Ir para o conteúdo Cachoeira do Sul Ir para o menu Cachoeira do Sul Ir para a busca no site Cachoeira do Sul Ir para o rodapé Cachoeira do Sul
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Técnico de Tecnologia da Informação do campus de Cachoeira do Sul participa de projeto que desenvolveu a Plataforma Nacional da Indústria do Pescado (PNIP), em uma parceria entre UFSM e Ministério da Pesca e Aquicultura

A plataforma foi lançada oficialmente pelo Ministro André de Paula, durante a Seafood Show em São Paulo



Na última semana, durante a Seafood Show em São Paulo, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, lançou a Plataforma Nacional da Indústria do Pescado (PNIP). A assinatura da portaria oficializou a PNIP como o sistema de certificação de origem legal do pescado (CAOL) e das certificações higiênico-sanitárias de embarcações, essenciais para garantir a segurança alimentar e a viabilidade das exportações de pescado brasileiro.

Desenvolvida pelo Laboratório de Computação Ubíqua, Móvel e Aplicada (LUMAC), em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a PNIP promete transformar a rastreabilidade, qualidade e sustentabilidade dos produtos pesqueiros no Brasil. O LUMAC iniciou suas atividades no campus da UFSM em Cachoeira do Sul e atualmente está situado no Colégio Politécnico no campus Sede da UFSM. Coordenado pelos professores Alencar Machado e Vinícius Maran, conta com cerca de 25 profissionais, incluindo professores, técnicos-administrativos e alunos.

Dentre os membros do LUMAC, destaca-se a participação do técnico de Tecnologia da Informação Diones de Vargas Dutra, servidor do campus de Cachoeira do Sul. Diones atuou ativamente na área de DevOps desde o início do projeto da PNIP, há 12 meses, contribuindo para a implementação das soluções tecnológicas necessárias à plataforma. Sua experiência foi fundamental para garantir a eficiência e a integração dos sistemas que suportam as certificações.

Com a PNIP, espera-se não apenas atender aos padrões exigidos pelo mercado global, mas também promover práticas sustentáveis no setor pesqueiro brasileiro, beneficiando a indústria e a saúde pública. A colaboração entre o LUMAC e o MPA mostra a importância dos projetos desenvolvidos nas universidades públicas e das parcerias com o governo para a inovação e o desenvolvimento de soluções que atendam às necessidades do setor. Essas iniciativas não apenas potencializam a aplicação de conhecimento acadêmico em contextos práticos, mas também fortalecem o vínculo entre a academia e a gestão pública, gerando benefícios sociais e econômicos para a comunidade e contribuindo para a sustentabilidade e a competitividade do Brasil no cenário internacional.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-376-6039

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes