Alunos da Arquitetura e Urbanismo realizam visitas técnicas em espaços de Cachoeira do Sul
Publicado em
Os alunos das disciplinas de Técnicas Retrospectivas, ministrada pela Prof. Luiza Segabinazzi Pacheco Delongui, e Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo VIII, ministrada pelo Prof. Mateus Rosada, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM-CS, realizaram diversas atividades práticas no último mês.
No dia 25 de setembro, os estudantes estiveram, acompanhados dos dois professores, no escritório da arquiteta Elizabeth Thomsen para uma tarde de vivência patrimonial. Na oportunidade, a arquiteta explicou um pouco sobre o projeto de restauro do Paço Municipal, atual Museu Municipal de Cachoeira do Sul – Patrono Edyr Lima, ressaltando a importância de preservar e conservar bens de interesse histórico e arquitetônico, e ainda versou sobre o projeto de intervenção da Villa Minssen, residência histórica do Bairro Rio Branco).
Já no dia 28 de setembro, os alunos da disciplina e Teoria e História VIII, que trata sobre as teorias do patrimônio cultural, realizaram uma visita técnica ao Arquivo Histórico de Cachoeira do Sul, onde foram recebidos pela sua diretora, a historiadora Mirian Ritzel. A visita foi focada nas formas e nos processos de inventário e de tombamento de bens históricos. A diretora do arquivo explanou como se deram os primeiros inventários realizados na cidade, como é organizado e como funciona o arquivo municipal e qual é a dinâmica de funcionamento do COMPAHC (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural), cuja sede está localizada numa sala do arquivo e do qual Mirian Ritzel é conselheira. A historiadora ainda frisou aos alunos sobre a importância de se preservar a memória da cidade e os traços identitários de Cachoeira do Sul. A visita contou com o apoio e a orientação da Prof. Luiza Segabinazzi Pacheco Delongui.
Por fim, no dia 17 de outubro, os discentes das duas disciplinas tiveram a oportunidade de conhecer a Fazenda da Tafona, situada no distrito de Cordilheira, bairro Porteira Sete, em Cachoeira do Sul. O objetivo da visita foi conhecer a edificação principal da fazenda (residência + Tafona), tema do trabalho final das referidas disciplinas. Os alunos realizaram levantamentos de patologias das fachadas da edificação da casa e de levantamento fotográfico para os referidos trabalhos. O material produzido pelos alunos auxiliará o projeto de extensão “Fazenda da Tafona”, realizado no Campus e sob a coordenação da Prof. Ana Rita Wollmann, do qual ambos os professores e parte dos alunos são colaboradores.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.