Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul

Acadêmicos do curso de Engenharia Agrícola, da UFSM-CS, realizam atividade de extensão na Líder Tratores em Cachoeira do Sul

Na manhã de terça-feira (09/07/2024), os acadêmicos do curso de Engenharia Agrícola da UFSM-CS; Ariane Beskow Lemos, Bruno Passador Lombardi, Diogo André Schmidt, Guilherme Luiz Migotto e Gustavo Henrique Aguiar Alves, estiveram na Líder Tratores, em Cachoeira do Sul, para apresentar o projeto final da disciplina CSEA4155 – Sistemas Agrícolas Mecanizados. Os acadêmicos foram recebidos pelo sócio-administrador da empresa, Sr. Carlos Henrique Beckel, que os conduziu para a sala de reuniões para início dos trabalhos.

O projeto contempla carga horária destinada à atividade de extensão da disciplina. Intitulado “Análise técnica e diagnóstica do parque de máquinas de uma propriedade rural”  e tem como proposta desafiar os acadêmicos da disciplina a planejar e dimensionar o parque de máquinas de uma propriedade rural, a partir do levantamento de dados técnicos referentes ao sistema de cultivo, culturas, tipo de solo e jornada de trabalho adotado no campo, de forma a criar uma situação real de aplicação prática dos conhecimentos debatidos em sala de aula.

No primeiro semestre de 2024, a propriedade escolhida para realização do projeto foi a do Sr. Carlos Henrique. A escolha da propriedade se deu em função da diversidade de cultivos (soja, milho, aveia e arroz). O contato inicial com o Sr. Carlos foi realizado no início mês de junho, sendo intermediado pelo Eng° Agrônomo Me. Eder Luís Sari, da Sari Consultoria Agronômica LTDA, que assessora as atividades agrícolas desenvolvidas na propriedade do Sr. Carlos. Na ocasião, foi agendada uma reunião da turma com o Sr. Carlos e o Eng° Agrônomo Eder, para apresentação do projeto. Após apresentação o Sr. Carlos concordou em participar e, juntamente com o Eng° Agrônomo Eder, forneceram as informações necessárias para que os acadêmicos iniciassem o desenvolvimento do projeto.

Sem conhecer o real parque de máquinas da propriedade, os acadêmicos planejaram e dimensionaram os conjuntos mecanizados necessários para realização das operações de pulverização, preparo do solo, semeadura e colheita. Durante a explanação, os alunos apresentaram ao Sr. Carlos e ao Eng° Agrônomo Eder o quantitativo ideal de máquinas e implementos agrícolas necessários para realização dos cultivos na propriedade, dentro do tempo disponível (calculado por eles, com base nas informações disponibilizadas) para cada operação mecanizada, considerando a área (hectares) ocupada por cada cultivo.

Ao término da apresentação iniciou-se um debate sobre os resultados apresentados. O Sr. Carlos parabenizou os estudantes pelo desenvolvimento do trabalho, informou qual o real quantitativo de máquinas e implementos em sua propriedade e destacou que seu parque de máquinas atualmente está superdimensionado. O Eng° Agrônomo Eder também parabenizou os acadêmicos, ressaltou que os resultados apresentados estão coerentes com a realidade e que o projeto atenderia de forma satisfatória as necessidades operacionais no campo. Por fim, o Professor Eduardo Leonel Bottega agradeceu ao Sr. Carlos e ao Eng° Agrônomo Eder pela receptividade e parceria, parabenizou os acadêmicos e destacou a importância deste tipo de ação como ferramenta na consolidação do conhecimento teórico explorado em sala de aula.