Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL

ABCiber inicia com mesa sobre tecnodiversidade

Yuk Hui, da Universidade de Hong Kong, foi o palestrante do primeiro dia de evento.

“O conhecimento é a única razão que temos”. É isso que defende o filósofo Yuk Hui na palestra de abertura do XVI Simpósio Nacional da ABCiber. O evento, que acontece até o dia 01 de Dezembro, é sediado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a partir de uma parceria dos Programas de Pós-Graduação de Artes Visuais (PPGART), de Letras (PPGLETRAS) e da Comunicação da UFSM (Poscom), com o Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE) e a Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber).

Yuk Hui, keynote speaker do primeiro dia do Simpósio, é Doutor pela Goldsmiths College em Londres, e professor da Erasmus University Rotterdam e City University of Hong Kong. Ele é autor e coorganizador de diversos ensaios e livros, como Tecnodiversidade (2020), Art and Cosmotechnics (2021) e Cosmotechnics: For a Renewed Concept of Technology in the Anthropocene (2021).

Durante sua fala, Hui destacou a importância de se pensar as divergências no centro do desenvolvimento tecnológico entre o Ocidente e o Sul, enfatizando as diferenças históricas e culturais como possibilidades para a construção de tecnologias alternativas. Sua percepção sobre a tecnodiversidade, o tema de sua fala, prevê justamente um movimento de reflexão crítico à ideia da tecnologia e da própria ciência como resultados da modernidade ocidental.

“Desde a colonização e a modernização, a tecnologia se tornou o modo de sincronização do tempo e espaço”, destaca Hui. Ao falar sobre as redes sociais e sua relação com a democracia, Hui evidencia a conexão do uso da tecnologia em processos eleitorais, principalmente a influência na tomada de decisões políticas. Para ele, neste contexto, ainda estamos longe da verdadeira democracia. “A consideração final é a acumulação do capital, e o capital não é nada democrático”, aponta Hui. O autor ainda evidenciou que é preciso compreender a necessidade de uma diversidade técnica: “reduzir a democracia aos botões de um telefone significa que estamos de volta a uma espécie de arbitragem”, defende.

Sobre o evento

A XVI Abciber iniciou hoje, 28/11, e segue até o dia 1º/12. Durante as manhãs, acontecem as mesas de conferência, e na parte da tarde, os painéis temáticos e as mesas coordenadas. A programação completa pode ser conferida pelo link e a cobertura completa, pelo instagram da Associação. A Mesa de Abertura contou com a presença das seguintes autoridades: o reitor da UFSM, Luciano Schuch; o reitor da Unifae, Marco Aurélio Ferreira; a pró-reitora Adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa da UFSM, Tatiana Emanuelli, a pró-reitora Adjunta de Extensão da UFSM, Jaciele Carine Vidor Sell, o pró-reitor de Inovação e Empreendedorismo da UFSM, Daniel Pinheiro Bernardon; a professora da Universidade Cásper Líbero e Presidente da ABCiber, Alessandra Barros Marassi e a vice-diretora do Centro de Artes e Letras (CAL-UFSM), Andreia Machado Oliveira. A abertura do evento também contou com apresentação cultural do quarteto de cordas da UFSM, que fez a execução do Hino Nacional Brasileiro, além de músicas conhecidas internacionalmente, como do grupo ABBA e da cantora Lady Gaga.

Para a presidente da ABCiber, Alessandra Barros Marassi, a semana é de muita expectativa, já que o evento conta com uma vasta programação de palestras, apresentação de trabalhos, mesas de discussão, lançamento de livros e programas culturais. É a primeira vez que a pesquisadora vem a Santa Maria: “Já conheço a universidade e as pesquisas do PPG da Comunicação, mas visitar mesmo é a primeira vez, estou muito encantada com a cidade e a universidade, o Campus é maravilhoso e me sinto muito bem acolhida por vocês”, destaca Alessandra.

As organizadoras do evento pela UFSM, Andréia Machado Oliveira (PPGART-UFSM), Evellyne Costa (PPGLETRAS-UFSM) e Liliane Brignol (Poscom-USFM), destacam a diversidade da programação e a expectativa do compartilhamento do conhecimento pela interlocução nacional e internacional. “Estamos bem animadas: começamos com a conferência excelente do professor Yuk Hui, teremos vários momentos de diálogo e vamos poder desfrutar do Campus da UFSM, de outros espaços de Santa Maria, como o MASM”, destaca Liliane.

Notícia: Samara Wobeto e Eduardo Ruedell, bolsistas do POSCOM-UFSM
Edição: Viviane Borelli, docente no POSCOM-UFSM