A partir de 2023, a UFSM absorve a responsabilidade de oferta e organização das colações de grau. A reserva de espaços fora da instituição fica proibida.
Esse novo modelo proporciona a participação de todos os formandos na medida em que não exige investimento financeiro. Os futuros profissionais terão o espaço, a decoração, as veste talares, a sonorização e a organização geral do evento financiados e coordenados pela UFSM.
Além disso, os Centros de Ensino e campi fora de sede, sempre que possível, devem reunir turmas de diferentes cursos para uma mesma cerimônia, realizando a solenidade de forma integrada.
As formaturas de Gabinete passam a ser exceção, em que o aluno precisa justificar seu pedido (por exemplo, passou em concurso público e para assumir o cargo precisa do diploma emitido antes da data agendada para a cerimônia solene). As colações de grau em gabinete são de ordem e organização da coordenação do curso.
Para informações completas, acesse a Instrução Normativa N 014-2022 que regulamenta o processo de realização das colações de grau institucionais da UFSM a partir da Resolução 011/2018.
Informações importantes:
Apesar de cada curso ter os seus Patronos/Patroneses, Paraninfos/Paraninfas, e Homenageados, em relação aos discursos durante a cerimônia, informa-se que, devido ao tempo de duração da sessão solene, deverão ser indicados:
- Um (1) juramentista para os cursos de Engenharia;
- Um (1) juramentista para o curso de Arquitetura e Urbanismo;
- Até dois (2) discursos de oradores (podendo haver até dois (2) oradores em um mesmo discurso);
- Até dois (2) discursos de paraninfos (podendo haver até dois (2) paraninfos em um mesmo discurso).
Os discursos não deverão ultrapassar o limite de 3 minutos de duração.
Cabe à UFSM a oferta de um local para a realização da solenidade, com decoração básica e estrutura de sonorização/projeção e as vestes talares para os envolvidos na cerimônia. Assim, os formandos não deverão ter nenhum tipo de ônus com a realização da Sessão Solene de Colação de Grau. Apesar disso, caso seja de interesse dos formandos, eles poderão contratar serviços de fotografia, filmagem e transmissão. Também será permitida a contratação de serviços de decoração, dentro do definido pela Instituição, desde que não exclua ou haja a obrigatoriedade de contribuição financeira para os formandos.
Será permitida, no máximo, por solenidade, a presença de duas (2) equipes de filmagem e/ou fotografia.
Caso os formandos tenham interesse em contratar alguma das prestações de serviço descritas acima, a Comissão de Formatura deverá entrar em contato com a Divisão de Comunicação (cs.comunicacao@ufsm.br) para informar o nome e contato das empresas, bem como buscar mais informações sobre as determinações de atuação das mesmas.
- Chegar no local da formatura com, no mínimo, duas (2) horas de antecedência. Estas duas (2) horas servirão para: tirar fotos, assinar a ATA de presença, ambientação e últimos retoques;
- Lembre os seus convidados sobre o horário de início e que não é permitido o uso de objetos sonoros (buzinas, apitos e outros) durante a cerimônia;
- 15 minutos antes do início da cerimônia, dirigir-se ao local de preparação que será mostrado no ensaio geral;
- Cuide com o penteado, devido ao uso do Capelo;
- Procure usar roupas leves e confortáveis por baixo da Beca;
- O Capelo só será colocado na cabeça após o aluno receber a outorga de grau, ficando numa posição em que a ponta fique do lado ESQUERDO;
- Na entrada, quando todos estão em fila, o Capelo será carregado na mão ESQUERDA na altura da cintura;
- Ao jurarem, levantem levemente a mão DIREITA à frente e estejam de pé;
- Ao jurarem, respondam claramente e em alta voz;
- Se houver alguma necessidade especial, comunicar com antecedência;
- As vestes talares e o porta-diplomas/canudo deverão ser entregues no final da cerimônia para a comissão organizadora;
- Qualquer dúvida, entre em contato com a Divisão de Comunicação ou com a Coordenação do seu curso.
Mais informações:
- Período de formaturas – buscar o período previsto no calendário acadêmico.
- Cerimonial – buscar mais informações no Manual de Cerimonial.
- Bandeiras – As bandeiras devem seguir a ordem oficial de disposição, descritas aqui.
- Hino Nacional – O Hino Nacional Brasileiro será ouvido em versão disponibilizada pela Presidência da República, clicando aqui. Autoridades e formandos não precisam virar para a bandeira no momento do Hino. Levar a mão ao coração não é proibido, nem obrigatório.
Caso você tenha dúvidas, entre em contato com a Divisão de Comunicação (cs.comunicacao@ufsm.br) ou com a Coordenação de seu curso.