Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Depoimentos | 10 anos

Muitas pessoas fizeram parte da história do campus da UFSM em Cachoeira do Sul ao longo destes 10 anos. Confira abaixo os depoimentos de algumas delas.

Quer enviar o seu depoimento?
Envie sua foto e depoimento para cs.cadastro@ufsm.br

Anderson 1

Anderson Dal Molin

Diretor do Campus - Gestão 2022 - 2025

“Comemorar os 10 anos do campus da UFSM em Cachoeira do Sul é motivo de grande orgulho e satisfação para todos nós. A criação deste campus representou um marco na história de Cachoeira do Sul. Ele trouxe oportunidades que antes eram inimagináveis para muitos jovens e famílias, além de fomentar o crescimento econômico e social da cidade. Hoje, podemos afirmar com segurança que o campus não só cumpre sua missão de formar profissionais éticos e dedicados, mas também tem se tornado um centro de referência em diversas áreas.

Com a oferta dos cursos de Engenharia e de Arquitetura e Urbanismo, o campus tem desempenhado um papel fundamental na formação de profissionais capacitados e comprometidos com o desenvolvimento sustentável, urbano e tecnológico. Agora, com a criação do curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, o campus dá mais um passo em direção ao futuro, atendendo a uma demanda crescente do mercado e posicionando Cachoeira do Sul como referência em tecnologia e inovação. Este novo curso coloca o campus em sintonia com as principais tendências globais, capacitando profissionais para atuarem em áreas estratégicas e de alta demanda.

Este é um momento de celebração, mas também de gratidão. Gratidão a toda a nossa comunidade acadêmica que constrói diuturnamente o nosso campus, gratidão a toda a comunidade de Cachoeira do Sul e região que permanece acreditando no nosso potencial e é parceira alicerçando o nosso crescimento.

Comemoramos essa década de conquistas, sempre com os olhos voltados para o futuro. Nosso compromisso com a educação pública, gratuita e de qualidade permanece inabalável, e, com isso, seguimos firmes em nossa jornada de formar cidadãos e transformar vidas para enfrentar os desafios do mundo moderno. Que os próximos anos tragam ainda mais sucesso, consolidando o campus da UFSM em Cachoeira do Sul como um verdadeiro polo de construção do conhecimento”.

“Em 02 de janeiro de 2018, eu, professor Rogério Brittes, e o professor Lucas Delongui assumimos a Direção do campus da UFSM em Cachoeira do Sul, marcando a primeira gestão eleita para essas funções. Nossas responsabilidades perduraram até 02 de janeiro de 2022.

Durante esse período, enfrentamos diversos desafios, mas também alcançamos várias conquistas significativas. Inicialmente, o campus ocupava seis locais  provisórios no centro da cidade, incluindo prédios alugados pela UFSM e pela prefeitura, além de um compartilhado com a UERGS. Em 2019, iniciamos o processo de transição para instalações próprias, culminando com o início das aulas no campus próprio em 11 de março de 2019.

Até março de 2020, conseguimos transferir todas as atividades administrativas e a maioria das atividades de ensino para o novo campus. Até o final de 2021, todos os laboratórios de ensino foram realocados, e os prédios alugados foram desocupados, restando apenas quatro laboratórios de pesquisa em espaço compartilhado com a  UERGS.

Essas mudanças só foram possíveis graças ao apoio fundamental de docentes, técnicos-administrativos, servidores terceirizados e alunos, bem como às colaborações do 3° Batalhão de Engenharia de Combate e do 13° Grupo de Artilharia de Campanha para a movimentação de mobiliário e equipamentos.

Além disso, destacamos a parceria contínua com o Poder Executivo Municipal, que resultou em conquistas importantes, como a ligação entre a rua principal do campus e a VRS 809. Estabelecemos relações estratégicas com lideranças locais, regionais, estaduais e nacionais, fundamentais para os avanços necessários à consolidação do campus. Destacamos também o apoio da Gestão da UFSM, naquele período representada pelo Reitor, Prof. Paulo Burmann, e Vice-reitor, Prof. Luciano Schuch, além das Pró-reitorias e suas equipes.

Expressamos nossa gratidão pela oportunidade de liderar o campus como Diretor e Vice-diretor, e, acima de tudo, sentimos que cumprimos nossa missão, contribuindo para o desenvolvimento do campus e fortalecendo seus laços com a sociedade.

Parabenizamos o Campus da UFSM em Cachoeira do Sul por esses 10 anos de progresso e dedicação“!

Rogério Brittes

Rogério Brittes da Silva

Ex-diretor do Campus - Gestão 2018 - 2021
José Mario Soares

José Mario Doleys Soares

Ex-diretor do Campus - Gestão 2014 - 2017

“Era uma sexta-feira, início de janeiro de 2014, estava em férias e recebi uma ligação do gabinete do reitor Prof. Paulo Burmann convidando para uma reunião com ele. Na segunda cedo, estava no gabinete onde o reitor expôs o convite para implantar o Campus UFSM-CS. Relutei por uns dias mas depois aceitei o desafio.

Em poucos dias já estávamos na SESu, em Brasília, discutindo o projeto e me repassaram que o Campus, mesmo que em local provisório, teria que estar funcionando em agosto. Onde? Como? Servidores professores e técnicos? Salas de aula? Mobiliário? Alunos? Projetos aprovados dos Cursos? Tudo a ser feito em 6 meses. Um desafio imenso.

Convidei o prof. Hilton Gründling para ser Vice-Diretor e assim começamos a planejar tudo, em uma sala do prédio da reitoria. Em seguida já tínhamos o primeiro servidor do Campus CS, a Graziela, nossa secretária.

Ainda em janeiro, fizemos uma primeira ida a CS, junto com o reitor e fomos apresentados à Comunidade e Prefeitura como Diretores do Campus a ser implantado. Nesse dia começamos uma peregrinação pela cidade para ver um local que pudesse abrigar o Campus provisório. Restou uma ala do antigo Colégio Imaculada, que estava abandonada há muito tempo com sérios problemas de toda ordem. Com forte apoio da Prefeitura de Cachoeira, foi possível fazer as recuperações/reformas para iniciar o Campus em agosto, incluindo a locação de 2 casas para funcionar como Casa de Estudante. Também foi locado um salão de uma entidade beneficente para funcionar o RU provisório.

Em várias frentes foram acontecendo Concursos para Professores e para Servidores Técnicos Administrativos, elaboração e trâmites na UFSM dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, aquisição de mobiliários e regularização das áreas do Campus Definitivo junto à União e em Cartório, entre outras.

Em tempo recorde montamos e aprovamos no MEC os Projetos dos 5 Cursos de Graduação, graças a muitos professores e técnicos, que mesmo no período de férias, abraçaram a causa.

Tivemos a satisfação de ajudar a descarregar e organizar, os primeiros mobiliários do Campus UFSM-CS, juntamente como prof. Hilton e entre outros, lembro do prof. Juan que estava chegando para se apresentar e participou da descarga.

Em agosto de 2014, conseguimos efetivamente iniciar as aulas do Campus UFSM-CS, graças ao apoio incondicional da Comunidade, Prefeitura Municipal de CS, Entidades e Empresas e da UFSM, especialmente ao excelente quadro de Servidores da UFSM-CS.

Tivemos uma grande solenidade de lançamento da Pedra Fundamental do Campus Definitivo, cuja construção foi acontecendo gradativamente, apesar dos recursos financeiros não terem sido efetivados no montante acertado com o MEC.

Com o passar dos semestres e ingresso de novos alunos , mais espaços foram necessários e foram feitos acordos com a UAB, Mitra Diocesana e UERGS, para ocupação de espaços nesses locais.

Em final de 2017, encerrou meu tempo como Diretor Pró-Tempore mas continuei contribuindo e colaborando na construção do Campus Definitivo, como Pró-Reitor de Infraestrutura da UFSM, no período de 2018 a 2021.

Passados 10 anos, muito se avançou, e a UFSM-CS está no seu Campus Definitivo. Na realidade um Campus Universitário nunca está concluído, mas sempre em expansão.

A Comunidade Regional certamente hoje colhe os frutos iniciais de um jovem Campus Universitário Federal que veio para ficar e gerar oportunidades cada vez mais crescentes.

Sinto muito orgulho e realização pessoal pela missão de instalar o Campus UFSM-CS, juntamente com o prof. Hilton Gründiling e com tantas pessoas maravilhosas e profissionais dedicados e competentes.

Vida longa ao Campus UFSM-CS!

Mariana Carlos

Ex-vice-prefeita de Cachoeira do Sul

“Meu nome é Mariana Silva Carlos.
Esta fotografia é da formatura do meu irmão, Eduardo Carlos, no curso de Engenharia Elétrica em fevereiro 2023. Ao lado, está meu outro irmão, Frederico Carlos.
Um filme passou na minha cabeça durante aquela cerimônia. Desde a primeira vez em que conversei com o então Ministro Fernando Haddad, ainda em 2009, na inauguração da Unipampa em Caçapava, até os dias atuais, vendo o campus com prédios e tudo, mas principalmente, formando gente!
A cada formatura percebo que a luta pela educação sempre vale a pena!
Parabéns a UFSM/CS, muito obrigada por transformar a história do nosso município e das nossas famílias”!

Lucas Barbosa

Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM - Cachoeira do Sul
“Esses quase 9 anos de amizade foram marcados por muita risada e conversa fiada, entre um projeto e outro. Das primeiras pranchas às visitas no canteiro de obras do campus, aprendemos que, além de construir edifícios, a gente também constrói boas histórias. É impressionante como o tempo passa, mas as piadas ruins continuam as mesmas”.
 
Foto: Turma 2016/2 de Arquitetura e Urbanismo – Campus Cachoeira do Sul

Lucas dos Anjos Pacheco

Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM - Cachoeira do Sul

“Estar na UFSM – Cachoeira do Sul, no curso de Arquitetura e Urbanismo, foi mais do que aprender, foi traçar caminhos e construir laços que se entrelaçam para além das pranchetas e salas de aula. Desde o primeiro dia, as amizades que floresceram são como estruturas sólidas, com raízes que sei que irão se estender além do tempo e espaço. Vimos o campus crescer, assim como crescemos também, traçando nossos sonhos lado a lado Essas conexões, feitas de risos, conversas e desafios, serão pontes que levarei comigo para sempre. Como disse Frank Gehry, ‘Arquitetura deve falar de seu tempo e lugar, porém, anseia por intemporalidade'”.

Da esquerda para direita, Eduardo Moreira, Lucas Barbosa, Lucas Pacheco e Ivan Almeida no canteiro de obras do atual campus da UFSM – Cachoeira do Sul 

Ivan Almeida

Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM - Cachoeira do Sul

“A foto mostra o momento em que entendemos de vez o conceito de escala humana, de entrar no projeto para entender sobre escala, visuais e conceitos”.

Lucas Barbosa, Ivan Almeida, Ygor Rodrigues (Livinho) e Ygor Pontello

Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM - Cachoeira do Sul

“A viagem de estudos para o Uruguai foi mais uma daquelas experiências que unem aprendizado e boas histórias. Entre visitas técnicas e a culinária local, aproveitamos cada momento”. 

Gabriela Wioppiold Fritz

TAE - Assistente em Administração no campus da UFSM em Cachoeira do Sul

“Trabalhar no campus da UFSM em Cachoeira do Sul tem um impacto profundo na minha vida, tanto profissional quanto pessoal. Refletindo sobre essa década, sou grata por todas as oportunidades que tive de crescer e aprender na instituição. Esse lugar não é apenas meu local de trabalho; é um verdadeiro lar que moldou minha trajetória e contribuiu para minha formação como profissional e ser humano. Tenho orgulho em fazer parte da evolução e crescimento do campus”.

Amanda Costa da Silva

TAE - Assistente em Administração no campus da UFSM em Cachoeira do Sul

“Difícil expressar, em poucas linhas, como os últimos 10 anos impactaram em minha vida. Lembro do dia em que fui chamada para assumir o meu cargo em um campus que estava sendo implantado em Cachoeira do Sul. Apesar das dúvidas e inseguranças, resolvi aceitar o desafio. E não foram poucos desafios que encontramos: começar um campus do zero, ir para um cidade desconhecida, aprender um trabalho novo e tantos outras dificuldades que ainda nem sabíamos que iríamos enfrentar. Ao mesmo tempo, o entusiasmo, as conquistas, os colegas que se tornaram amigos, as risadas e aquela ‘qualidade de vida’ que só o nosso campus sabe proporcionar. Ao longo destes 10 anos, a cidade desconhecida passou a ser minha casa, o campus cresceu e já não conheço por nome todos os colegas e alunos. O trabalho continua trazendo suas novidades e sendo bastante desafiador. Nem sempre é fácil, mas o carinho e a dedicação lá do início, ainda fazem parte do dia a dia. Ao olhar para trás, tenho muito orgulho de nossa trajetória até aqui e sei que, apesar de ainda faltar muito para chegar aonde queremos e merecemos estar, estamos construindo uma linda história. Vida longa ao campus da UFSM em Cachoeira do Sul”!

Enzo Reghelin Manhabosco

Acadêmico do curso de Engenharia Mecânica da UFSM - Cachoeira do Sul

“A UFSM- CS entrou na minha vida no início de 2023, quando, no último dia de Sisu,  vi que realmente não era possível entrar no meu curso dos sonhos e meu pai virou e disse: ‘Deixe-me ver esse sistema de inscrição. Olha, tu entra em Engenharia Mecânica na UFSM – Campus Cachoeira do Sul’. Não sabia nem que UFSM tinha outros campi, e muito menos tinha ouvido da cidade de Cachoeira do Sul. Me inscrevi com um pé atrás ainda, sempre no último dia de inscrição dos processos, pois não sabia se era isso mesmo que eu queria. Com medo do futuro, enfrentei e bati no peito. Mal sabia eu que estava entrando no período mais daora da minha vida. Inicio sempre um desafio: sair das asas dos pais, ir morar sozinho. Depois ainda, desafios da universidade. Ter que construir as características da DISCIPLINA e RESILIÊNCIA. Mas no meio dessa construção, achei muita gente de alicerce pra minha base. Foi tanta gente que entrou na minha vida pro melhor: colegas de aula, colegas de curso, colegas de universidade, amigos dentro e fora da universidade, pessoal terceirizado e do administrativo. Só gente boa, que só quer ver você voar. Era um garoto na minha, mais tímido, mas esses quase dois anos aqui dentro, fizeram meu interior evoluir muito, amadurecer muito. Não se passou tanto tempo assim, mas, com certeza, eu já posso virar pro Enzo do passado e gritar quando ia se inscrever pro Sisu: ‘Vai fundo que tu vai ver que vai valer a pena’.

Deise M. C. Milbradt - Professora do campus da UFSM em Cachoeira do Sul

“Minha história com a UFSM começou em 1994 quando ingressei no curso de licenciatura em Matemática. Fui bolsista PET (Programa Especial de Treinamento) desde o segundo ano do curso até a conclusão do mesmo em julho de 1997. Já no mês de agosto, comecei a atuar como professora municipal em Restinga Seca, cidade que eu residia. No primeiro semestre de 1998, meio sem querer, me matriculei como aluna especial do Mestrado em Matemática Aplicada convênio UFSM-UFRGS. Durante esse tempo continuava atuando como professora de matemática, porém, como concursada na rede municipal de ensino de Restinga Sêca. No início de 1999 dei uma grande reviravolta na minha carreira profissional, larguei o concurso do município para atuar como professora substituta da UFSM e foi ali que obtive duas certezas na minha vida: a primeira era que eu queria ser professora do ensino  uperior e a segunda era que eu queria trabalhar na UFSM. No mesmo ano, vim morar em Cachoeira do Sul, mas continuava indo dar aulas em Santa Maria, porém, no primeiro semestre de 2000, tive que cursar disciplinas do mestrado na UFRGS em Porto Alegre e com isso tive que abandonar o contrato de professora substituta da UFSM. Foi um período bem complicado, pois estava bem distante do meu sonho.
No segundo semestre de 2000 fui convidada para trabalhar na UNISC e em 2001  conclui o meu mestrado. Na UNISC permaneci trabalhando até 2015. Também atuei como professora na ULBRA Campus Cachoeira do Sul de 2003 até 2011. Assim, parte do meu sonho estava sendo realizado, pois desde então, atuei sempre como  professora no Ensino Superior. No entanto, a segunda parte do meu sonho, que era trabalhar na UFSM estava ficando cada vez mais distante, principalmente ao não concluir um curso de doutorado que havia iniciado em 2003. Alguns anos se passaram e começaram os anúncios que a UFSM iria abrir um Campus aqui em Cachoeira do Sul, porém, eu não acreditava mais na possibilidade de trabalhar na Instituição dos meus sonhos devido ao fato de não possuir o título de doutora.
E não é que ela veio mesmo? Chegou aqui em meados de 2014 e, por obras do destino, com muita alegria e satisfação, posso dizer que no dia 11 de agosto de 2014, eu estava lá, às 7:30 da manhã, na sala 01 do prédio ao lado do Colégio Totem, iniciando a aula de Cálculo A, mas não era só o começo de uma simples aula, era o início da minha caminhada na Universidade assim como para os alunos dos Cursos de Engenharia Agrícola, Elétrica, Mecânica, Transporte e Logística e Arquitetura e Urbanismo e também dos colegas professores, técnicos administrativos e da direção do Campus formada pelo professor José Mário Doleys Soares e o Professor Hilton Abílio Gründling.
Comecei aqui na UFSM-CS como professora substituta (professora contratada por no máximo 2 anos), pois o concurso realizado anteriormente, para a área de Matemática, não houveram aprovados. Como na época eu não tinha curso de doutorado, a chance de abrirem concurso para mestre era muito difícil, mas não impossível, e essa  oportunidade aconteceu.
Então veio a chance de eu realizar o sonho da minha vida profissional. Estudei muito, me dediquei o máximo e com a graça do Bondoso Deus, minha aprovação veio na forma de presente em 12 de fevereiro de 2015, um dia antes do meu aniversário. Em 28 de abril foi um dia muito marcante em minha vida, posse como professora efetiva da UFSM-CS. Como ainda estava atuando como professora substituta, foi só dar continuidade em meu trabalho aqui e pedir desligamento da UNISC, onde  trabalhei por 15 anos. Passada a euforia, veio a preocupação em fazer um curso de doutorado para eu ter melhores oportunidades de crescimento na universidade e foi assim que apareceu mais um anjo em meu caminho, o Professor Hilton Abílio Gründling, que me proporcionou estudar a aplicação da matemática dentro da teoria de controles, área da Engenharia Elétrica. Inicialmente gostei da ideia, mas tinha muito receio porque não possuía a base de estudos que um engenheiro eletricista possui. Mas aceitei o desafio e foi em setembro de 2015 que os estudos de preparação começaram. Nos anos de 2016 e 2017 cursei disciplinas no PPGEE na modalidade de aluna ouvinte e aluna especial. Em 2018 comecei oficialmente o curso de doutorado, concluindo o mesmo em setembro de 2022. Foi uma experiência incrível, pois apesar de cursar as disciplinas do curso em Santa Maria, tive todo o acompanhamento das orientações aqui mesmo, no nosso Campus, pois meu orientador também é professor do Curso de Engenharia Elétrica e, portanto meu colega de trabalho. Já dizia o ditado… “Se Maomé não vai até à montanha, a montanha vai à Maomé”…e foi isto que aconteceu… Nem nos meus melhores sonhos eu conseguiria imaginar tudo isso… É um privilégio estar escrevendo este texto (longo), contando minha história de vida profissional que mostra o poder da fé nos nossos sonhos, regado com muito estudo, trabalho, renuncia, felicidade e gratidão por estar hoje exercendo minha profissão (que tanto amo) na UFSM, aqui em Cachoeira do Sul. Mas, por favor, vamos  combinar uma coisa: se tudo isto for um sonho, não me acorde não, me deixe sonhar e desfrutar um pouco mais desta linda história…

Ao infinito e além UFSM-CS! Vida longa pra você! Serei eternamente tua fã…”