Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Exposição presencial e virtual sobre steampunk destaca artistas egressos do Centro De Artes e Letras



No dia 17 de setembro de 2024, na UFSM Silveira Martins, você estará convidado a viajar no tempo para conhecer mais de um gênero de ficção científica cada vez mais popular. Neste dia, 15h, será inaugurada a exposição STEAMPUNK BRASILEIRO, uma exposição física alocada na Sala Nelson Ellwanger na UFSM Silveira Martins que conta a história, as fontes e os principais nomes do gênero, incluindo quatro autores de Santa Maria, tanto egressos quanto professores da UFSM. A ação também inclui um braço virtual que une arte, cultura e tecnologia.

Além de painéis especiais, a exposição apresentará livros e uma linha do tempo das publicações steampunk, além de acessórios usados na gravação da série audiovisual A Todo Vapor! e um figurino original. Com curadoria do pesquisador Daniel Bonesso (PPGL/UFSM), design dos painéis de Bruna Luzzi e recriação virtual de Bruno Accioly, a exposição tem entrada gratuita e contará com atividades especiais como oficinas de literatura e quadrinhos, rodas de conversa e visitas guiadas.

Em destaque, estará a produção de Enéias Tavares e Fred Rubim, dois egressos do CAL, respectivamente dos cursos de Letras e Desenho Industrial e vencedores do prêmio HQ Mix pela produção transmídia A Todo Vapor!. Enéias é hoje professor do Departamento de Letras Clássicas e Linguística da UFSM e atual diretor da Editora da UFSM. Já Fred Rubim, é um quadrinista premiado com diversos projetos gráficos sendo publicados por editoras como AVEC, Jambô e Script, além de ações envolvendo os projetos do portal Jovem Nerd. Além deles, ganham painéis especiais os escritores André Cordenonsi, professor do curso de Arquivologia da UFSM, e Nikelen Witter, docente do curso de história.

STEAMPUNK BRASILEIRO é uma ação do ORC Studio e do CDM, ambos projetos do CAL sediados na UFSM Silveira Martins, além de apoio do Rede Básica UFSM, do Território Imembuy PRE/UFSM, do Centro de Artes e Letras (CAL/UFSM), do Laboratório CORPUS e do PPGL/UFSM. A abertura ocorrerá 17 de setembro, 15h, com inscrições para transporte da UFSM até Silveira Martins disponíveis no link [https://forms.gle/SW4Rp1FxUKzn8ARu6]. Para acompanhar as atividades culturais relacionadas à exposição, que vai até 17 de novembro, acompanhe o perfil do ORC Studio no Instagram[https://www.instagram.com/orcstudio.ufsm/].

texto: divulgação

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-368-4756

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes