Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

Divulgação: Mostra Audiovisual Internacional itinerante “Proyectar el Cambio”.

Acontece no dia 10 de outubro de 2024 às 14h30 no miniauditório do Centro de Artes e Letras (sala 1203) a Mostra Audiovisual Internacional itinerante Proyectar el Cambio.

Proyectar el cambio é um projeto que visa refletir sobre os desafios colocados pela crise ecossocial e a necessária mudança de visão de mundo para enfrentá-lo. Teve início com uma oficina de criação audiovisual seguida de um Concurso onde o júri selecionou obras que irão compor a exposição.

Esta segunda edição é composta por 17 peças audiovisuais: 15 selecionadas no concurso, cujos artistas são de origem variada (vários lugares da Espanha, México, Colômbia, etc.) e também da cineasta Mariola Olcina Alvarado.

As obras têm formatos e narrativas muito variados: vídeos documentais, ativistas, performativos, ensaios audiovisuais, curtas de animação, poemas visuais, etc. Eles propõem – a partir de uma liberdade criativa fora dos padrões da indústria cultural- mostrar o que muitas vezes é minimizado ou manipulado, trazendo à tona aquelas questões que queremos que estejam na vanguarda das nossas reflexões.

A exposição itinerante foi inaugurada na Casa Encendida de Madrid e está em itinerância passando por diversos lugares como País de Gales, México, Tenerife e Valência.

No Brasil, a UFSM foi escolhida para receber a itinerância da mostra que será realizada no CAL/UFSM.  Na abertura haverá um diálogo online com os curadores espanhóis, Lorena Mattalía e José Albelda, ambos da Universitat Politècnica de València (UPV, Espanha).

O evento tem entrada gratuita e faz parte da parceria firmada entre a UPV e UFSM, na qual a professora Helga Corrêa do Departamento de Artes Visuais é responsável e atuou como professora visitante na UPV (2023-2024) via CAPES PrInt.