Painéis Integrados do Curso de Arquitetura e Urbanismo finalizam o 2° semestre de 2018
Publicado em . Atualizado
Nos dias 11 e 12 de dezembro, aconteceram os Painéis Integrados do 2º semestre de 2018 do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM Cachoeira do Sul.
A atividade, que está em sua 2ª edição, é um momento importante para docentes, discentes e para o próprio curso, pois integra as estratégias pedagógicas previstas pelo Projeto Pedagógico vigente desde o 1° semestre de 2018.
A ideia deste momento é compartilhar o que foi produzido pelas disciplinas de projetos e de planejamento, oferecer um panorama geral das abordagens e resultados alcançados, informar aos discentes sobre as disciplinas que virão a cursar e buscar subsídios para o planejamento de 2019.
No primeiro dia do evento, a integração ocorreu entre disciplinas que se organizam de acordo com os ciclos básico, intermediário e avançado ou, ainda, entre disciplinas que compartilham temas ou áreas de estudo em comum.
Projeto I (Profs. Samuel, Laline e Valéria) e Projeto II (Profas. Michelle e Paula).Projeto I (Profs. Samuel, Laline e Valéria) e Projeto II (Profas. Michelle e Paula).Projeto III (Profas. Renata e Verônica) e Projeto IV (Profas. Laline, Luciani e Paula).Projeto III (Profas. Renata e Verônica) e Projeto IV (Profas. Laline, Luciani e Paula).Projeto V (Profs. Juliana e Ricardo) e Projeto Urbano e da Paisagem I (Profas. Vanessa e Verônica).Projeto V (Profs. Juliana e Ricardo) e Projeto Urbano e da Paisagem I (Profas. Vanessa e Verônica).
Projeto Urbano e da Paisagem II (Profa. Letícia), Projeto VI (Profas. Luiza e Luciani), Projeto VII (Profs. Samuel e Tarcisio) e Planejamento Urbano e Regional (Profa. Bárbara).
Projeto Urbano e da Paisagem II (Profa. Letícia), Projeto VI (Profas. Luiza e Luciani), Projeto VII (Profs. Samuel e Tarcisio) e Planejamento Urbano e Regional (Profa. Bárbara).
Já no segundo dia, a integração gerou aproximação entre todas as disciplinas e todos discentes independentemente do semestre em que estão matriculados. Para tanto, num primeiro momento houve nos ateliês exposição do material produzido pelas disciplinas, ou seja, pranchas e maquetes a fim de que os alunos e alunas conhecessem os projetos e planos das disciplinas. Cada turma tinha a responsabilidade de eleger um trabalho de seus colegas/pares nas disciplinas pré-definidas, comunicar aos professores responsáveis e, após, cada discente procedeu a apresentação-defesa, recebendo certificação, cujo seu trabalho fora o selecionado.
2º dia dos Painéis Integrados.
2º dia dos Painéis Integrados.2º dia dos Painéis Integrados.Nathalia Schio – Equipamento para Acesso ao Rio Jacuí (Projeto I).
Pedro Henrique Taschetto Marin – Equipamento sociocultural para o bairro Marques Ribeiro (Projeto II).Henrique Sanches Barboza de Oliveira – Habitação unifamiliar para as imediações do campus da UFSM CS (Projeto III).Daiane Backes e Tainara Bueno Seefeldt – Habitação multifamiliar para o bairro centro (Projeto IV).Monique Botlender Pereira – Edifício para a Sede do Curso de Arquitetura e Urbanismo no campus da UFSM CS (Projeto V).Ariane Brum Rodrigues e Marcele Marin – Parque Linear para a Orla do Rio Jacuí (Projeto Urbano e da Paisagem I).Gian Carlos Barichello – Loteamento Rururbano para as imediações do campus da UFSM CS (Projeto Urbano e da Paisagem II).Tassiana Grandini Beck – Projeto de Intervenção na Charqueada do Paredão (Projeto VI).Luiza Wollmann – Projeto de edifício residencial/comercial em altura para o bairro centro (Projeto VII).Luiza Wollmann, Nadiane Dias Joris, Rhaissa Mix Porto e Gianne Speth – Planos, projetos e ações para o município de Candelária (Planejamento Urbano e Regional).
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.