Entre os dias 25 e 29 de novembro, o campus da UFSM em Cachoeira do Sul (UFSM-CS) foi palco de um marco histórico: pela primeira vez, as atividades da Jornada Acadêmica Integrada (JAI) foram realizadas, para o público da UFSM-CS, de forma descentralizada, fora do campus sede em Santa Maria. Embora, em outras edições, o campus de Cachoeira do Sul já tenha realizado atividades satélites durante a JAI, foi a primeira vez que os acadêmicos puderam experienciar todo o evento em seu próprio campus. A atividade também integrou a Semana Acadêmica da UFSM-CS, promovendo uma rica programação voltada para o ensino, pesquisa e extensão, e destacando a inovação e a sustentabilidade como pilares principais.
Sustentabilidade em foco: pôsteres digitais substituem papel
Um dos destaques do evento foi a apresentação dos 92 pôsteres em formato digital, utilizando televisores. A iniciativa, além de reduzir significativamente o desperdício de papel, reforçou o compromisso ambiental do campus. “Esse modelo não só contribui para a preservação ambiental, mas também proporciona uma experiência visual mais moderna e prática para os participantes”, comentou a organização.
Ao todo, a JAI em Cachoeira do Sul contou com 58 apresentações orais e 92 pôsteres, que abordaram uma variedade de temas acadêmicos. As sessões ocorreram durante as tardes e noites de terça (26) e quarta-feira (27), e evidenciaram o dinamismo e a qualidade das produções realizadas por estudantes e pesquisadores do campus.
Panorama da Semana Acadêmica
A programação foi extensa e diversa, abrangendo minicursos, oficinas, palestras e workshops. Logo no primeiro dia, a palestra de abertura, “Hard & Soft Skills: o que você precisa saber para construir uma carreira inteligente”, ministrada por Adriano Costenaro, Diretor de Relacionamento com Clientes da Delivery Much Brasil, trouxe reflexões sobre habilidades essenciais para o mercado de trabalho. O dia também contou com atividades como minicursos sobre simulação estrutural e design de interiores, além de oficinas práticas, como a produção de luminárias em MDF.
Nos dias seguintes, temas como robótica, energias renováveis, modernização no agronegócio e sustentabilidade nas máquinas agrícolas enriqueceram a programação. Minicursos como “Instalações Elétricas Residências: Conceitos e Práticas”, com Felipe Alencar Marzzari, André Vinícius Lima e Hernán Eduardo Seniw Gonçalves; workshops como “Superfícies Mutáveis“, com Paula Ignacia Ulloa Aguayo e palestras como “Possibilidades de atuação do Engenheiro Agrícola na área de máquinas agrícolas“, com Cassiano Preuss Nunes, atraíram o interesse dos participantes.
A semana foi encerrada de forma descontraída com a exibição do filme “Estrelas Além do Tempo”, no Cine Via Sete, celebrando o sucesso de um evento que uniu conhecimento e cultura.