Aula inaugural do Programa de desenvolvimento de proficiência linguística em português PEC-PLE
Publicado em
Aconteceu na tarde do dia 28/02/2024 às 13h30min, na sala 215 do prédio 16B, a aula inaugural do Programa de desenvolvimento de proficiência linguística em português PEC-PLE, no âmbito do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação e da Rede Idiomas sem Fronteiras.
Participaram da mesa de abertura:
Prof. Paulo Bayard Dias Gonçalves – Secretário da Secretaria de Apoio Internacional
Profª Ana Paula Carvalho Schmidt, Coordenadora Geral da Rede Idiomas sem Fronteiras na UFSM
Profª Tânia Maria Moreira, Coordenadora do PEC-PLE na UFSM
Prof.ª Andréia Machado Oliveira, Vice-diretora do Centro de Artes e Letras
Gracielli Mainardi – Administradora, responsável pelo Núcleo de Programas Multilaterais e Estágios da Secretaria de Apoio Internacional
Angélica Iensen – Secretária Executiva da Secretaria de Apoio Internacional, responsável pelo Núcleo de Acolhimento
Foram recepcionados 10 estudantes provenientes do Congo, Senegal e de Benin. Serão 19 estudantes que vêm ao Brasil por meio do PEC-G (Programa de Estudantes – Convênio de Graduação). Os outros 9 devem chegar nos próximos dias. A aula inaugural foi ministrada pelos professores do PEC-PLE, que são estudantes das licenciaturas em língua portuguesa e língua espanhola e do mestrado em Estudos Linguísticos.
Essa ação contribui com o desafio 1 do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM – internacionalização.
Ressalta-se também a importância do projeto para a formação de estudantes dos cursos de Letras, que atuam como professores do curso, elaboradores de material didático e pesquisadores na área de Português como Língua Estrangeira/Adicional.
O que é o PEC-G (Programa de Estudantes – Convênio de Graduação)?
O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) oferece oportunidades de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. Desenvolvido pelos ministérios das Relações Exteriores e da Educação, em parceria com universidades públicas – federais e estaduais – e particulares, o PEC-G seleciona estrangeiros, entre 18 e preferencialmente até 23 anos, com ensino médio completo, para realizar estudos de graduação no país. O aluno estrangeiro selecionado cursa gratuitamente a graduação. Em contrapartida, deve atender a alguns critérios; entre eles, provar que é capaz de custear suas despesas no Brasil, ter certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente e proficiência em língua portuguesa. (Fonte: https://www.ufsm.br/orgaos-de-apoio/sai/programas-multilaterais).
O primeiro registro de ingresso de estudantes via PEC-G na UFSM é em 2007.
O que é o PEC-PLE
As instituições participantes do PEC-PLE oferecerão cursos de português como língua estrangeira/adicional e de cultura brasileira, após os quais os estudantes-convênio matriculados deverão se submeter a exame de proficiência em língua portuguesa (CELPE-BRAS). Esta é a primeira vez que a Universidade Federal de Santa Maria oferece o curso preparatório PEC-PLE (em parceria com a equipe do projeto de ensino e extensão Idiomas sem Fronteiras).
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.