Evento on-line - UFSM
29/07/2021 07:00 - 31/07/2021 21:00
Descrição
O Festival Internacional de Inverno da UFSM iniciou em 1986, tendo por objetivo favorecer o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da atividade musical num ambiente de integração com a sociedade. Assim, diante do potencial turístico da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana e do interesse da comunidade de Vale Vêneto em promover o resgate de suas origens surgiu uma parceria que até hoje se mantém. A comunidade de Vale Vêneto idealizou a Semana Cultural Italiana e desde então a Universidade Federal de Santa Maria, a comunidade de Vale Vêneto e a Prefeitura de São João do Polêsine tem sido parceiras na promoção dos dois eventos, contando ainda com a colaboração da University of Georgia, Estados Unidos.
Nesses 36 anos de existência, além de alunos brasileiros vindos de diferentes estados, o Festival teve também a participação de alunos da Argentina, Uruguai, Bolivia, Paraguai, Costa Rica, Estados Unidos e Alemanha, os quais tiveram a oportunidade de estudar com renomados professores. Neste mesmo período, mais de 50 universidades e conservatórios de música da Europa, Estados Unidos, Oriente Médio e América Latina estiveram representadas no Festival, através de seus professores que realizaram recitais e ministraram oficinas.
Devido à pandemia, a 36ª edição do festival será realizada de forma virtual, com masterclasses, palestras e mesas redondas com professores convidados.
PROFESSORES CONVIDADOS
- Anastasia Petrunina (EUA), violino
- Emerson de Biaggi (Brasil), viola
- Hugo Pilger (Brasil), violoncelo
- Milton Masciadri (EUA), contrabaixo
- José Abrego (Costa Rica), oboé
- Mônica Lucas (Brasil), clarineta
- Romeu Rabelo (Brasil): fagote
- Antônio Cardoso (Brasil), trompete
- Marcos Flávio (Brasil), trombone
- Cláudia Oliveira (Brasil), percussão
- Alexandre Dossin (Brasil/EUA), piano
- Ricardo de Mello (Brasil), violão
- Paulo Chagas (Brasil / EUA), composição
- Tatiana Catanzaro (Brasil), composição
- Magda Dourado Pucci (Brasil), educação musical
-
Dimitri Cervo (Brasil) – mesa redonda
-
Eduardo Pereira (Brasil) – mesa redonda
-
Manfredo Schmiedt (Brasil) – mesa redonda
-
Abel Rocha (Brasil) – mesa redonda
- Priscila Bomfim (Brasil) – mesa redonda
ORGANIZAÇÃO
Comissão Organizadora do 36º FIIUFSM
Coordenação Geral:
Prof.ª Vera P. Vianna
Coordenação Artística:
Prof. Milton Masciadri
Coordenação de Área:
Prof. Guilherme Garbosa
Prof. Gilmar Goulart
Prof. Clayton Miranda
Prof. Diogo Baggio
Equipe
Projeto Gráfico
Evandro Bertol
UFSM – Universidade Federal de Santa Maria
Reitor: Prof. Paulo Afonso Burmann
Vice-reitor: Prof. Luciano Schuch
CAL – Centro de Artes e Letras
Diretor: Prof. Cláudio Antônio Esteves
Vice-diretora: Prof.ª Cristiane Fuzer
Departamento de Música
Chefe: Prof.ª Sílvia Cristina Hasselaar
Vice-chefe: Prof.ª Ana Lúcia Louro-Hettwer
Programação
Dia 29 de julho
16 horas – Mesa redonda
“Música e empreendedorismo: iniciativa e criatividade”,
com Dimitri Cervo (UFRGS) e Eduardo Pereira.
Transmissão: farol.ufsm.br
19 horas – Recital de Música Contemporânea
Transmissão: facebook.com/fiiufsmoficial
Dia 30 de julho
16 horas – Mesa redonda
“Orquestra Sinfônica: ações na pandemia e desafios do futuro“,
com Manfredo Schmiedt (Porto Alegre), Abel Rocha (Orquestra Sinfônica de Santo André – SP) e Priscila Bomfim (Orquestra Sinfônica de Mulheres do Rio de Janeiro).
Transmissão: farol.ufsm.br
Masterclass
17h 30min
- Piano: Alexandre Dossin (Universidade do Oregon – EUA)
19 horas – Recital Virtual de Alunos Participantes do 36º FIIUFSM
Transmissão: facebook.com/fiiufsmoficial
Dia 31 de julho
Masterclasses, Palestras e Oficina serão realizadas pela plataforma Google Meet.
Os links serão, posteriormente, encaminhados aos inscritos.
Masterclasses
10 horas
- Composição: Tatiana Catanzaro (UnB)
14 horas
- Composição: Paulo Chagas (UC, Riverside – EUA)
16 horas
- Violino: Anastasia Petrunina (UGA – EUA)
- Viola: Emerson di Biaggi (UNICAMP)
- Violoncelo: Hugo Pilger (UFRJ)
- Contrabaixo: Milton Masciadri (UGA – EUA)
- Oboé: José Abrego (Costa Rica)
- Fagote: Romeu Rabelo (OSESP)
- Percussão: Cláudia Oliveira (Santa Marcelina Cultura – SP)
- Violão: Ricardo de Mello (UFBA)
Palestras
16 horas
- “A Clarineta no século XVIII”, por Mônica Lucas (USP)
- “A construção da interpretação na música brasileira para trompete e piano”, por Antônio Cardoso (UFG)
- “O trombone no Choro: dos precursores aos atuais referenciais”, por Marcos Flávio (UFMG)
Oficina
16 horas
- Educação Musical: Magda Dourado Pucci (Brasil)
19 horas – Concerto de Encerramento: Professores do Departamento de Música da UFSM
Transmissão: youtube.com/tvcampusUFSM
Inscrição
Inscrições encerradas
Confira nos links abaixo as listas dos participantes já confirmados:
- Masterclasses – Lista dos inscritos
- Masterclasses – Lista dos participantes ativos
- Palestras
- Mesa Redonda – “Orquestra Sinfônica: ações na pandemia e desafios do futuro“
- Mesa Redonda – “Música e Empreendedorismo: iniciativa e criatividade”
- Oficina de Educação Musical
A inscrição para qualquer uma das atividades do Festival de Inverno é gratuita, devendo ser realizada entre os dias 15 de junho a 04 de julho através do preenchimento e submissão do Formulário de Inscrição.
PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO
- Mesas redondas (dias 29 e 30): abertas ao público e transmitidas pelo Farol (farol.ufsm.br). Participantes que desejarem receber certificado devem realizar inscrição preenchendo o Formulário de Inscrição.
- Palestras e Oficina: interessados devem preencher o Formulário de Inscrição. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição com limite de 250 participantes. Transmissão pela plataforma Google Meet.
- Masterclasses: Transmissão pela plataforma Google Meet.
- Categoria participante ativo: interessados em executar repertório (masterclasses de instrumento) ou apresentar suas composições (masterclass de composição) devem preencher o Formulário de Inscrição, junto com as informações solicitadas. A seleção dos participantes ativos será realizada por comissão formada por professores do Depto. de Música da UFSM
- Masterclass de Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Piano, Oboé, Fagote e Violão: preencher e submeter o Formulário de Inscrição, incluindo o link para o vídeo no próprio Formulário.
- Masterclass Percussão: os vídeos de Percussão poderão ser com obras solo para marimba OU vibrafone OU caixa-clara OU tímpanos.
- Masterclass de Composição: anexar ao Formulário de Inscrição no máximo duas partituras de obras de sua autoria. As obras deverão ter, no máximo, 10 minutos de duração (cada uma). Indicar no Formulário de Inscrição os links ativos de acesso para as gravações (áudio ou vídeo) das obras submetidas (YouTube, SoundCloud, entre outros). Na ausência de gravações feitas por músicos, realizações MIDI serão aceitas. No caso de obras acusmáticas, somente enviar os links ativos de acesso aos arquivos de áudio/vídeo.
- Categoria participante ouvinte: interessados em assistir às aulas devem preencher o Formulário de Inscrição (não é necessário submeter vídeo).
- Categoria participante ativo: interessados em executar repertório (masterclasses de instrumento) ou apresentar suas composições (masterclass de composição) devem preencher o Formulário de Inscrição, junto com as informações solicitadas. A seleção dos participantes ativos será realizada por comissão formada por professores do Depto. de Música da UFSM
- Recital Virtual: Interessados deverão estar inscritos em qualquer outra atividade do Festival de Inverno e submeter um vídeo com duração máxima de 10 min. em formato MP4 no tamanho máximo de 1Gb. Este vídeo poderá ser o mesmo submetido para a masterclass, todavia serão dois processos seletivos distintos, um para participante ativo nas masterclasses, outro para participação no recital virtual. Desta forma, quem for selecionado para a masterclass NÃO estará automaticamente selecionado para participação no recital.
- No caso de obras para grupos: serão aceitas submissões somente de grupos cujos membros estejam inscritos em alguma atividade do Festival.
- Os vídeos serão avaliados por uma comissão formada pela Comissão Organizadora do 36º FIIUFSM, considerando a qualidade de gravação, escolha e interpretação da obra executada.
- O recital será publicado no YouTube do Festival de Inverno dia 30 de julho às 19 horas.
- As inscrições para o Recital Virtual devem ser realizadas CLICANDO AQUI.
- SUGESTÕES PARA GRAVAÇÃO DOS VÍDEOS:
- Antes de iniciar a gravação, apoie a câmera e/ou celular em local firme. Se possível, utilize um tripé;
- Em caso de utilização de celular, faça a filmagem em posição horizontal;
- Verifique as configurações de seu equipamento e selecione uma boa qualidade de gravação de áudio e vídeo, preferencialmente qualidade HD (1280x720px) ou superior;
- No caso de celular, dê preferência à câmera principal, pois ela geralmente possui qualidade superior à câmera frontal;
- Limpe a câmera com uma flanela antes de iniciar a gravação;
- Procure um lugar bem iluminado e silencioso e, preferencialmente, faça a gravação durante o dia, mas evite sombras no rosto;
- Certifique-se de ter um bom enquadramento com o instrumento visível;
- Utilize um microfone para gravação do áudio sempre que possível. O microfone que acompanha o fone de ouvido do celular é uma boa alternativa caseira.