Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

UFSM-CS realiza ato de entrega das nogueiras-pecã do Campus

Na tarde da última quarta-feira (06/11) foi realizado cerimônia de inauguração das árvores do Campus

Com presença da comunidade acadêmica e do Diretor da Divinut Sr. Edson Ortiz, foi realizado ato solene de entrega das nogueiras-pecã e posteriormente uma palestra sobre o histórico da cultura, desenvolvimento de mercados de noz-pecã além dos potenciais que envolvem o Campus da UFSM em Cachoeira do Sul.

Entre julho e setembro foram transplantadas 15 árvores adultas em frente aos prédios do campus. E mais 46 mudas, com cerca de um ano, integrando o paisagismo e arborização. Estudantes do Campus participaram ativamente de todas as etapas de implantação, permitindo a aplicação prática dos conhecimentos aprendidos em sala de aula. Os monitoramentos são permanentes, buscando-se conduzir as plantas de maneira adequada para seu desenvolvimento no ambiente.

Para o transplantio das árvores foi necessário uma preparação das plantas, especialmente com poda anterior ao arranquio, além do embalamento de raízes para transporte. As árvores responderam bem ao transplantio, mesmo sendo uma operação drástica em termos fisiológicos. É possível observar que todas apresentam folhas e ramos em desenvolvimento. Algumas frutificaram, o que não é comum após o transplantio.

A Universidade não se fecha em si, e as suas ações estão inseridas no tecido social, no qual desempenham um importante papel no desenvolvimento local e regional. Com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSM (PDI 2016-2026) há inúmeros desafios a serem vencidos, com foco na educação inovadora e desenvolvimento local, regional e nacional. Há uma visão protagonista de ações voltadas para desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação nas regiões de abrangência da UFSM. Nesse sentido a UFSM e a Divinut desenvolvem inúmeras atividades em parceria há muito tempo. As nogueiras simbolizam o vigor da parceria, que trará benefício acadêmico com o aprendizado sobre a cultura, além do paisagismo, que trará sombra e frutos.

A Divinut também promove palestras técnicas em sua sede para os investidores da cultura, transferindo conhecimento para difusão da cultura. As nogueiras transplantadas podem ser vistas em frente aos prédios de salas de aula, na entrada do Campus, e podem ser acessadas a qualquer tempo pelo público.