A Edição 2021 do projeto Encruzilhada de Saberes e Fazeres avança pelo mês de novembro com mais duas rodas de conversa, uma já no dia 03/11 e a outra no dia 19/11, sempre às 19h. Os encontros e os compartilhamentos têm sido de muita potência e nutri o nosso desejo de seguir conversando cada vez mais.
E na semana que vem, logo depois do feriado, já teremos nosso quinto encontro dessa edição. E para ampliar ainda mais nossas partilhas, nesta roda de conversa voltamos a nossa atenção e escuta para a fala potente de três mulheres gaúchas que muito admiramos: Marta Nunes, Cátia Cillene e Franciele Oliveira. Mulheres que atuam em muitas frentes com coesão, resistência, generosidade e reconhecimento.
E como elas têm muita coisa para nos contar, nós escolhemos como tema e nomeamos essa mesa assim “Movimentos e Clubes Negros de Santa Maria, Santa Cruz e Caçapava do Sul”.
Já coloca na agenda e vem com o coração aberto, pois as histórias de ontem, de hoje, de amanhã e de sempre é que vão conduzir nesse bate papo que promete ser incrível.
Guarda aí: dia 03/11 às 19h. A transmissão será ao vivo pela página do Facebook @Dança Bacharelado UFSM.
O projeto possui financiamento FIEX 2021 e é sediado no Curso de Dança Bacharelado do CAL na UFSM. Coordenação e mediação é feita pelo Prof. Flávio Campos e a organização geral fica a cargos d@s Bolsist@s: Jean Marcelo Lopes e Jéssica da Silva.
Nos Recursos audiovisuais para a transmissão contamos com o trabalho e colaboração da Agba Audiovisual Preto através do Bruno Lima e da Micaela Fonseca.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.