Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Inscrições abertas para o novo curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial da UFSM-Cachoeira do Sul

Para se inscrever no processo seletivo, é necessário que o candidato tenha realizado o Enem entre 2020 e 2024



Estão abertas, a partir desta terça-feira (25) até o dia 14 de março, as inscrições para o processo seletivo do bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), campus de Cachoeira do Sul. O curso é gratuito e os candidatos devem ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em alguma das edições entre 2020 e 2024.

Ao todo, são oferecidas 40 vagas, sendo 20 para ampla concorrência e as demais distribuídas entre oito modalidades de cotas. A classificação será feita com base no desempenho obtido no Enem, e a lista dos classificados será divulgada no dia 17 de março. No mesmo dia, inicia-se o período de habilitação e confirmação de vaga, que se estende até o dia 19 de março. Outras informações estão disponíveis no edital Nº 013/2025 da Pró-Reitoria de Graduação.

Um curso inovador para o estado

O curso de Ciência de Dados e Inteligência Artificial é o segundo bacharelado presencial nesta área no Rio Grande do Sul e o primeiro em uma universidade federal do estado. Criado para suprir a crescente demanda por profissionais qualificados no setor de tecnologia, o curso terá duração de quatro anos e funcionará no período noturno.

O responsável pelo curso será o docente Adriano Quilião, docente dos cursos de engenharia do campus. Segundo ele, a grade curricular incluirá disciplinas de computação com ênfase em inteligência artificial, estatística aplicada à ciência de dados, além de disciplinas matemáticas fundamentais, como cálculo e álgebra.

O professor destaca que a iniciativa de criar o curso surgiu da necessidade de expandir a oferta de graduação em computação na região e da alta demanda do mercado por profissionais na área. “Realizamos uma reunião com o coordenador do curso de Ciência de Dados e IA da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e ele relatou que a procura pelo curso é muito alta. Essa informação, somada à crescente demanda do mercado, reforçou a nossa decisão de implementar o curso”, explica.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-6493

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.