Um estudo do professor Ricardo Rocha, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria, campus de Cachoeira do Sul (UFSM-CS), foi citado na bibliografia do Plan22+, programa do governo dinamarquês voltado para o planejamento urbano sustentável. O projeto busca desenvolver conhecimentos e ferramentas que auxiliem os municípios a utilizarem o planejamento físico de maneira holística como estratégia para implementar os planos de ação climática DK2020.
A pesquisa do professor Rocha, já mencionada anteriormente em um documento do Conselho Nacional de Patrimônio da Noruega sobre a nova legislação de planejamento daquele país, figura na publicação “7 princípios de planejamento na gestão climática das cidades”, de Thomas Skou Grindsted, Jesper Holm e John Andersen.
O DK2020, que serve como base para o Plan22+, é amplamente reconhecido por sua ambição e impacto. Mark Watts, diretor executivo da rede global C40 Cidades, rede global de quase 100 prefeitos das principais cidades do mundo que estão unidos em ação para enfrentar a crise climática, destacou os esforços dos municípios dinamarqueses: “Os municípios dinamarqueses estão mais uma vez definindo o ritmo para outras cidades em todo o mundo, desenvolvendo planos de ação climática altamente ambiciosos. Seus esforços para reduzir rapidamente as emissões até 2030 e atingir emissões líquidas zero até 2050 são baseados em evidências científicas claras do que é necessário para enfrentar a crise climática global. Gostaríamos de agradecer a todos os parceiros pelo generoso apoio e por tornar o projeto DK2020 possível.”