18 minutos, 20 fios de espaguete cru, um metro de fita adesiva e um metro de barbante. O desafio? Construir, no tempo estabelecido, a estrutura livre mais alta possível, capaz de suportar um marshmallow em seu topo. Essa foi a atividade desenvolvida pela Profa. Brenda Medeiros Pereira com os alunos da disciplina de Introdução à Engenharia de Transportes e Logística, na noite desta quarta-feira (02).
A atividade conhecida como “Desafio do Marshmallow” trouxe movimentação para a turma do primeiro semestre do curso de Engenharia de Transportes e Logística. Ao todo, participaram seis equipes, com cinco a seis integrantes. A estrutura vencedora media 63 centímetros.
Segundo a Profa. Brenda, “apesar de ser uma atividade lúdica, o Desafio apresenta uma metáfora para a realização de projetos, pois requer dos alunos uma boa gestão de escopo, prazos e recursos. O pensamento inicial de que o marshmallow é leve, podendo ser facilmente suportado, logo deixa de existir à medida que a frágil estrutura precisa ser construída”.
O Desafio do Marshmallow ainda estimula os alunos a questionar as práticas de planejamento e trabalho em equipe, tais como: a natureza da colaboração, correção de possíveis falhas e criação de protótipos.
Após a competição, os alunos tiveram por um momento de reflexão sobre como este desafio pode se relacionar com as práticas da Engenharia.