Auditório Flávio Miguel Schneider, anexo ao CCR – prédio 42 da UFSM e Prédio 40C - UFSM - Sala 3114 - Santa Maria
26/08/2019 09:00 - 28/08/2019 13:00
Descrição
O II Simpósio Pensamento Acessível Cena Aberta direciona-se para o foco Ações Propositivas. Por essa escolha, intenciona-se provocar e abrir espaços para ampliar o movimento e as relações sociais para o pensar e para o agir, de modo crítico, democrático, político, filosófico e propositivo. O evento objetiva tanto dar voz aos convidados que atuam ativamente fora do contexto acadêmico quanto ampliar o acesso e as discussões das ações desenvolvidas dentro da UFSM, como atividades de ensino e de pesquisa direcionadas à extensão.
Com essa ação integrada, evidencia-se que o circuito social é um só, cuja dinâmica inter-relaciona, de modo mais ou menos consciente, a responsabilidade de todos no que concerne ao próprio pensar e agir dentro daquilo que é conhecido como normativa social, suas inflexões e sua performance real. Nesse sentido, o evento visa trazer à luz certa invisibilidade sobre o tema, a qual colabora de modo potente e silencioso para a segregação. Ele intenciona, também, pelo agir inventivo, criativo e crítico apresentado pelos participantes, problematizar a estabilidade dos movimentos condicionados e colaboradores da identidade social. À vista disso, tem como horizonte a necessária jornada da transformação.
Ações Propositivas objetiva dar voz àqueles que mobilizam seu dia a dia, criando espaços férteis para a verdadeira transformação social, sobretudo no que implica às relações atitudinais e ao combate ao preconceito e à falta de informação.
O II Simpósio Pensamento Acessível Cena Aberta – Ações Propositivas abre o diálogo a docentes e discentes de escolas públicas e privadas, seus familiares, estudantes de graduação e de pós-graduação e a todo cidadão interessado em conhecer e discutir o tema. Desse modo, como ação do Programa de Extensão Porta Aberta, objetiva-se colocar em evidência ações inventivas que se firmam como espaços vivos e verdadeiros à transformação social e que colaboram com o amadurecimento prático do pensamento democrático.
Diante da hostilidade social no que diz respeito à invisibilidade presente no tema acessibilidade, é possível pensá-lo também como um problema de linguagem. Dito isso, o evento também propõe evidenciar espaços de fala, com o grande propósito de ampliar a porosidade aos espaços de escuta, de crítica e de reflexão. Objetiva-se, durante as manhãs dos dias 26, 27 e 28, disponibilizar informação, mobilizar o conhecimento, a reflexão, outras percepções e, por essa via de múltiplas mãos, criar conexões e alimentar a prática do diálogo verdadeiro, cujo movimento necessita de esforço, de dedicação e, também, de certa porosidade e fissura. Essas aberturas propõem à experiência intelectual da fala um atravessamento que contemple e seja nutrido pela escuta sensível, que, por sua vez, continue gerando ações propositivas.
A partir de discussões, de afirmações, de proposições, de problematizações e de críticas, com o suporte de transmissão ao vivo pelo Farol/UFSM o evento expande o tamanho de sua abertura, possibilita o diálogo em tempo real pela plataforma digital, e também disponibiliza o acesso ao vídeo que fica hospedado no site da UFSM.
Agradeço a disponibilidade dos profissionais que mobilizaram suas agendas para participarem dessa ação, que abre a porta para ampliar a difusão de ações críticas e propositivas, bem como para ouvirem e dialogarem abertamente com a sociedade.
Com grande reconhecimento e afeto, agradeço a todos que trabalharam para que o evento fosse concretizado. De modo pontual e profundo, agradeço aos participantes:
-
-
-
- Alexandre Américo (Cia Gira Dança);
- Prof. Dr. Sérgio Brondani (DI-UFSM), Fabiane Vanessa Breitenbac (CAED-UFSM) e Leopoldo Engroff (discente DI/UFSM);
- Profª Drª Tatiana Wonsik (Dança/UFSM);
- Profª Drª Sílvia Wolf (Dança/UFSM);
- Aline Dalcul pela mediação;
- e Profª Drª Fabiana Fontana pela mediação.
-
-
Agradeço também ao Edu Ó pelo incansável esforço de tentar ajustar sua agenda para poder participar do evento, o que, lamentavelmente, não foi possível. Agradeço à colega de Departamento Marcia Berselli, pelo segundo ano disponível à parceria na organização do evento. Agradeço ao Jâneo Venturini pela atuação, também pelo segundo ano, como web designer, que, junto à Alexia Karla, estiveram firmes na produção.
Agradeço à UFSM, PRE, CAL, DAC, CAC, FAROL, CCR e ao público que, em diálogo com os participantes e produtores, concretizaram o evento e colocaram em movimento ações, pensamentos e críticas que visam manter vivos o questionamento e os diálogos sobre as consequências e os desdobramentos do pensamento hegemônico sobre cena contemporânea. Por esse atravessamento, objetiva-se a desconstrução de alguns obstáculos; ação necessária à construção da cena aberta, diversa, verdadeiramente democrática, plural, inclusiva e acessível.
Mariane Magno
Organizadores e Produtores
-
- Prof.ª Dr.ª Mariane Magno Ribas (Professora vinculada ao Departamento de Artes Cênicas / Coordenadora do Curso de Artes Cênicas – Bacharelado UFSM)
- Prof.ª Dr.ª Márcia Berselli (Professora vinculada ao Departamento de Artes Cênicas)
- Aléxia Karla – Graduada em Artes Cênicas Bacharelado – Habilitação Interpretação Teatral pela UFSM, integrante da CIA. Retalhos de Teatro e Graduanda em Artes Cênicas Bacharelado – Habilitação Direção Teatral pela UFSM
- Jâneo Manoel Venturini dos Santos – Graduando em Artes Cênicas Bacharelado – Habilitação Direção Teatral e professor de Filosofia das escolas E.E.E.B. Professora Margarida Lopes e I.E.E. Olavo Bilac
Programação
SEGUNDA-FEIRA • 26 DE AGOSTO
09:30 __________________________
Abertura
Local: Auditório CCR
-
- Pró-Reitor de Extensão Prof. Dr. Flavi Ferreira Lisboa Filho;
- Diretor do Centro de Artes e Letras Prof. Dr. Claudio Antonio Esteves;
- Chefe do Departamento de Artes Cênicas Prof. Dr. Daniel Plá
- Coordenadora do Curso de Artes Cênicas Prof.ª Dr.ª Mariane Magno Ribas
09:45 __________________________
Documentário ” O Bando” – Grupo Giradança
Local: Auditório CCR
“O Bando” é um documentário realizado a partir do processo de construção do espetáculo “Dança Que Ninguém Quer Ver”, da Cia Gira Dança, obra comemorativa dos 10 anos do grupo.
10:00 __________________________
“UFSM acessível: contexto, parcerias e proposições”
Local: Auditório CCR
-
- Prof. Dr. Sérgio Brondani – Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Design, atuando principalmente nos seguintes temas: usabilidade, ergonomia, acessibilidade, projeto e produto.
- Fabiane Vanessa Breitenbach – Desde janeiro de 2013 exerce a função de Técnica em Assuntos Educacionais na UFSM, atuando juntamente ao Núcleo de Acessibilidade, vinculado a Coordenadoria de Ações Educacionais.
- Leopoldo Engroff – Graduando de Desenho Industrial – UFSM, com enfoque em projeto de produto como Tecnologia Assistiva, desenvolve projetos junto com o Núcleo de Acessibilidade da UFSM.
Mediação: Aline Dalcul – Graduada em Ciências Biológicas – Bacharelado UFSM e pesquisadora na área de inclusão escolar.
TERÇA-FEIRA • 27 DE AGOSTO
09:15 __________________________
“Cia Gira Dança e a Dissolução de Hierarquias de Percepção”
Local: Auditório CCR
-
- Alexandre Américo de Oliveira – Pesquisador, bailarino, coreógrafo formado em Licenciatura em Dança (2013.2) e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (2017.1), ambas pela UFRN.
10:00 __________________________
Performance “Em Surdo Sendo – Tentativa de poemar”
Local: Auditório CCR
-
- Profª. Drª. Tatiana Wonsik – Professora do curso de Dança Bacharelado da UFSM
10:20 __________________________
“GAP: Dança e múltiplas cognições: Novas Epistemes para o Século XXI – Arte e Cultura Surda em Novos Campos Paradigmáticos.”
Local: Auditório CCR
-
- Profª. Drª. Tatiana Wonsik – Professora do curso de Dança Bacharelado da UFSM
Mediação: Profª. Drª. Fabiana Fontana – Professora do Departamento de Artes Cênicas da UFSM.
QUARTA-FEIRA • 28 DE AGOSTO
07:45 __________________________
Oficina “Singularidades na Escola”
Local: E.M.E.F. Vicente Farencena – Camobi
-
- Profª. Drª. Márcia Berselli – DAC – UFSM
- Aline Dalcul – Ciências Biológicas Bacharelado – UFSM
10:30 __________________________
“Balé Possível” – VAGAS ESGOTADAS
Local: Prédio 40C – UFSM – Sala 3014
-
- Profª. Drª. Sílvia Wolf – Atua como professora adjunta e coordenadora do curso Dança Bacharelado da UFSM. Recentemente, vem pesquisando as relações entre a dança e a reabilitação neurológica.
Contato
Para acompanhar o evento ao vivo pelo Farol UFSM, clique aqui.
Para outras perguntas/dúvidas/sugestões/comentários entrar em contato por e-mail
programaextensaoportaberta@gmail.com
Localização
Auditório Flávio Miguel Schneider, anexo ao CCR – prédio 42 da UFSM e Prédio 40C - UFSM - Sala 3114
Av Roraima - 1000 - Camobi
Santa Maria - Rio Grande do Sul