IPP/Portugal) Rui Gomes (violino) Inês Bastos (violino) Fábio Vidago (viola) Nuno Ferreira (cello) Duo de clarinetas . António Saiote e Tiago Bento e convidados da UFSM |
Concerto
Quarteto de Cordas Quarteto sFourzato (IPP/Portugal) Rui Gomes (violino) Inês Bastos (violino) Fábio Vidago (viola) Nuno Ferreira (cello) |
Concerto
Quarteto de Cordas Quarteto sFourzato (IPP/Portugal) Rui Gomes (violino) Inês Bastos (violino) Fábio Vidago (viola) Nuno Ferreira (cello) |
Espetáculo Encerramento das oficinas
Oficinas diversas |
Espetáculo Encerramento do evento
Grandes grupos: vocal e instrumental e outros |
CENTRO
Antiga SUCV – Prefeitura |
CENTRO
Igreja Episcopal Anglicana Catedral do Mediador |
CENTRO
Construtora Jobim |
CENTRO
Igreja Episcopal Anglicana Catedral do Mediador |
CENTRO
Catedral Metropolitana |
Horário: 18h30 | Horário: 18h30 | Horário: 17h30 | Horário: 19h00 | Horário: 19h00 |
Espetáculo
Música Popular |
||||
Lucas Casacio (percussão/bateria) + Elladio Jardas (violão/guitarra elétrica)
(UNICAMP) |
||||
CENTRO
EMAI Próximo à Gare |
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Horário: 20h30 |
LOCAIS – DADOS GERAIS
OBS.: Sujeito à confirmação/alteração
OFICINAS E ENSAIOS (manhã e tarde)
Campus da UFSM (Bairro Camobi, Santa Maria – RS)
– CAL – Centro de Artes e Letras (Prédio 40)
– Escola de Música (Prédio 40 B), depois do Planetário
– Espaço Multiuso (entre a Reitoria, o Planetário e o Centro de Convenções)
– CE – Centro de Educação (Prédio 16)
ESPETÁCULOS (12h30, 18h30 e 20h30)
Campus da UFSM (Bairro Camobi, Santa Maria – RS)
– Sala Sebastian Benda: Escola de Música (Prédio 40 B), depois do Planetário
– Teatro Caixa Preta – CAL (anexo ao Hall de Entrada do CAL: Prédio 40)
– Espaço Multiuso (entre a Reitoria, o Planetário e o Centro de Convenções)
– Hall de Entrada do CT – Centro de Tecnologia (Engenharias), entrada do Campus
Centro de Santa Maria e entorno
– Salão de Atos da antiga SUCV – hoje Prédio do Gabinete do Prefeito Municipal de Santa Maria (Praça Saldanha Marinho)
– Auditório da EMAI – Escola Municipal de Aprendizagem Industrial, próximo à Gare (final da Av. Rio Branco)
– Igreja Episcopal Anglicana – Catedral do Mediador (início da Av. Rio Branco, próximo à SUCV)
– Catedral Metropolitana (Av. Rio Branco)
SEMINÁRIOS (15 h)
Campus da UFSM (Bairro Camobi, Santa Maria – RS)
– Escola de Música (Prédio 40 B), depois do Planetário ou no CAL: Prédio 40 (a confirmar)
REGISTRO EM PESSOA (dia 28, quarta-feira, pela manhã)
Campus da UFSM (Bairro Camobi, Santa Maria – RS)
– Hall de Entrada da Escola de Música (Prédio 40 B), depois do Planetário
LOCAIS DAS OFICINAS
OBS.: Sujeito à confirmação/alteração
OFICINAS | MINISTRANTES | TURNO
VAGAS |
QUARTA
28 |
QUINTA
29 |
SEXTA
30 (feriado) |
SÁBADO
31 |
|||
Instrumento: violino | Rui Edgar Gomes (Portugal)
Inês Bastos (Portugal) |
Manhã
12 |
303 | 303 | 303 | ||||
302 | 302 | 302 | |||||||
Instrumento: viola de arco | Jorge Alves (Portugal)
Fábio Vidago (Portugal): assistente |
Manhã
12 |
1218 | 1218 | 1218 | ||||
1213 | 1213 | 1213 | |||||||
Instrumento: violoncelo | Nuno Ferreira (Portugal) | Manhã
12 |
1313 | 1313 | 1313 | ||||
Instrumento: clarineta | António Saiote (Portugal)
Tiago Bento (Portugal): assistente |
Manhã
12 |
305 | 305 | 305 | ||||
304 | 304 | 304 | |||||||
Instrumento: piano | Isolda Crespi Rubio (Catalunia, ES) | Manhã
12 |
1202-CAL | 1202-CAL | 1202-CAL | ||||
Canto lírico | Bruno Pereira (Portugal) | Manhã
12 |
1202 | 1202 | 1202 | ||||
Música de Câmara | Jorge Alves (Portugal)
António Saiote (Portugal) Bruno Pereira (Portugal) Isolda Crespo Rubio (Catalunia, ES) |
Manhã
21 |
1312 | 1312 | 1312 | ||||
304 | 304 | 304 | |||||||
1202 | 1202 | 1202 | |||||||
Educação Musical (ênfase: Método Orff) | Mário Azevedo (Portugal) | Manhã
30 |
3368
LEM/CE |
3368
LEM/CE |
3368
LEM/CE |
||||
Canto-Coral | Bruno Pereira (Portugal) | Tarde
80 |
1202 | 1202 | 1202 | 1202 | |||
Orquestra de Câmara | António Saiote (Portugal) | Tarde
40 |
1105 | 1105 | 1105 | 1105 | |||
Apreciação Musical | Mário Azevedo (Portugal) | Tarde
30 |
1218 | 1218 | 1218 | 1218 | |||
Música Popular: violão/guitarra elétrica | Lucas Casacio
(UNICAMP), Campinas – SP) |
Tarde
12 |
1302 | 1302 | 1302 | ||||
Música Popular: percussão/bateria | Elladio Jardas
(UNICAMP), Campinas – SP) |
Tarde
12 |
1101-CAL | 1101-CAL | 1101-CAL | ||||
Atividades integrativas no contexto multidisciplinar (interfaces entre artes performáticas) | Sara Erlingsdotter (Suécia)
Vitoria Cortez (São Paulo – SP) |
Tarde
80 |
Espaço Multiuso | 1323-CAL | Espaço Multiuso | Espaço Multiuso | |||
As vagas nas oficinas, a princípio, serão distribuídas da seguinte forma:
a) Instrumento ou Voz [06 ativos + 06 ouvintes = 12];
b) Música de Câmara, distribuída em 3 turmas [09 grupos (ativos) + 12 alunos ouvintes = 21];
c) Orquestra de Câmara [40];
d) Canto-Coral [70 ativos + 10 ouvintes = 80 ];
e) Música Popular: violão / guitarra elétrica [06 ativos + 06 ouvintes = 12];
f) Música Popular: percussão / bateria [06 ativos + 06 ouvintes = 12];
g) Educação Musical (ênfase: Método Orff) [20 ativos + 10 ouvintes = 30];
h) Apreciação Musical [30];
i) Atividades integrativas no contexto multidisciplinar (interfaces entre artes performáticas) [70 ativos + 10 ouvintes = 80].
OBS.:
1) A oficina de Apreciação Musical não contemplará a categoria ouvinte.
2) Na quarta-feira, das 8h30 às 11h, todos deverão estar no Hall de Entrada da Escola de Música (Prédio 40 B) para fazer o registro em pessoa (confirmação da inscrição, conforme o edital).
3) No domingo, todos deverão estar no Espaço Multiuso (entre a Reitoria, o Planetário e o Centro de Convenções), às 8h30, no ensaio geral para o Espetáculo de Encerramento.
4) As salas que não constam o Centro de Ensino são na Escola de Música (Prédio 40 B), as que constam CAL correspondem ao Prédio 40 e a que consta CE corresponde ao Laboratório de Educação Musical, Prédio 16 do Centro de Educação.
5) A inscrição em Música de Câmara deverá ser em nome de um dos integrantes do grupo que ficará como que responsável pelo grupo, sendo que este deverá indicar o(s) colega(s), o instrumento e o repertório.