A exposição é uma das ações de extensão do Projeto de Extensão: PRÁTICAS PICTÓRICAS EXTENSIONISTAS: PRODUÇÃO E DIFUSÃO ARTÍSTICA JUNTO À COMUNIDADE
Exposição coletiva: CORPORALIDADES E APARIÇÕES NA PINTURA.
Curadoria e Expografia: Karine Perez e Marcelo Eugenio.
Local: Sala Cláudio Carriconde – CAL/UFSM. Prédio 40.
Período: de 16 a 20 de dezembro de 2024.
Horário de visitação: das 10 às 13h e das 14 às 18h.
Artistas participantes: Adriana Antunes, Ana Julia Dotto Guaragni, Bianca Rosa Colpo, Camila V. Dias, Camila Koakutsu, Diego Rambo, Flavia Trevisan, Francine Furlan, Fred Rodriguez, Guilherme Vieira, Karine Perez, Lucas Devicari, Manuzita, Mar, Maria Eduarda Porto, Marcelo Eugenio, Michele Martines e Rafael Monteiro.
Projeto Gráfico: Ariela Albiero e Schaiane Rocha.
Sobre a exposição
Sob a Curadoria da Professora Dra. Karine Perez e do Doutorando Marcelo Eugênio (PGART/UFSM), o conjunto de obras expostas é resultado de pesquisas individuais, realizadas por discentes da disciplina Processos Pictóricos, do Curso de Artes Visuais – UFSM, a qual envolveu ações de curricularização da extensão, ou seja, práticas artísticas para além da sala de aula. Assim, a presente mostra constitui-se como uma das ações extensionistas da disciplina, estando aberta ao público de 16 a 20 de dezembro de 2024, na Sala Cláudio Carriconde do CAL, UFSM, das 10h às 13h e das 14h às 18h. Ademais dos discentes matriculados na disciplina, esta exposição coletiva também conta com a participação de alguns membros do GPICTO – Grupo de Pesquisa Processos Pictóricos (UFSM/CNPQ), dentre eles discentes do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGART/UFSM). Todas as obras dos 18 artistas participantes, relacionam-se, de alguma maneira, com a ideia de corporalidades e aparições na pintura, seja por meio da aparição do próprio corpo e rosto humanos, ou da materialidade da tinta e outros elementos agregados a ela, na representação de corporalidades presentes na natureza ou no imaginário de cada artista.
CORPORALIDADES E APARIÇÕES NA PINTURA
Temática presente na história da pintura desde os seus primórdios, o corpo encontra, na contemporaneidade, outros desdobramentos e problematizações que vão além da sua apresentação. De modo semelhante, compreendemos o conceito de aparição, no sentido de uma espécie de fantasmagoria que, na produção artística atual, faz-se presente por meio de obras cujo cerne são suas relações dialéticas entre o visível e o invisível.
Nesse sentido, corpo e aparição são terminologias que nos fazem refletir sobre a prática pictórica, a qual, a despeito da sua morte tantas vezes anunciada, sobrevive. E permanece não apenas no seu sentido tradicional, mas também na relação do artista com a corporalidade da matéria pictórica com a qual trabalha; no corpus que se amplia a outros campos do conhecimento; bem como na relação do próprio corpo do artista com o seu fazer pictórico. Tais questões podem ser encontradas no conjunto exposto, tendo em vista que algumas obras instigam diferentes percepções a respeito do corpo; enquanto outras estão mais alinhadas com elementos visuais que, tal como em uma aparição, surgem e desaparecem, deixando seus vestígios.
Vale ressaltar que o conjunto de obras apresentadas é resultado de pesquisas individuais, realizadas na disciplina Processos Pictóricos, do Curso de Artes Visuais – UFSM. De caráter extensionista, ela agrega ações para além da sala de aula e, assim, a mostra constitui-se como uma dessas atividades. Ademais dos discentes da disciplina, esta exposição coletiva também conta com a participação de alguns membros do GPICTO – Grupo de Pesquisa Processos Pictóricos (UFSM/CNPQ), dentre eles discentes do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGART/UFSM).